Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Almeida, Pedro Paulo Palazzo de | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Irina Alencar de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T20:38:15Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31T20:38:15Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-31 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Irina Alencar de. Fazendo com as próprias mãos: a preservação patrimonial não institucionalizada na cidade de Goiás até a primeira metade do século XX.. 2023. 810 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49408 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa investiga as práticas (fazeres) de preservação não institucional do patrimônio
cultural da cidade de Goiás, até a primeira metade do século XX, concentrando-se na atuação
da população local na construção e manutenção de seus espaços urbanos e templos
religiosos, com destaque para a Catedral de Santana, a Igreja de Nossa Senhora da Boa
Morte e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. O objetivo principal é examinar as motivações
e as influências dessas práticas preservacionistas na conservação patrimonial da cidade,
desde os seus primórdios. E, a partir dessa compreensão, observar a possibilidade da
aplicação dessas práticas de preservação não institucional (atuação direta da população) na
atualidade, uma vez que as políticas e ações de âmbito estritamente institucional, por si só,
podem não conseguir atingir esse objetivo. A tese foi dividida em duas partes, abordando
analiticamente os aspectos urbanos e arquitetônicos, a partir de descrições detalhadas, da
contextualização histórica e da investigação das representações sociais relativas a cada um
desses objetos. Propõe-se, para tanto, uma abordagem qualitativa, baseada em métodos
históricos e comparativos fundamentados pela Nova História Cultural, utilizando dados
coletados nos acervos bibliográficos e documentais (físicos e digitais) acessados, com ênfase
em fontes literárias e imagéticas. Destaca-se a adoção da metodologia da Montagem proposta
por Walter Benjamin, explorando categorias analíticas abstratas como imaginário social (e
urbano), representação social, memória coletiva, apropriações coletivas e emoções
patrimoniais. A pesquisa evidencia que, no contexto urbano, as iniciativas preservacionistas
remontam à década de 1730, estando essas vinculadas à legislação imposta sobre o local,
que responsabilizava os moradores por sua construção e manutenção. Também foi observado
que, no contexto religioso, os templos foram geridos pelas mãos dos próprios fiéis, por meio
das irmandades, devido à escassez do clero e a uma série de desafios impostos pelas
característica das região. Ressaltam-se os diferentes tipos de engajamento popular vistos ao
logo da história dos três templos escolhidos, que proporcionaram diferentes olhares para o
tema em pauta, evidenciando a sobreposição das memórias e patrimônios referentes às elites
vilaboenses, profundamente influenciadas pelo movimento Ultramontano na virada do século
XIX para o XX, em detrimento dos rastros materiais deixados pelas comunidades negras. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Fazendo com as próprias mãos : a preservação patrimonial não institucionalizada na cidade de Goiás até a primeira metade do século XX | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Preservação não-institucional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arquitetura religiosa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Goiás (Estado) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research investigates the non-institutional cultural heritage preservation practices in the
Town of Goiás, up to the first half of the 20th century, focusing on the role of the local
population in the construction and maintenance of urban spaces and religious temples, with
emphasis on the Cathedral of Santana, the Church of Nossa Senhora da Boa Morte, and the
Church of Nossa Senhora do Rosário. The main objective is to examine the motivations and
influences of these preservationist practices on the heritage conservation of the city from its
beginnings. From this understanding, the possibility of applying these non-institutional
preservation practices (direct action by the population) in the present is observed, as strictly
institutional policies and actions alone may not be able to achieve this goal. The thesis is
divided into two parts, analytically addressing urban and architectural aspects through detailed
descriptions, historical contextualization, and investigation of social representations related to
each of these objects. A qualitative approach is proposed, based on historical and comparative
methods grounded on New Cultural History, using data collected from bibliographic and
archival collections (both physical and digital), with emphasis on literary and visual sources.
The adoption of Walter Benjamin's Montage methodology is highlighted, exploring abstract
analytical categories such as social (and urban) imaginary, social representation, collective
memory, collective appropriations, and heritage emotions. The research highlights that, in the
urban context, preservation initiatives date back to the 1730s, being linked to the legislation
imposed on the site, which held residents responsible for its construction and maintenance. It
was also observed that, in the religious context, temples were managed by the hands of the
faithful themselves, through brotherhoods, due to a shortage of clergy and a series of
challenges imposed by the region's characteristics. Different types of popular engagement
observed throughout the history of the three chosen temples are emphasized, providing
different perspectives on the topic at hand, highlighting the overlap of memories and heritage
related to the elite of Goiás, deeply influenced by the Ultramontane movement at the turn of
the 19th century, to the detriment of the material traces left by black communities. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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