Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48989
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PedroRibeiroSousa_DISSERT.pdf3,64 MBAdobe PDFView/Open
Title: Da escola para a comunidade : uma experiência de deslocamento por meio do teatro na Fercal (DF)
Authors: Sousa, Pedro Ribeiro
Orientador(es):: Bôas, Rafael Litvin Villas
Assunto:: Teatro escolar
Teatro do Oprimido
Antirracismo
Issue Date: 17-Jul-2024
Citation: SOUSA, Pedro Ribeiro. Da escola para a comunidade: uma experiência de deslocamento por meio do teatro na Fercal (DF). 2023. 142 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Abstract: Dois terrenos alicerçam essa investigação: a escola como espaço formal de atuação e a comunidade como território fértil de experiência. A presente pesquisa propõe reflexões acerca do Teatro escolar, do Teatro em Comunidade e da interface entre estes conceitos, onde um processo criativo serviu como base para essa análise: a construção de “Gigante pela própria natureza”, espetáculo elaborado no Centro Educacional 02 de Sobradinho – DF com alunas e alunos do Ensino Médio e o seu deslocamento para a região administrativa Fercal – DF. O percurso didático-metodológico contou com o arsenal de jogos do Teatro do Oprimido e com a Estética do Oprimido como ferramentas de sensibilização, o que possibilitou o envolvimento prático de “não atores” na execução de toda a proposta. A pesquisa oportunizou a constatação da possibilidade do trabalho com teatro como mecanismo de formação,organização e transformação social.
Abstract: Two fields underpin this investigation: the school as a formal performance space and the community as a fertile territory of experience. This research proposes reflections about the School Theater, Theater in Community and the interface between these concepts, where a creative process served as the basis for this analysis: the construction of “Gigante pela própria Natureza” (Giant by Nature), a play elaborated at Centro Educacional 02 de Sobradinho – DF with high school students and their displacement to the administrative region Fercal - DF. The didactic-methodological course included the arsenal of games of the Theater of the Oppressed and the Aesthetics of the Oppressed as sensitizing instruments, which made possible the practical involvement of "non-actors" in the execution of the entire proposal. The research allowed the realization of the possibility of working with theater as a mechanism of formation, organization and social transformation.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Description: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/48989/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.