http://repositorio.unb.br/handle/10482/49818
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_JessicaFrancieliFritzen_DISSERT.pdf | 2,15 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | A imitação recíproca dos padrões tonais na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin E. Gordon |
Auteur(s): | Fritzen, Jéssica Franciéli |
Orientador(es):: | Freire, Ricardo José Dourado |
Coorientador(es):: | Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado |
Assunto:: | Teoria de Aprendizagem Musical Gordon, Edwin, 1927-2015 - crítica e interpretação Música e crianças Aprendizagem musical |
Date de publication: | 13-aoû-2024 |
Data de defesa:: | 15-déc-2023 |
Référence bibliographique: | FRITZEN, Jéssica Franciéli. A imitação recíproca dos padrões tonais na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin E. Gordon. 2023. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Résumé: | A presente dissertação apresenta resultados sobre como ocorre a imitação vocal na aprendizagem musical de crianças de dois anos que frequentam aulas de musicalização. A problemática desta pesquisa surge a partir da dualidade da imitação na aprendizagem musical. Por um lado, ela é entendida como um processo de aprendizagem, por outro lado, uma ação mecanizada que não gera criatividade. O referencial teórico desta pesquisa discute essa dicotomia por meio da Teoria de Aprendizagem Musical (TAM) de Edwin E. Gordon. O autor apresenta três tipos de aprendizagens musicais pelas quais as crianças passam na primeira infância: aculturação, imitação e assimilação. Ele explica que as crianças aprendem música, assim como aprendem a falar. Os modelos de voz cantada, bem como os padrões tonais, são os meios para ensinar a criança a cantar. Tendo em vista estas considerações, a presente dissertação buscou compreender como ocorre a imitação dos padrões tonais de crianças de dois anos em aulas de musicalização. A revisão de literatura apontou que a imitação vocal é uma comunicação entre adulto e bebê que gera sincronia tonal, temporal e afetiva entre a díade. De abordagem qualitativa, esta pesquisa investigou uma turma de musicalização de crianças com idades entre dois e três anos de uma escola de música privada de Brasília/DF, na qual tem sua base pedagógica a TAM. Utilizou-se o estudo de casos múltiplos (Yin, 2001) para cruzar dados de cada caso único, identificando e caracterizando as manifestações musicais e expressivas imitativas dos padrões tonais. Foram utilizadas a observação participante (Gil, 2008), o questionário (Gil, 2008) e a videogração (Carvalho, 2004) como procedimentos metodológicos. Utilizou-se a análise qualitativa de episódios de interação (Pedrosa; Carvalho, 2005) como procedimento analítico. Como resultado, foi identificado que a imitação dos padrões tonais de crianças de dois anos em aulas de musicalização ocorre de diversas formas, especialmente pela imitação recíproca, compreendida como um diálogo imitativo recíproco em que adulto e criança trocam um conhecimento musical de forma mútua. A afetividade é identificada como a base da imitação, tendo em vista os vínculos seguros proporcionados pelos cuidadores e professores de música, os modelos de voz cantada, o contato visual, o direcionamento, a atenção, o engajamento e o silêncio como emergentes da imitação na aprendizagem musical. A imitação recíproca foi identificada como um processo de audiação preparatória, tendo como função a organização e a discriminação dos padrões tonais e rítmicos por meio da interação musical recíproca, potencializando a audiação preparatória da criança. A intencionalidade, o protagonismo, a discriminação dos padrões tonais, a sintaxe musical e a sincronia tonal foram caracterizados como processos de aprendizagem musical por meio da imitação recíproca. A orientação bidirecional do professor de música, potencializa a aprendizagem musical por meio da imitação. Do contrário, a orientação unidirecional, pode estabilizar a aprendizagem musical na imitação. |
Abstract: | This dissertation presents results on how vocal imitation occurs in the musical learning of two-year-old children who attend music classes. The problem of this research arises from the duality of imitation in musical learning. On the one hand, it is understood as a learning process, on the other hand, a mechanized action that does not generate creativity. The theoretical framework of this research discusses this dichotomy through Edwin E. Gordon's Musical Learning Theory (TAM). The author presents three types of musical learning that children go through in early childhood: acculturation, imitation and assimilation. He explains that children learn music, as well as learning to speak. Singing voice models, as well as tonal patterns, are the means to teach children to sing. Bearing these considerations in mind, this dissertation sought to understand how the imitation of tonal patterns occurs in two-year-old children in music classes. The literature review showed that vocal imitation is a communication between adult and baby that generates tonal, temporal and affective synchrony between the dyad. With a qualitative approach, this research investigated a musicalization class of children aged between two and three years old at a private music school in Brasília/DF, in which TAM has its pedagogical base. The multiple case study (YIN, 2001) was used to crossreference data from each unique case, identifying and characterizing the musical and expressive manifestations imitative of tonal patterns. Participant observation (GIL, 2008), questionnaire (GIL, 2008) and video recording (CARVALHO, 2004) were used as methodological procedures. Qualitative analysis of interaction episodes (PEDROSA; CARVALHO, 2005) was used as an analytical procedure. As a result, it was identified that the imitation of the tonal patterns of two-year-old children in musicalization classes occurs in different ways, especially through reciprocal imitation, understood as a reciprocal imitative dialogue in which adults and children exchange musical knowledge in a mutual way. Affectivity is identified as the basis of imitation, considering the secure bonds provided by caregivers and music teachers, the models of singing voice, eye contact, direction, attention, engagement and silence as emerging from imitation in musical learning. Reciprocal imitation was identified as a process of preparatory audiation, with the function of organizing and discriminating tonal and rhythmic patterns through reciprocal musical interaction, enhancing the child's preparatory audiation. Intentionality, protagonism, discrimination of tonal patterns, musical syntax and tonal synchrony were characterized as musical learning processes through reciprocal imitation. The music teacher's bidirectional guidance enhances musical learning through imitation. Otherwise, unidirectional guidance can stabilize musical learning in imitation. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Música (IdA MUS) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.