Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Junqueira, Ana Maria Resende | - |
dc.contributor.author | Martins, Jessica Lorhanne Durães | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-10T19:33:34Z | - |
dc.date.available | 2024-10-10T19:33:34Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-03 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Jessica Lorhanne Durães. O negócio das plantas alimentícias não convencionais: estudo multicaso nas feiras orgânicas do Distrito Federal. 2023. 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50551 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) apresentam relação estreita com
agricultores e comunidades tradicionais, apresentando-se como tema de imenso
potencial para ser explorado nas mais diversas áreas de pesquisa, uma vez que
possuem grande importância para a subsistência dos indivíduos, principalmente em
situação de vulnerabilidade econômica. Neste sentindo, as PANC se inserem como
um recurso natural promissor, com diversos benefícios à saúde. O presente estudo
teve como objetivo prospectar informações sobre a presença das plantas alimentícias
não-convencionais em feiras orgânicas do Distrito Federal, com a finalidade de
contribuir com a difusão do conhecimento sobre estas espécies, com o incremento da
diversidade na dieta e com o dinamismo da economia local. Trata-se de estudo
exploratório, qualitativo e multicaso. Foram visitadas 20 feiras e entrevistados 24
produtores/feirantes em diferentes regiões administrativas do DF. O levantamento de
dados foi realizado por meio de questionário e entrevista semiestruturada, de forma
presencial. Foram levantadas informações sobre o perfil do feirante, características da
atividade, bem como a percepção dos entrevistados sobre a atividade. Cerca de 80%
dos entrevistados conheciam o termo PANC. Para a maioria, o conhecimento vem
desde a infância, principalmente repassados pelos avós. Entre as PANC mais
conhecidas e consumidas estão: ora-pro-nóbis, taioba, peixinho e beldroega.
Verificou-se que 88% dos entrevistados produzem as PANC em suas propriedades e
afirmam que elas representam ganho econômico significativo, gerando renda extra
para a família. A oferta só não é maior por falta de conhecimento tanto de produtores,
quanto de consumidores. Foi observada a necessidade de divulgação das espécies e
da importância nutricional e social junto à sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O negócio das plantas alimentícias não convencionais : estudo multicaso nas feiras orgânicas do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agricultura familiar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Feiras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Non-Conventional Food Plants (NCFP) are closely related to farmers and traditional
communities and are a subject with immense potential to be explored in the most
diverse areas of research, since they are of great importance to the subsistence of
individuals, especially those in situations of economic vulnerability. In this sense,
PANCs are a promising natural resource with many health benefits. The aim of this
study was to gather information on the presence of non-conventional food plants in
organic markets in the Federal District, with the aim of contributing to the dissemination
of knowledge about these species, increasing dietary diversity and boosting the local
economy. This is an exploratory, qualitative, multi-case study. We visited 20 markets
and interviewed 24 producers/farmers in different administrative regions of the Federal
District. Data was collected by means of a questionnaire and semi-structured face-toface interviews. Information was collected on the marketer's profile, characteristics of
the activity, as well as the interviewees' perception of the activity. Around 80% of those
interviewed knew the term PANC. For the majority, this knowledge comes from
childhood, mainly passed down from grandparents. Among the most well-known and
consumed PANCs are: ora-pro-nóbis, taioba, peixinho and beldroega. It was found
that 88% of those interviewed produce PANC on their properties and say that they
represent a significant economic gain, generating extra income for the family. The only
reason they are not more widely available is due to a lack of knowledge on the part of
both producers and consumers. There was a need to publicize the species and their
nutritional and social importance to society. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Agronegócios | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|