Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barrios González, Alia Maria | - |
dc.contributor.author | Borges, Raíssa Loiane dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-13T17:39:08Z | - |
dc.date.available | 2023-07-13T17:39:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-25 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Raíssa Loiane dos Santos. Contribuições da educação precoce ao desenvolvimento infantil nos olhares dos cuidadores principais e dos pedagogos do programa. 2022. 140 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46101 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Precoce tem buscado alcançar uma visibilidade que leve em conta o
desenvolvimento das crianças e permita às pessoas pensar e refletir, em nível
processual e pedagógico, acerca de sua importância e o quanto ela é necessária para
crianças com especificidades ou não e para seus cuidadores principais. Alguns
questionamentos se fazem importantes, dentre eles: como os cuidadores principais e
os pedagogos percebem a importância das atividades promovidas no contexto do
programa para o desenvolvimento das crianças atendidas? Como essas vivências
podem contribuir, ou não, para o engajamento dos cuidadores principais e para a
visibilidade social do programa? Como essas vivências podem ampliar, em nível
social, a compreensão da Educação Precoce e de sua importância no contexto de
desenvolvimento e aprendizagem? Com base nesses questionamentos iniciais,
buscou-se compreender as possíveis contribuições da Educação Precoce para o
Desenvolvimento Infantil, a partir das vivências de cuidadoras principais e pedagogas
participantes de um programa específico de Educação Precoce no Distrito Federal.
Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter
fenomenológico, tendo como fundamentação teórico-metodológica o modelo
bioecológico de Urie Bronfenbrenner, que enfatiza o desenvolvimento humano como
processo contextualizado. Como instrumento de construção das informações foram
realizadas entrevistas semiestruturadas e analisados dois relatórios do
desenvolvimento das crianças participantes. Os resultados apontam que o programa
ainda precisa de maior visibilidade, sendo necessárias mais divulgações e orientações
sobre o programa e seu funcionamento. Apesar de ser um tema atual e abrangente,
existem poucas pesquisas sobre a temática. Por isso, busca-se ampliar a discussão
na tentativa de incentivar que outros trabalhos sobre o Programa de Educação
Precoce possam ser produzidos e publicados. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Contribuições da educação precoce ao desenvolvimento infantil nos olhares dos cuidadores principais e dos pedagogos do programa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação precoce | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cuidadores | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Precocious Education has sought to reach visibility that considers the development of
children and allows people to think and reflect, at a procedural and pedagogical level,
about its importance and how much it is necessary for children with or without
specificities and for their main caregivers. Some questions are important, among them:
how do the main caregivers and pedagogues perceive the importance of the activities
promoted in the context of the program for the development of the children served?
How can these experiences contribute, or not, to the engagement of the main
caregivers and to the social visibility of the program? How can these experiences
expand, in the social sphere, the understanding of Precocious Education and its
importance in the context of development and learning? Based on these initial
questions, we sought to understand the possible contributions of Precocious Education
to Child Development, based on the experiences of main caregivers and pedagogues
participating in a specific program of Precocious Education in the Federal District. For
this, a qualitative approach and phenomenological research was carried out, having
as theoretical-methodological foundation the bioecological model of Urie
Bronfenbrenner, which emphasizes human development as a contextualized process.
As an instrument for building the information, semi-structured interviews were carried
out and two reports on the development of the participating children were analyzed.
The results indicate that the program still needs greater visibility, requiring more
disclosure and guidance on the program and its operation. Although being a current
and comprehensive topic, there is little research on the subject. Therefore, we seek to
broaden the discussion to encourage that other works on the Precocious Education
Program can be produced and published. | pt_BR |
dc.contributor.email | raissaloiane@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|