Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Silvia Renata Magalhães Lordello Borba | - |
dc.contributor.author | Pinho, Aline Rose Inácio | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T15:34:28Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25T15:34:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-25 | - |
dc.date.submitted | 2024-01-30 | - |
dc.identifier.citation | PINHO, Aline Rose Inácio. A formação profissional como estratégia de enfrentamento a situações de violência sexual contra crianças e adolescentes no âmbito do SUAS. 2024. 180 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49182 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A violência sexual contra crianças e adolescentes constitui fenômeno social e relacional grave
que requer estudos e o desenvolvimento de novas práticas de atenção, enfrentamento e
prevenção. A Política Pública de Assistência Social compõe o Sistema de Garantia de Direitos
(SGD) e deve atender a situações de vulnerabilidade, risco e violação de direitos com intuito
de garantir proteção social. Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver uma ação formativa
voltada a profissionais que prestam atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência
sexual, observando as especificidades e objetivos dessa política pública e contribuindo para
evidenciar suas atribuições e competências. A tese defendida é que uma formação de
qualificação para executores de uma política pública, alicerçada no que os trabalhadores
pensam e necessitam, pode reverter em benefícios para usuários e para aprimorar o que é
preconizado pela própria política. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa organizada
em três estudos. O primeiro consistiu em revisão integrativa de literatura para identificar
intervenções voltadas às crianças e adolescentes que sofreram essa violação e que possam ser
ofertadas em políticas públicas no Brasil. O segundo consistiu na realização de avaliação de
necessidades, a partir de entrevistas semiestruturadas com trabalhadoras/es do SUAS para
identificação de desafios e potencialidades nos contextos de atendimento, bem como de fatores
que julgam importante na composição de atividades de formação. Os resultados dessas fases
em conjunto com as normativas que fundamentam essa política, foram utilizados para
construção da ação formativa proposta. O terceiro estudo consistiu na implementação de curso
de atualização piloto voltado a profissionais que atuam em unidades de CREAS e atendem a
famílias de crianças e adolescentes que vivenciaram situações de violência sexual. Esse último
estudo gerou dois artigos: um que descreve minuciosamente a metodologia e outro que trata do
processo e resultados da qualificação implantada. A atividade foi realizada a partir de parceria
entre a Universidade de Brasília e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e contou com encontros para discussões sobre questões teóricas e técnicas sobre o tema e encontros para
intervisão que viabilizaram discussões e reflexões sobre atendimentos em grupo realizados nos
CREAS. Nesse percurso de formação, foram identificadas questões importantes a serem
consideradas em atividades de qualificação, como os cuidados necessários para lidar com essas
situações, os aspectos referentes ao SUAS e as potencialidades da realização de atividades em
grupo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A formação profissional como estratégia de enfrentamento a situações de violência sexual contra crianças e adolescentes no âmbito do SUAS | pt_BR |
dc.title.alternative | A formação profissional e o enfrentamento a violência sexual contra crianças e
adolescentes no âmbito da Assistência Social | - |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência sexual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação profissional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Sexual violence against children and adolescents is a severe social and relational phenomenon
that requires studies and the development of coping and prevention practices. The Public Social
Assistance Policy integrates the Rights Guarantee System (SGD) and must assist situation of
vulnerability, risk, and rights violation to guarantee social protection. The objective of this
research was to develop a training action for professionals who assist children and adolescents
who are victims of sexual violence, observing the specificities of this public policy and
highlighting their duties and competencies. The defended thesis is that qualification training
for executors of a public policy, based on what workers think and need, can result in benefits
for users and contribute to enhancing whar is recommended by the policy itself. This qualitative
research was conducted in three studies. The first was a literature review to identify
interventions targeting children and adolescents who have suffered such violations and can be
implemented within public policies in Brazil. The second stage consisted of semi-structured
interviews with workers of the Social Assistance System (SUAS) to identify challenges and
potential aspects in the service contexts and other factors they consider relevant in these
training activities. The outcome of these phases and the social assistance regulations were used
to construct the proposed training activity. The third stage consisted of the implementation of
a pilot course for professionals who work in CREAS units and provide assistance to families
of children and adolescents who have experienced sexual violence. The third study resulted in
two articles: one that meticulously describes the methodology and another that addresses the
process and outcomes of the implemented qualification. The activity was held through a
partnership between the University of Brasília and the State Secretariat for Social
Development, including meetings for discussions on theoretical and technical issues about the
topic and meetings for intervision that enabled discussions and reflections on group activities
provided at CREAS. During this training, important issues, as the necessary care to deal with these situations, aspects relating to SUAS, and the potential of carrying out group activities
were identified. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|