Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Pereira, Dalmir Rogério (ed.) | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Fabiana Lazzari de (ed.) | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-24T10:55:00Z | - |
dc.date.available | 2023-05-24T10:55:00Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | ENCONTRO POÉTICAS DO INANIMADO, 3., 2021, Brasília. Anais [...]. Brasília: Universidade de Brasília, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, 2023. 85 f., il. Tema: Poéticas do inanimado e suas formas de resistência. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-88507-04-9 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45899 | - |
dc.description.abstract | APRESENTAÇÃO -
A 3° edição do Encontro Poéticas do Inanimado teve com o tema Poéticas do
Inanimado e suas formas de resistência, aconteceu de 13 a 19 de outubro de 2021,
idealizado pelo Grupo de Pesquisa Poéticas Cênicas: visuais e performativas, do
Programa de Pós-Graduação – PPG, do Instituto de Artes - IA, da Universidade Estadual
Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, coordenado pelo Professor Dr. Wagner
Cintra. A organização e realização desta edição foi conjunta entre as instituições
Universidade de Brasília - UnB e Universidade Federal de Goiás - UFG através da
parceria entre o Grupo de Pesquisa CNPq Laboratório de Teatro de Formas Animadas –
LATA/UnB, do Departamento de Artes Cênicas - CEN, Programa de Pós-Graduação em
Artes Cênicas do Instituto de Artes – PPG-CEN/IdA/UnB; do Centro de Ensino e
Pesquisa Aplicada à Educação – CEPAE/UFG; do Laboratório experimental de direção
de arte – LEDA/UFG; da Escola de Música e Artes Cênicas – EMAC/UFG e do
Programa de Pós Graduação Artes da Cena da Universidade Federal de Goiás –
PPGAC/EMAC/UFG.
A Edição aconteceu inteiramente de forma remota, via canal do Youtube do Grupo
de Pesquisa Poéticas Cênicas: Visuais e Performativas1, e contou com uma participação
ampla de professores, pesquisadores, artistas, mestres e mestras do Teatro do Inanimado.
Na programação contamos com Palestras, Mesas temáticas, Encontros com Mestres do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, Encontro com Grupos Teatrais da América
Latina, Seminário de Vídeo-Pesquisas e espetáculos online. A programação está no site
do evento2.
Aqui, neste E-book, encontramos cinco (5) artigos de pesquisas e três (3) artigos
sobre projetos de extensão apresentados no 3º Encontro Poéticas do Inanimado – 2021,
pelos quais falam da temática que perpassa esses anos de confinamento Vanessa dos Santos Dias aborda o processo de criação e pesquisa do projeto
Objetos Capturados, realizado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -
UNIRIO, ao investigar os objetos de ex-alunos e professores, que remetem ao período de
1980 na UNIRIO, quando militares adentraram a antiga Escola de Teatro e Música e
expulsaram a todos de forma arbitrária, não permitindo nem mesmo que as pessoas
pudessem entrar no prédio para pegarem seus pertences: OBJETOS CAPTURADOS:
Reminiscências da ditadura na Escola de Teatro da UNIRIO.
Joana Vieira Viana no artigo BONECAS EM MODO ZOOM: a atuação das
mulheres no teatro de animação reflete sobre o seu processo de pesquisa de Doutorado
durante o período de 2019 a 2022, investigando a atuação das mulheres no teatro de
animação brasileiro atual e fala sobre temas como gênero, identidade e sexualidade
analisando o estado da arte num pequeno vídeo apresentado no Encontro.
Rossana Della Costa e as estudantes Ana Emilia da Rosa Kessler e Taisa
Lamparelli apresentam no artigo Tópicos para a adaptação de histórias da Literatura
Infanto juvenil Contemporânea para o Teatro de Papel e a Linguagem do Vídeo
tópicos sobre o processo de adaptação de histórias literárias infanto-juvenis para as
linguagens do teatro de papel e de vídeo, simultaneamente. Experiências estas realizadas
no ano de 2021 no Projeto Formas animadas e educação: o corpo como espaço na formação docente.
Elisa Rossin em seu artigo IRREALIDADE MASCARADAS: Fragmentos
poéticos de uma escrita visual, compartilha a pesquisa de “Irrealidades Mascaradas”,
uma obra híbrida que integra diferentes linguagens, como teatro de animação, artes
visuais, audiovisual e performance. É uma discussão sobre uma poética autoral que parte
da escolha e da construção artesanal das materialidades cênicas e da noção de
mascaramento expandido.
Liliana Pérez Recio em JAVIER VILLAFAÑE: matriz poética decolonial
escreve uma carta para seu professor, relatando parte do trabalho para explicar a
apropriação e expansão da obra de Javier Villafañe no repertorio ativo de grupos de
titereiros cubanos, observando o conjunto da obra do titereiro como matriz poética
decolonial. Ismael Schaffler em Ações de Extensão em Teatro e Design Cênico na UTFPR
apresenta diferentes ações de extensão em teatro e em design cênico realizadas na
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba no TUT – grupo de Teatro da
Universidade Tecnológica, fundado em 1972, e no Projeto de Extensão Desenvolvimento
da Cenografia, iniciado em 2013. São realizadas pontuações sobre o teatro de bonecos
em espetáculos do TUT e feitas considerações sobre projetos de desenhos de espetáculos
teatrais.
Dalmir Rogério Pereira apresenta no artigo LABORATÓRIO
EXPERIMENTAL DE DIREÇÃO DE ARTE: o formato laboratorial como
estratégia de mapeamento etnográfico na prática extensiva uma reflexão acerca do
Laboratório Experimental de Direção de Arte (LEDA-EMAC) problematizando o
formato laboratorial como estratégia etnográfica no campo da representação ensaística
audiovisual e performativa e ressalta especificidades e demandas respectivas ao
imaginário social goiano e sudeste brasileiro em relação ao território nacional e latino-
americano.
Fabiana Lazzari de Oliveira e Kaise Helena Ribeiro apresentam no
LABORATÓRIO DE TEATRO DE FORMAS ANIMADAS – LATA – UNB: 20
anos de memória um pouquinho dos vinte anos de memória da Laboratório de Teatro de
Formas Animadas – LATA-UnB, que hoje além de ser Projeto de Extensão de Ações Contínuas e ainda Grupo de Pesquisa pelo Diretório Acadêmico CNPq.
Boa leitura a todes!
Fabiana Lazzari de Oliveira (UnB) e Dalmir Rogério Pereira (UFG) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Brasília, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | 3º Encontro Poéticas do Inanimado | pt_BR |
dc.type | Anais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes cênicas | pt_BR |
dc.rights.license | © 2023 Grupo Poéticas Cênicas: Visuais e Performativas. (CC BY NC ND) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | - |
Aparece nas coleções: | Livros e afins
|