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Titre: Epistemologia do corpo negro : uma percepção capixaba da dança cênica negro-brasileira
Auteur(s): Silva, Maicom Souza e
metadata.dc.contributor.email: maicomssoouza@gmail.com
Orientador(es):: Mota, Marcus Santos
Assunto:: Filosofias afrodiaspóricas
Dança cênica
Mucane
Corpo negro
Date de publication: 12-jui-2023
Référence bibliographique: SILVA, Maicom Souza e. Epistemologia do corpo negro: uma percepção capixaba da dança cênica negro-brasileira. 2022. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Metafísica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Résumé: Este trabalho pesquisa o percurso corporal adotado para o processo de compartilhamento de saberes na dança cênica negro-brasileira, abordando possíveis percepções do corpo em uma reflexão acerca de sua presença na dança capixaba. O nosso objetivo é reunir as informações que disparam ou incitam a composição gestual, além de dialogar a respeito da propedêutica do movimento na dança cênica negro-brasileira. Dessa maneira, seguimos como caminho metodológico um estudo de caso pautado na observação das aulas ministradas pelo coreógrafo Elídio Netto no curso de Qualificação em Dança Afro-brasileira Cênica do Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” – Mucane, bem como na descrição ontológica do movimento, tendo como auxílio a cartografia da encruzilhada. Ainda dispomos de uma revisão bibliográfica voltada às dimensões ontológicas do corpo e às filosofias africanas elaboradas por filósofos(as) afrodiaspóricos e pensadores(as) que pesquisam a cena, a arte e a estética negra. Como resultados, encontram-se possíveis descrições fenomenológicas do reduto, impulsos poéticos e ontologias para a articulação de subjetividades na dança capixaba.
Abstract: This work researches the bodily route adopted for the process of knowledge sharing in the black-Brazilian scenic dance, in which we approach possible perceptions of the body reflecting on its presence in the dance of Espírito Santo. Our objective is to gather the information that triggers or incites gestural composition, in addition to dialoguing about the propaedeutics of movement in black-Brazilian scenic dance. This way, as a methodological path we follow a case study based on the observation of dance classes taught by the choreographer Elídio Neto in the Qualification course in Afro-Brazilian Scenic Dance of the Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” - Mucane and on the ontological description of movement, all with the assistance of crossroads mapping. Furthermore, we provide a bibliographic review based on the ontological dimensions of the body and on African philosophies brought by Afrodiasporic philosophers and thinkers who research the black scene, art and aesthetics. There fore resulting in possible phenomenological descriptions of the reduto, the poetic impulses and ontologies for the articulation of subjectivities in the dance of Espírito Santo.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Metafísica
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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