http://repositorio.unb.br/handle/10482/45899
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIVRO_3º EncontroPoeticasDoInanimado.pdf | 6,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | 3º Encontro Poéticas do Inanimado |
Autor : | Pereira, Dalmir Rogério (ed.) Oliveira, Fabiana Lazzari de (ed.) |
Assunto:: | Teatro Artes cênicas |
Fecha de publicación : | 2023 |
Editorial : | Universidade de Brasília, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
Citación : | ENCONTRO POÉTICAS DO INANIMADO, 3., 2021, Brasília. Anais [...]. Brasília: Universidade de Brasília, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, 2023. 85 f., il. Tema: Poéticas do inanimado e suas formas de resistência. |
Resumen : | APRESENTAÇÃO - A 3° edição do Encontro Poéticas do Inanimado teve com o tema Poéticas do Inanimado e suas formas de resistência, aconteceu de 13 a 19 de outubro de 2021, idealizado pelo Grupo de Pesquisa Poéticas Cênicas: visuais e performativas, do Programa de Pós-Graduação – PPG, do Instituto de Artes - IA, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, coordenado pelo Professor Dr. Wagner Cintra. A organização e realização desta edição foi conjunta entre as instituições Universidade de Brasília - UnB e Universidade Federal de Goiás - UFG através da parceria entre o Grupo de Pesquisa CNPq Laboratório de Teatro de Formas Animadas – LATA/UnB, do Departamento de Artes Cênicas - CEN, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Instituto de Artes – PPG-CEN/IdA/UnB; do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação – CEPAE/UFG; do Laboratório experimental de direção de arte – LEDA/UFG; da Escola de Música e Artes Cênicas – EMAC/UFG e do Programa de Pós Graduação Artes da Cena da Universidade Federal de Goiás – PPGAC/EMAC/UFG. A Edição aconteceu inteiramente de forma remota, via canal do Youtube do Grupo de Pesquisa Poéticas Cênicas: Visuais e Performativas1, e contou com uma participação ampla de professores, pesquisadores, artistas, mestres e mestras do Teatro do Inanimado. Na programação contamos com Palestras, Mesas temáticas, Encontros com Mestres do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, Encontro com Grupos Teatrais da América Latina, Seminário de Vídeo-Pesquisas e espetáculos online. A programação está no site do evento2. Aqui, neste E-book, encontramos cinco (5) artigos de pesquisas e três (3) artigos sobre projetos de extensão apresentados no 3º Encontro Poéticas do Inanimado – 2021, pelos quais falam da temática que perpassa esses anos de confinamento Vanessa dos Santos Dias aborda o processo de criação e pesquisa do projeto Objetos Capturados, realizado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, ao investigar os objetos de ex-alunos e professores, que remetem ao período de 1980 na UNIRIO, quando militares adentraram a antiga Escola de Teatro e Música e expulsaram a todos de forma arbitrária, não permitindo nem mesmo que as pessoas pudessem entrar no prédio para pegarem seus pertences: OBJETOS CAPTURADOS: Reminiscências da ditadura na Escola de Teatro da UNIRIO. Joana Vieira Viana no artigo BONECAS EM MODO ZOOM: a atuação das mulheres no teatro de animação reflete sobre o seu processo de pesquisa de Doutorado durante o período de 2019 a 2022, investigando a atuação das mulheres no teatro de animação brasileiro atual e fala sobre temas como gênero, identidade e sexualidade analisando o estado da arte num pequeno vídeo apresentado no Encontro. Rossana Della Costa e as estudantes Ana Emilia da Rosa Kessler e Taisa Lamparelli apresentam no artigo Tópicos para a adaptação de histórias da Literatura Infanto juvenil Contemporânea para o Teatro de Papel e a Linguagem do Vídeo tópicos sobre o processo de adaptação de histórias literárias infanto-juvenis para as linguagens do teatro de papel e de vídeo, simultaneamente. Experiências estas realizadas no ano de 2021 no Projeto Formas animadas e educação: o corpo como espaço na formação docente. Elisa Rossin em seu artigo IRREALIDADE MASCARADAS: Fragmentos poéticos de uma escrita visual, compartilha a pesquisa de “Irrealidades Mascaradas”, uma obra híbrida que integra diferentes linguagens, como teatro de animação, artes visuais, audiovisual e performance. É uma discussão sobre uma poética autoral que parte da escolha e da construção artesanal das materialidades cênicas e da noção de mascaramento expandido. Liliana Pérez Recio em JAVIER VILLAFAÑE: matriz poética decolonial escreve uma carta para seu professor, relatando parte do trabalho para explicar a apropriação e expansão da obra de Javier Villafañe no repertorio ativo de grupos de titereiros cubanos, observando o conjunto da obra do titereiro como matriz poética decolonial. Ismael Schaffler em Ações de Extensão em Teatro e Design Cênico na UTFPR apresenta diferentes ações de extensão em teatro e em design cênico realizadas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba no TUT – grupo de Teatro da Universidade Tecnológica, fundado em 1972, e no Projeto de Extensão Desenvolvimento da Cenografia, iniciado em 2013. São realizadas pontuações sobre o teatro de bonecos em espetáculos do TUT e feitas considerações sobre projetos de desenhos de espetáculos teatrais. Dalmir Rogério Pereira apresenta no artigo LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE DIREÇÃO DE ARTE: o formato laboratorial como estratégia de mapeamento etnográfico na prática extensiva uma reflexão acerca do Laboratório Experimental de Direção de Arte (LEDA-EMAC) problematizando o formato laboratorial como estratégia etnográfica no campo da representação ensaística audiovisual e performativa e ressalta especificidades e demandas respectivas ao imaginário social goiano e sudeste brasileiro em relação ao território nacional e latino- americano. Fabiana Lazzari de Oliveira e Kaise Helena Ribeiro apresentam no LABORATÓRIO DE TEATRO DE FORMAS ANIMADAS – LATA – UNB: 20 anos de memória um pouquinho dos vinte anos de memória da Laboratório de Teatro de Formas Animadas – LATA-UnB, que hoje além de ser Projeto de Extensão de Ações Contínuas e ainda Grupo de Pesquisa pelo Diretório Acadêmico CNPq. Boa leitura a todes! Fabiana Lazzari de Oliveira (UnB) e Dalmir Rogério Pereira (UFG) |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Licença:: | © 2023 Grupo Poéticas Cênicas: Visuais e Performativas. (CC BY NC ND) |
Aparece en las colecciones: | Livros e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.