http://repositorio.unb.br/handle/10482/46149
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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CAPITULO_ManutencaoHelipontosElevados.pdf | 13,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | I - Manutenção de helipontos elevados : plataformas de distribuição de cargas em estruturas de concreto/aço instaladas em edifícios já construídos |
Autor : | Dutra, Alexandre Magno de Campos Pantoja, João da Costa |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Universidade de Brasília Universidade de Brasília |
Assunto:: | Helipontos elevados Inspecção Manutenção Segurança Patologia |
Fecha de publicación : | 2021 |
Editorial : | LaSUS FAU |
Citación : | DUTRA, Alexandre Magno de Campos; PANTOJA, João da Costa. I - Manutenção de helipontos elevados: plataformas de distribuição de cargas em estruturas de concreto/aço instaladas em edifícios já construídos. In: PANTOJA, João da Costa; BUZAR, Márcio Augusto Roma; PORTO, Naiara Guimarães de Oliveira (org.). Tecnologia, ambiente e sustentabilidade. Brasília: LaSUS FAU, 2021. p. 7-27. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/107. Acesso em: 18 jul. 2023. |
Resumen : | O heliponto elevado, compreendido como um elemento construtivo estrutural, é o ponto de partida para este trabalho, que é uma continuação da pesquisa iniciada por DUTRA e PANTOJA (2016), e apresenta a plataforma de distribuição de cargas (PDC), uma laje preparada para a absorção de impactos acima dos previstos no projeto estrutural para os andares funcionais de uma edificação, que intente possuir um heliponto elevado operacional em seu condomínio. No Brasil, a PDC é uma solução para o desenvolvimento de helipontos em edifícios já construídos e com projeto de laje impermeabilizada, superfície de terraço e/ou cobertura existente em sua estrutura, que não comportem as dimensões requeridas para um heliponto elevado padrão, segundo preconiza a legislação aeronáutica brasileira. Entretanto, esse novo elemento construtivo, ao ser inserido no condomínio, encontra dois pontos relevantes, a idade da construção e o histórico de manutenção da edificação, que podem comprometer a segurança predial ao não respeitarem o estado limite da estrutura, expondo-a ao estado limite último quando esta atinge a condição de prioridade de manutenção, tornando o projeto um desafio para arquitetos, engenheiros e construtores. Um estudo de caso foi desenvolvido ao ser levantado e avaliado o estado de conservação do heliponto elevado escolhido, mediante inspeção executada em uma PDC construída em estrutura mista (concreto/aço), apresentando um checklist com a finalidade de direcionar a avaliação das patologias encontradas e aplicar um grau de risco associado à deterioração da plataforma e seus componentes. O artigo visa apreciar o estado limite de serviço como fator contribuinte para a manutenção da PDC e para a segurança predial, gerando a base para a criação de um manual de uso, operação e manutenção mais efetivo, que inclua os princípios da Segurança de Voo, colaborando para o aumento da percepção da importância das inspeções prediais continuadas como fator preditivo da manutenção. |
Abstract: | The elevated helipad, understood as a structural constructive element, is the starting point for this work, which is a continuation of the research initiated by DUTRA and PANTOJA (2016), and presents the load distribution platform (LDP), a slab prepared for the absorption of impacts above those foreseen in the structural project for the functional floors of a building, which intends to have an operational elevated helipad in its condominium. In Brazil, LDP is a solution for the development of helipads in buildings already constructed and with a existing waterproofed slab design, terrace surface and/or roof in its structure, which do not hold the dimensions required for a high standard helipad, as recommended by the brazilian aeronautical legislation. However, this new constructive element, when inserted in the condominium, finds two relevant points, the age of the construction and the history of maintenance of the building, which can compromise building safety by not respecting the limit state of the structure, exposing it to the ultimate limit state when it reaches the maintenance priority condition, making the project a challenge for architects, engineers and contractors. A case study was developed to survey and evaluate the conservation status of the chosen elevated helideck, through an inspection performed on a PDC built in mixed structure (concrete/steel), presenting a checklist with the purpose of directing the evaluation of the pathologies found and applying a degree of risk associated to the deterioration of the platform and its components. The article aims to appreciate the service limit state as a contributing factor to LPD maintenance and building safety, generating the basis for the creation of a more effective use, operation and maintenance manual, that includes the principles of flight safety, contributing to increase the perception of the importance of continued building inspections as a predictive factor in maintenance. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Licença:: | (CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/107. Acesso em: 18 jul. 2023. |
DOI: | https://doi.org/10.26512/9786599238444 |
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