http://repositorio.unb.br/handle/10482/48422
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_WebQuestsRecursoInstrucional .pdf | 545,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | WebQuests como recurso instrucional e avaliativo em física baseado na teoria da aprendizagem significativa |
Otros títulos : | WebQuests as an instructional and evaluative resource in physics based on the theory of meaningful learning |
Autor : | Silva Filho, Olavo Leopoldino Ferreira, Marcello |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Universidade de Brasília, Instituto de Física, Centro Internacional de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Universidade de Brasília, Instituto de Física, Centro Internacional de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Assunto:: | WebQuest Teoria da aprendizagem significativa Física - estudo e ensino Interatividade |
Fecha de publicación : | 16-jun-2023 |
Editorial : | Asociación de Profesores de Física de la Argentina |
Citación : | SILVA FILHO, Olavo Leopoldino; FERREIRA, Marcello. WebQuests como recurso instrucional e avaliativo em física baseado na teoria da aprendizagem significativa. Revista de Enseñanza de la Física, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 63-75, 2023. DOI: https://doi.org/10.55767/2451.6007.v35.n1.41391. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/41391. Acesso em: 26 jun. 2024. |
Resumen : | Reiteradas constatações desenvolvidas em pesquisas acadêmicas e em evidências empíricas de professores e organizações avaliativas acerca do estado do ensino de física no Brasil tem-no colocado como objeto de preocupação epistemológica, teórica e metodológica. Neste artigo, buscamos expressar uma reflexão e oferecer uma alternativa de ação instrucional a partir de uma interpretação da Teoria da Aprendizagem Significativa, fundamentação abundante na área, neste recorte associada ao uso de WebQuests, estratégia didática e avaliativa aderente aos estudos contemporâneos acerca da cognição e à interatividade com tecnologias digitais da informação e da comunicação. Evidenciando as etapas de levantamento de subsunçores, organização avançada, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, documentamos as bases e exploramos uma implementação computacional que concretiza o amálgama referido e ilustra possibilidades de desenvolvimento de metodologias de ensino articuladas a tecnologias digitais interativas. |
Abstract: | In the face of repeated findings in academic research and in empirical evidence from teachers and evaluative organizations, the teaching of physics in Brazil has been an object of epistemological, theoretical and methodological concern. In this article, we seek to express a reflection and offer an alternative instructional action based on an interpretation of the Theory of Meaningful Learning, abundant foundation in the area, associated with the use of WebQuests, a didactic and evaluative strategy adherent to contemporary studies on cognition and interactivity with digital information and communication technologies. Evidencing steps of surveying subsumers, advanced organization, progressive differentiation and integrative reconciliation, we document the bases and explore a computational implementation that mimics the aforementioned amalgam and illustrates possibilities for the development of teaching methodologies articulated with interactive digital technologies. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Física (IF) |
Licença:: | (CC BY NC ND) |
DOI: | https://doi.org/10.55767/2451.6007.v35.n1.41391 |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.