Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Freire, Ricardo José Dourado | - |
dc.contributor.author | Fritzen, Jéssica Franciéli | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T19:45:54Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13T19:45:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-15 | - |
dc.identifier.citation | FRITZEN, Jéssica Franciéli. A imitação recíproca dos padrões tonais na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin E. Gordon. 2023. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49818 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação apresenta resultados sobre como ocorre a imitação vocal na
aprendizagem musical de crianças de dois anos que frequentam aulas de
musicalização. A problemática desta pesquisa surge a partir da dualidade da imitação
na aprendizagem musical. Por um lado, ela é entendida como um processo de
aprendizagem, por outro lado, uma ação mecanizada que não gera criatividade. O
referencial teórico desta pesquisa discute essa dicotomia por meio da Teoria de
Aprendizagem Musical (TAM) de Edwin E. Gordon. O autor apresenta três tipos de
aprendizagens musicais pelas quais as crianças passam na primeira infância:
aculturação, imitação e assimilação. Ele explica que as crianças aprendem música,
assim como aprendem a falar. Os modelos de voz cantada, bem como os padrões
tonais, são os meios para ensinar a criança a cantar. Tendo em vista estas
considerações, a presente dissertação buscou compreender como ocorre a imitação
dos padrões tonais de crianças de dois anos em aulas de musicalização. A revisão de
literatura apontou que a imitação vocal é uma comunicação entre adulto e bebê que
gera sincronia tonal, temporal e afetiva entre a díade. De abordagem qualitativa, esta
pesquisa investigou uma turma de musicalização de crianças com idades entre dois e
três anos de uma escola de música privada de Brasília/DF, na qual tem sua base
pedagógica a TAM. Utilizou-se o estudo de casos múltiplos (Yin, 2001) para cruzar
dados de cada caso único, identificando e caracterizando as manifestações musicais
e expressivas imitativas dos padrões tonais. Foram utilizadas a observação
participante (Gil, 2008), o questionário (Gil, 2008) e a videogração (Carvalho, 2004)
como procedimentos metodológicos. Utilizou-se a análise qualitativa de episódios de
interação (Pedrosa; Carvalho, 2005) como procedimento analítico. Como resultado,
foi identificado que a imitação dos padrões tonais de crianças de dois anos em aulas
de musicalização ocorre de diversas formas, especialmente pela imitação recíproca,
compreendida como um diálogo imitativo recíproco em que adulto e criança trocam
um conhecimento musical de forma mútua. A afetividade é identificada como a base
da imitação, tendo em vista os vínculos seguros proporcionados pelos cuidadores e
professores de música, os modelos de voz cantada, o contato visual, o
direcionamento, a atenção, o engajamento e o silêncio como emergentes da imitação
na aprendizagem musical. A imitação recíproca foi identificada como um processo de
audiação preparatória, tendo como função a organização e a discriminação dos
padrões tonais e rítmicos por meio da interação musical recíproca, potencializando a
audiação preparatória da criança. A intencionalidade, o protagonismo, a discriminação
dos padrões tonais, a sintaxe musical e a sincronia tonal foram caracterizados como
processos de aprendizagem musical por meio da imitação recíproca. A orientação
bidirecional do professor de música, potencializa a aprendizagem musical por meio da
imitação. Do contrário, a orientação unidirecional, pode estabilizar a aprendizagem
musical na imitação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A imitação recíproca dos padrões tonais na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin E. Gordon | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria de Aprendizagem Musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gordon, Edwin, 1927-2015 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música e crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem musical | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado | - |
dc.description.abstract1 | This dissertation presents results on how vocal imitation occurs in the musical learning
of two-year-old children who attend music classes. The problem of this research arises
from the duality of imitation in musical learning. On the one hand, it is understood as a
learning process, on the other hand, a mechanized action that does not generate
creativity. The theoretical framework of this research discusses this dichotomy through
Edwin E. Gordon's Musical Learning Theory (TAM). The author presents three types
of musical learning that children go through in early childhood: acculturation, imitation
and assimilation. He explains that children learn music, as well as learning to speak.
Singing voice models, as well as tonal patterns, are the means to teach children to
sing. Bearing these considerations in mind, this dissertation sought to understand how
the imitation of tonal patterns occurs in two-year-old children in music classes. The
literature review showed that vocal imitation is a communication between adult and
baby that generates tonal, temporal and affective synchrony between the dyad. With a
qualitative approach, this research investigated a musicalization class of children aged
between two and three years old at a private music school in Brasília/DF, in which TAM
has its pedagogical base. The multiple case study (YIN, 2001) was used to crossreference data from each unique case, identifying and characterizing the musical and
expressive manifestations imitative of tonal patterns. Participant observation (GIL,
2008), questionnaire (GIL, 2008) and video recording (CARVALHO, 2004) were used
as methodological procedures. Qualitative analysis of interaction episodes
(PEDROSA; CARVALHO, 2005) was used as an analytical procedure. As a result, it
was identified that the imitation of the tonal patterns of two-year-old children in
musicalization classes occurs in different ways, especially through reciprocal imitation,
understood as a reciprocal imitative dialogue in which adults and children exchange
musical knowledge in a mutual way. Affectivity is identified as the basis of imitation,
considering the secure bonds provided by caregivers and music teachers, the models
of singing voice, eye contact, direction, attention, engagement and silence as emerging
from imitation in musical learning. Reciprocal imitation was identified as a process of
preparatory audiation, with the function of organizing and discriminating tonal and
rhythmic patterns through reciprocal musical interaction, enhancing the child's
preparatory audiation. Intentionality, protagonism, discrimination of tonal patterns,
musical syntax and tonal synchrony were characterized as musical learning processes
through reciprocal imitation. The music teacher's bidirectional guidance enhances
musical learning through imitation. Otherwise, unidirectional guidance can stabilize
musical learning in imitation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|