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Título: A formação profissional como estratégia de enfrentamento a situações de violência sexual contra crianças e adolescentes no âmbito do SUAS
Outros títulos: A formação profissional e o enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes no âmbito da Assistência Social
Autor(es): Pinho, Aline Rose Inácio
Orientador(es): Santos, Silvia Renata Magalhães Lordello Borba
Assunto: Crianças e adolescentes
Violência sexual
Assistência social
Formação profissional
Data de publicação: 25-Jul-2024
Referência: PINHO, Aline Rose Inácio. A formação profissional como estratégia de enfrentamento a situações de violência sexual contra crianças e adolescentes no âmbito do SUAS. 2024. 180 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A violência sexual contra crianças e adolescentes constitui fenômeno social e relacional grave que requer estudos e o desenvolvimento de novas práticas de atenção, enfrentamento e prevenção. A Política Pública de Assistência Social compõe o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e deve atender a situações de vulnerabilidade, risco e violação de direitos com intuito de garantir proteção social. Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver uma ação formativa voltada a profissionais que prestam atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, observando as especificidades e objetivos dessa política pública e contribuindo para evidenciar suas atribuições e competências. A tese defendida é que uma formação de qualificação para executores de uma política pública, alicerçada no que os trabalhadores pensam e necessitam, pode reverter em benefícios para usuários e para aprimorar o que é preconizado pela própria política. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa organizada em três estudos. O primeiro consistiu em revisão integrativa de literatura para identificar intervenções voltadas às crianças e adolescentes que sofreram essa violação e que possam ser ofertadas em políticas públicas no Brasil. O segundo consistiu na realização de avaliação de necessidades, a partir de entrevistas semiestruturadas com trabalhadoras/es do SUAS para identificação de desafios e potencialidades nos contextos de atendimento, bem como de fatores que julgam importante na composição de atividades de formação. Os resultados dessas fases em conjunto com as normativas que fundamentam essa política, foram utilizados para construção da ação formativa proposta. O terceiro estudo consistiu na implementação de curso de atualização piloto voltado a profissionais que atuam em unidades de CREAS e atendem a famílias de crianças e adolescentes que vivenciaram situações de violência sexual. Esse último estudo gerou dois artigos: um que descreve minuciosamente a metodologia e outro que trata do processo e resultados da qualificação implantada. A atividade foi realizada a partir de parceria entre a Universidade de Brasília e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e contou com encontros para discussões sobre questões teóricas e técnicas sobre o tema e encontros para intervisão que viabilizaram discussões e reflexões sobre atendimentos em grupo realizados nos CREAS. Nesse percurso de formação, foram identificadas questões importantes a serem consideradas em atividades de qualificação, como os cuidados necessários para lidar com essas situações, os aspectos referentes ao SUAS e as potencialidades da realização de atividades em grupo.
Abstract: Sexual violence against children and adolescents is a severe social and relational phenomenon that requires studies and the development of coping and prevention practices. The Public Social Assistance Policy integrates the Rights Guarantee System (SGD) and must assist situation of vulnerability, risk, and rights violation to guarantee social protection. The objective of this research was to develop a training action for professionals who assist children and adolescents who are victims of sexual violence, observing the specificities of this public policy and highlighting their duties and competencies. The defended thesis is that qualification training for executors of a public policy, based on what workers think and need, can result in benefits for users and contribute to enhancing whar is recommended by the policy itself. This qualitative research was conducted in three studies. The first was a literature review to identify interventions targeting children and adolescents who have suffered such violations and can be implemented within public policies in Brazil. The second stage consisted of semi-structured interviews with workers of the Social Assistance System (SUAS) to identify challenges and potential aspects in the service contexts and other factors they consider relevant in these training activities. The outcome of these phases and the social assistance regulations were used to construct the proposed training activity. The third stage consisted of the implementation of a pilot course for professionals who work in CREAS units and provide assistance to families of children and adolescents who have experienced sexual violence. The third study resulted in two articles: one that meticulously describes the methodology and another that addresses the process and outcomes of the implemented qualification. The activity was held through a partnership between the University of Brasília and the State Secretariat for Social Development, including meetings for discussions on theoretical and technical issues about the topic and meetings for intervision that enabled discussions and reflections on group activities provided at CREAS. During this training, important issues, as the necessary care to deal with these situations, aspects relating to SUAS, and the potential of carrying out group activities were identified.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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