http://repositorio.unb.br/handle/10482/48232
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GustavoSilveiraTolentino_DISSERT.pdf | 11,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Geografia e movimento : transporte e mobilidade como componentes ao espaço geográfico do Distrito Federal |
Autor : | Tolentino, Gustavo Silveira |
Orientador(es):: | Anjos, Rafael Sanzio Araújo dos |
Assunto:: | Mobilidade urbana Sistema de transporte Metrô - Distrito Federal (Brasil) |
Fecha de publicación : | 12-jun-2024 |
Data de defesa:: | 12-may-2023 |
Citación : | TOLENTINO, Gustavo Silveira. Geografia e movimento: transporte e mobilidade como componentes ao espaço geográfico do Distrito Federal. 2023. 169 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumen : | Tendo como referência o entendimento do sistema de transporte como política e técnica basilar ao desenvolvimento de variadas mobilidades surgidas das relações do ser humano com o espaço, o trabalho busca compreender como ocorreu a organização espacial das estruturas de transportes, bem como a organização da mobilidade no Distrito Federal (DF). Entendemos que, ao longo da história, estes fatores passaram por modificações atribuídas às necessidades humanas, realizando grandes transformações estruturais na cidade. Na realidade brasileira, essas estruturas representam grande relevância social; contudo, configura-se um serviço demasiadamente precarizados e que necessita ser reconsiderados para em conformidade as necessidades da população. O mesmo considera-se para o DF, que abriga a capital do país cuja idealização surgiu para atender o automóvel e, por conseguinte, desvalorizou o sistema público de transporte com diversas problemáticas agregadas ao seu território. Os procedimentos metodológicos fundam-se em levantamento bibliográfico de temáticas diversas como produção do espaço geográfico, totalidade e movimento, formação urbana do Distrito Federal, além de relatórios técnicos referentes a temática do estudo. A construção do arcabouço teórico, sustentado no pensamento da Geografia e movimento, possibilitou o desenvolvimento da produção cartográfica, etapa essencial na análise territorial ao longo de 1950 e 2022, sobretudo na evolução rodoviária deste período. Notamos que as estruturas viárias, na escala do estudo, seguiram a lógica de um sistema voltado ao rodoviarismo, com grandes armações e constantes reformulações com intenção de objetivar o automóvel como cerne da mobilidade urbana. Ao concluir esta etapa, buscamos entender a formação do sistema de ações do transporte público, divididos entre os modos rodoviário e metroviário. Após análise, chegamos à conclusão de uma organização viária alicerçada ao veículo particular, com forte controle duopolista do sistema público rodoviário, além de baixo interesse do governo na participação deste serviço, assim como no processo de sucateamento do metrô. Esse contexto inspirou uma análise voltada a criação de uma mobilidade urbana solidaria e coerente aos reais interesses da população, partindo de um pensamento utópico na busca de alcançar um espaço de esperança. Ao todo, a redação desta pesquisa divide-se em seis capítulos, sendo o primeiro constituído pelos percursos metodológicos e o estado da arte; o segundo voltado ao entendimento de uma Geografia e movimento e a sua base conceitual; o terceiro descreve a produção do espaço urbano do DF; já o quarto e o quinto capítulos retratam a construção dos sistemas de objetos de transportes e os sistemas de ações de mobilidade, enquanto o último apresenta as considerações finais do estudo. |
Abstract: | Taking as reference the understanding of the transportation system as a technique for the development of various types of mobility arising from the relationship between human and space, the study aims to understand how the spatial organization of transportation structures first occurred, as well as the organization of urban mobility in Distrito Federal (DF). We understand that, throughout history, these factors have undergone modifications attributed to human needs, carrying out major structural transformations in cities. In the Brazilian reality, these structures represent great social relevance; however, it is an extremely precarious service that needs to be reconsidered in accordance with the needs of the population. The same applies to Distrito Federal, which is the capital of the country, whose idealization arose to serve the automobile transportation service and, therefore, devalued the public transportation system with several problems added to its territory. The methodological procedures are based on a bibliographic survey of diverse themes such as the production of geographic space, totality and movement, urban formation of Distrito Federal, in addition to technical reports referring to the theme of the study. The construction of the theoretical framework, based on the thought of Geography and movement, enabled the development of cartographic production, an essential stage in the territorial analysis throughout 1950 and 2022, especially in the road evolution of this period. We note that the road structures, on the scale of the study, followed the logic of a system geared towards road traffic, with large structures and constant reformulations with the intention of making the automobile service the core of urban mobility. At the end of this stage, we aim to understand the formation process of the public transportation system, divided between road and subway modes. After this analysis, we came to the conclusion of a road organization based on the private vehicle, with strong duopolistic control of the public road system, in addition to low government interest in participating of this service, as well as in the process of scrapping the subway. This context inspired an analysis aimed at creating an urban mobility that is solidary and consistent with the real interests of the population, starting from a utopian thought in the search to reach a place of hope. Altogether, the writing of this research is divided into six chapters, the first one consisting of methodological paths and the state of the art; the second focused on understanding Geography and movement and its conceptual basis; The third one talks of the production of the urban space in Distrito Federal; both fourth and fifth chapters talk about the construction of transportation and mobility system, while the last chapter presents the final consideration of the entire study. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Geografia (ICH GEA) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.