http://repositorio.unb.br/handle/10482/46101
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_RaíssaLoianedosSantosBorges.pdf | 4,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Contribuições da educação precoce ao desenvolvimento infantil nos olhares dos cuidadores principais e dos pedagogos do programa |
Autor : | Borges, Raíssa Loiane dos Santos |
metadata.dc.contributor.email: | raissaloiane@gmail.com |
Orientador(es):: | Barrios González, Alia Maria |
Assunto:: | Educação inclusiva Educação precoce Desenvolvimento infantil Cuidadores |
Fecha de publicación : | 13-jul-2023 |
Data de defesa:: | 25-nov-2022 |
Citación : | BORGES, Raíssa Loiane dos Santos. Contribuições da educação precoce ao desenvolvimento infantil nos olhares dos cuidadores principais e dos pedagogos do programa. 2022. 140 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumen : | A Educação Precoce tem buscado alcançar uma visibilidade que leve em conta o desenvolvimento das crianças e permita às pessoas pensar e refletir, em nível processual e pedagógico, acerca de sua importância e o quanto ela é necessária para crianças com especificidades ou não e para seus cuidadores principais. Alguns questionamentos se fazem importantes, dentre eles: como os cuidadores principais e os pedagogos percebem a importância das atividades promovidas no contexto do programa para o desenvolvimento das crianças atendidas? Como essas vivências podem contribuir, ou não, para o engajamento dos cuidadores principais e para a visibilidade social do programa? Como essas vivências podem ampliar, em nível social, a compreensão da Educação Precoce e de sua importância no contexto de desenvolvimento e aprendizagem? Com base nesses questionamentos iniciais, buscou-se compreender as possíveis contribuições da Educação Precoce para o Desenvolvimento Infantil, a partir das vivências de cuidadoras principais e pedagogas participantes de um programa específico de Educação Precoce no Distrito Federal. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter fenomenológico, tendo como fundamentação teórico-metodológica o modelo bioecológico de Urie Bronfenbrenner, que enfatiza o desenvolvimento humano como processo contextualizado. Como instrumento de construção das informações foram realizadas entrevistas semiestruturadas e analisados dois relatórios do desenvolvimento das crianças participantes. Os resultados apontam que o programa ainda precisa de maior visibilidade, sendo necessárias mais divulgações e orientações sobre o programa e seu funcionamento. Apesar de ser um tema atual e abrangente, existem poucas pesquisas sobre a temática. Por isso, busca-se ampliar a discussão na tentativa de incentivar que outros trabalhos sobre o Programa de Educação Precoce possam ser produzidos e publicados. |
Abstract: | Precocious Education has sought to reach visibility that considers the development of children and allows people to think and reflect, at a procedural and pedagogical level, about its importance and how much it is necessary for children with or without specificities and for their main caregivers. Some questions are important, among them: how do the main caregivers and pedagogues perceive the importance of the activities promoted in the context of the program for the development of the children served? How can these experiences contribute, or not, to the engagement of the main caregivers and to the social visibility of the program? How can these experiences expand, in the social sphere, the understanding of Precocious Education and its importance in the context of development and learning? Based on these initial questions, we sought to understand the possible contributions of Precocious Education to Child Development, based on the experiences of main caregivers and pedagogues participating in a specific program of Precocious Education in the Federal District. For this, a qualitative approach and phenomenological research was carried out, having as theoretical-methodological foundation the bioecological model of Urie Bronfenbrenner, which emphasizes human development as a contextualized process. As an instrument for building the information, semi-structured interviews were carried out and two reports on the development of the participating children were analyzed. The results indicate that the program still needs greater visibility, requiring more disclosure and guidance on the program and its operation. Although being a current and comprehensive topic, there is little research on the subject. Therefore, we seek to broaden the discussion to encourage that other works on the Precocious Education Program can be produced and published. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.