http://repositorio.unb.br/handle/10482/48989
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
PedroRibeiroSousa_DISSERT.pdf | 3,64 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Da escola para a comunidade : uma experiência de deslocamento por meio do teatro na Fercal (DF) |
Auteur(s): | Sousa, Pedro Ribeiro |
Orientador(es):: | Bôas, Rafael Litvin Villas |
Assunto:: | Teatro escolar Teatro do Oprimido Antirracismo |
Date de publication: | 17-jui-2024 |
Data de defesa:: | 31-mar-2023 |
Référence bibliographique: | SOUSA, Pedro Ribeiro. Da escola para a comunidade: uma experiência de deslocamento por meio do teatro na Fercal (DF). 2023. 142 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Résumé: | Dois terrenos alicerçam essa investigação: a escola como espaço formal de atuação e a comunidade como território fértil de experiência. A presente pesquisa propõe reflexões acerca do Teatro escolar, do Teatro em Comunidade e da interface entre estes conceitos, onde um processo criativo serviu como base para essa análise: a construção de “Gigante pela própria natureza”, espetáculo elaborado no Centro Educacional 02 de Sobradinho – DF com alunas e alunos do Ensino Médio e o seu deslocamento para a região administrativa Fercal – DF. O percurso didático-metodológico contou com o arsenal de jogos do Teatro do Oprimido e com a Estética do Oprimido como ferramentas de sensibilização, o que possibilitou o envolvimento prático de “não atores” na execução de toda a proposta. A pesquisa oportunizou a constatação da possibilidade do trabalho com teatro como mecanismo de formação,organização e transformação social. |
Abstract: | Two fields underpin this investigation: the school as a formal performance space and the community as a fertile territory of experience. This research proposes reflections about the School Theater, Theater in Community and the interface between these concepts, where a creative process served as the basis for this analysis: the construction of “Gigante pela própria Natureza” (Giant by Nature), a play elaborated at Centro Educacional 02 de Sobradinho – DF with high school students and their displacement to the administrative region Fercal - DF. The didactic-methodological course included the arsenal of games of the Theater of the Oppressed and the Aesthetics of the Oppressed as sensitizing instruments, which made possible the practical involvement of "non-actors" in the execution of the entire proposal. The research allowed the realization of the possibility of working with theater as a mechanism of formation, organization and social transformation. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) |
Description: | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.