http://repositorio.unb.br/handle/10482/49408
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
IrinaAlencarDeOliveira_TESE.pdf | 55,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Fazendo com as próprias mãos : a preservação patrimonial não institucionalizada na cidade de Goiás até a primeira metade do século XX |
Autor : | Oliveira, Irina Alencar de |
Orientador(es):: | Almeida, Pedro Paulo Palazzo de |
Assunto:: | Patrimônio cultural Preservação não-institucional Arquitetura religiosa Goiás (Estado) |
Fecha de publicación : | 31-jul-2024 |
Data de defesa:: | 20-dic-2023 |
Citación : | OLIVEIRA, Irina Alencar de. Fazendo com as próprias mãos: a preservação patrimonial não institucionalizada na cidade de Goiás até a primeira metade do século XX.. 2023. 810 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumen : | A pesquisa investiga as práticas (fazeres) de preservação não institucional do patrimônio cultural da cidade de Goiás, até a primeira metade do século XX, concentrando-se na atuação da população local na construção e manutenção de seus espaços urbanos e templos religiosos, com destaque para a Catedral de Santana, a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. O objetivo principal é examinar as motivações e as influências dessas práticas preservacionistas na conservação patrimonial da cidade, desde os seus primórdios. E, a partir dessa compreensão, observar a possibilidade da aplicação dessas práticas de preservação não institucional (atuação direta da população) na atualidade, uma vez que as políticas e ações de âmbito estritamente institucional, por si só, podem não conseguir atingir esse objetivo. A tese foi dividida em duas partes, abordando analiticamente os aspectos urbanos e arquitetônicos, a partir de descrições detalhadas, da contextualização histórica e da investigação das representações sociais relativas a cada um desses objetos. Propõe-se, para tanto, uma abordagem qualitativa, baseada em métodos históricos e comparativos fundamentados pela Nova História Cultural, utilizando dados coletados nos acervos bibliográficos e documentais (físicos e digitais) acessados, com ênfase em fontes literárias e imagéticas. Destaca-se a adoção da metodologia da Montagem proposta por Walter Benjamin, explorando categorias analíticas abstratas como imaginário social (e urbano), representação social, memória coletiva, apropriações coletivas e emoções patrimoniais. A pesquisa evidencia que, no contexto urbano, as iniciativas preservacionistas remontam à década de 1730, estando essas vinculadas à legislação imposta sobre o local, que responsabilizava os moradores por sua construção e manutenção. Também foi observado que, no contexto religioso, os templos foram geridos pelas mãos dos próprios fiéis, por meio das irmandades, devido à escassez do clero e a uma série de desafios impostos pelas característica das região. Ressaltam-se os diferentes tipos de engajamento popular vistos ao logo da história dos três templos escolhidos, que proporcionaram diferentes olhares para o tema em pauta, evidenciando a sobreposição das memórias e patrimônios referentes às elites vilaboenses, profundamente influenciadas pelo movimento Ultramontano na virada do século XIX para o XX, em detrimento dos rastros materiais deixados pelas comunidades negras. |
Abstract: | This research investigates the non-institutional cultural heritage preservation practices in the Town of Goiás, up to the first half of the 20th century, focusing on the role of the local population in the construction and maintenance of urban spaces and religious temples, with emphasis on the Cathedral of Santana, the Church of Nossa Senhora da Boa Morte, and the Church of Nossa Senhora do Rosário. The main objective is to examine the motivations and influences of these preservationist practices on the heritage conservation of the city from its beginnings. From this understanding, the possibility of applying these non-institutional preservation practices (direct action by the population) in the present is observed, as strictly institutional policies and actions alone may not be able to achieve this goal. The thesis is divided into two parts, analytically addressing urban and architectural aspects through detailed descriptions, historical contextualization, and investigation of social representations related to each of these objects. A qualitative approach is proposed, based on historical and comparative methods grounded on New Cultural History, using data collected from bibliographic and archival collections (both physical and digital), with emphasis on literary and visual sources. The adoption of Walter Benjamin's Montage methodology is highlighted, exploring abstract analytical categories such as social (and urban) imaginary, social representation, collective memory, collective appropriations, and heritage emotions. The research highlights that, in the urban context, preservation initiatives date back to the 1730s, being linked to the legislation imposed on the site, which held residents responsible for its construction and maintenance. It was also observed that, in the religious context, temples were managed by the hands of the faithful themselves, through brotherhoods, due to a shortage of clergy and a series of challenges imposed by the region's characteristics. Different types of popular engagement observed throughout the history of the three chosen temples are emphasized, providing different perspectives on the topic at hand, highlighting the overlap of memories and heritage related to the elite of Goiás, deeply influenced by the Ultramontane movement at the turn of the 19th century, to the detriment of the material traces left by black communities. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) |
Descripción : | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.