Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mota, Marcus Santos | - |
dc.contributor.author | Silva, Maicom Souza e | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-12T22:13:00Z | - |
dc.date.available | 2023-07-12T22:13:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maicom Souza e. Epistemologia do corpo negro: uma percepção capixaba da dança cênica negro-brasileira. 2022. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Metafísica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46079 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho pesquisa o percurso corporal adotado para o processo de compartilhamento de
saberes na dança cênica negro-brasileira, abordando possíveis percepções do corpo em uma
reflexão acerca de sua presença na dança capixaba. O nosso objetivo é reunir as informações
que disparam ou incitam a composição gestual, além de dialogar a respeito da propedêutica do
movimento na dança cênica negro-brasileira. Dessa maneira, seguimos como caminho
metodológico um estudo de caso pautado na observação das aulas ministradas pelo coreógrafo
Elídio Netto no curso de Qualificação em Dança Afro-brasileira Cênica do Museu Capixaba do
Negro “Veronica da Pas” – Mucane, bem como na descrição ontológica do movimento, tendo
como auxílio a cartografia da encruzilhada. Ainda dispomos de uma revisão bibliográfica
voltada às dimensões ontológicas do corpo e às filosofias africanas elaboradas por filósofos(as)
afrodiaspóricos e pensadores(as) que pesquisam a cena, a arte e a estética negra. Como
resultados, encontram-se possíveis descrições fenomenológicas do reduto, impulsos poéticos e
ontologias para a articulação de subjetividades na dança capixaba. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Epistemologia do corpo negro : uma percepção capixaba da dança cênica negro-brasileira | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filosofias afrodiaspóricas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dança cênica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mucane | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corpo negro | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work researches the bodily route adopted for the process of knowledge sharing in the
black-Brazilian scenic dance, in which we approach possible perceptions of the body reflecting
on its presence in the dance of Espírito Santo. Our objective is to gather the information that
triggers or incites gestural composition, in addition to dialoguing about the propaedeutics of
movement in black-Brazilian scenic dance. This way, as a methodological path we follow a
case study based on the observation of dance classes taught by the choreographer Elídio Neto
in the Qualification course in Afro-Brazilian Scenic Dance of the Museu Capixaba do Negro
“Veronica da Pas” - Mucane and on the ontological description of movement, all with the
assistance of crossroads mapping. Furthermore, we provide a bibliographic review based on the
ontological dimensions of the body and on African philosophies brought by Afrodiasporic
philosophers and thinkers who research the black scene, art and aesthetics. There fore resulting
in possible phenomenological descriptions of the reduto, the poetic impulses and ontologies for
the articulation of subjectivities in the dance of Espírito Santo. | pt_BR |
dc.contributor.email | maicomssoouza@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Metafísica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|