Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48422
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_WebQuestsRecursoInstrucional .pdf545,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva Filho, Olavo Leopoldino-
dc.contributor.authorFerreira, Marcello-
dc.date.accessioned2024-06-26T13:55:56Z-
dc.date.available2024-06-26T13:55:56Z-
dc.date.issued2023-06-16-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Olavo Leopoldino; FERREIRA, Marcello. WebQuests como recurso instrucional e avaliativo em física baseado na teoria da aprendizagem significativa. Revista de Enseñanza de la Física, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 63-75, 2023. DOI: https://doi.org/10.55767/2451.6007.v35.n1.41391. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/41391. Acesso em: 26 jun. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48422-
dc.description.abstractReiteradas constatações desenvolvidas em pesquisas acadêmicas e em evidências empíricas de professores e organizações avaliativas acerca do estado do ensino de física no Brasil tem-no colocado como objeto de preocupação epistemológica, teórica e metodológica. Neste artigo, buscamos expressar uma reflexão e oferecer uma alternativa de ação instrucional a partir de uma interpretação da Teoria da Aprendizagem Significativa, fundamentação abundante na área, neste recorte associada ao uso de WebQuests, estratégia didática e avaliativa aderente aos estudos contemporâneos acerca da cognição e à interatividade com tecnologias digitais da informação e da comunicação. Evidenciando as etapas de levantamento de subsunçores, organização avançada, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, documentamos as bases e exploramos uma implementação computacional que concretiza o amálgama referido e ilustra possibilidades de desenvolvimento de metodologias de ensino articuladas a tecnologias digitais interativas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherAsociación de Profesores de Física de la Argentinapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleWebQuests como recurso instrucional e avaliativo em física baseado na teoria da aprendizagem significativapt_BR
dc.title.alternativeWebQuests as an instructional and evaluative resource in physics based on the theory of meaningful learningpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordWebQuestpt_BR
dc.subject.keywordTeoria da aprendizagem significativapt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordInteratividadept_BR
dc.rights.license(CC BY NC ND)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.55767/2451.6007.v35.n1.41391pt_BR
dc.description.abstract1In the face of repeated findings in academic research and in empirical evidence from teachers and evaluative organizations, the teaching of physics in Brazil has been an object of epistemological, theoretical and methodological concern. In this article, we seek to express a reflection and offer an alternative instructional action based on an interpretation of the Theory of Meaningful Learning, abundant foundation in the area, associated with the use of WebQuests, a didactic and evaluative strategy adherent to contemporary studies on cognition and interactivity with digital information and communication technologies. Evidencing steps of surveying subsumers, advanced organization, progressive differentiation and integrative reconciliation, we document the bases and explore a computational implementation that mimics the aforementioned amalgam and illustrates possibilities for the development of teaching methodologies articulated with interactive digital technologies.pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Instituto de Física, Centro Internacional de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Instituto de Física, Centro Internacional de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Física (IF)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.