http://repositorio.unb.br/handle/10482/45421
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Title: | Mil e uma cenas do processo de ensino e aprendizagem da Matemática na modalidade a distância : representações sociais de professores de Matemática envolvidos na trama da formação inicial |
Authors: | Fraz, Joeanne Neves |
Orientador(es):: | Moreira, Geraldo Eustáquio |
Assunto:: | Processo de ensino - aprendizagem Matemática - estudo e ensino Educação a distância Professores - formação Representações sociais |
Issue Date: | 3-Jan-2023 |
Data de defesa:: | 23-Oct-2022 |
Citation: | FRAZ, Joeanne Neves. Mil e uma cenas do processo de ensino e aprendizagem da Matemática na modalidade a distância: representações sociais de professores de Matemática envolvidos na trama da formação inicial. 2022. 218 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Abstract: | Essa pesquisa parte do diálogo entre a Educação a Distância, a Educação Matemática e as Representações Sociais, e tem como objetivo geral identificar e analisar as Representações Sociais do/a professor/a de Matemática que atua em licenciaturas em Matemática na modalidade à distância sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática na modalidade em estudo. Em relação à cena metodológica, foi um estudo de abordagem qualitativa e exploratória, os procedimentos de coleta dos dados foram o questionário com Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e revisão sistemática de produções científicas que abarcou o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e artigos de revistas/periódicos que tratam da Educação Matemática, Qualis Capes A (Qualis Capes Periódicos 2019), a saber: BOLEMA: Boletim de Educação Matemática (On-line), Educação Matemática em Revista – EMR, Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática - JIEEM e Perspectivas da Educação Matemática, com o recorte temporal de 2010 a 2020. Os sujeitos da investigação foram 21 professores/professoras de Matemática que atuam nas licenciaturas em Matemática na modalidade a distância em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas. Os dados estatísticos trabalhados neste estudo são oriundos dos Censos da Educação Brasileira (Inep) e dos Relatórios analíticos da aprendizagem a distância no Brasil da ABED (Censo EAD.BR, 2021). A análise alinhou-se à proposta de análise do conteúdo de Bardin (2016) e Abordagem Societal (DOISE, 1986; 2001). No processo de construção das Representações Sociais do processo de ensino e aprendizagem da Matemática na modalidade de ensino a distância foram identificados aspectos importantes que constituíram-se referenciais de interpretação quanto ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática (cena) na modalidade a distância (cenário): a relação com as práticas docentes (metodologia(s); ensino; planejamento) apontou para a tendência do sujeito de integrar-se ou inserir-se no processo representado. Na cena de comunicação que se estabelece no ambiente virtual de aprendizagem, as pessoas se encontram e relações são estabelecidas, interação e colaboração integram o ensinar e o aprender. De acordo com Moscovici (1978), as Representações Sociais são empregadas para se reconstituir o equilíbrio quando uma nova informação surge na comunicação cotidiana, o estranho penetra na brecha do familiar de atuação (processo de ensino e aprendizagem), precisa ser ancorado nesta realidade mediada pelas TDIC e virtualidade (recursos; computacionais; tecnológicos; ferramentas) e precisa integrar a realidade educacional. Para a maioria dos professores e professoras de Matemática que atuam na modalidade a distância que responderam ao questionário on-line, a Licenciatura é o espaço de formação, de discussão e dialogo sob a perspectiva da Educação Matemática, e se enxergam na trama (formação inicial) e na cena do estudo, no processo de ensino e aprendizagem da Matemática na modalidade a distância. |
Abstract: | This research starts from the dialogue between Distance Education, Mathematics Education and Social Representations, and its general objective is to identify and analyze the Social Representations of the Mathematics teacher who works in Mathematics degrees in the distance modality on the subject. teaching and learning process of Mathematics in the modality under study. Regarding the methodological scenario, it was a study with a qualitative and exploratory approach, the data collection procedures were the questionnaire with the Free Association of Words Test (TALP) and systematic review of scientific productions that included the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination Improvement of Higher Education Personnel (Capes) and articles from magazines/periodicals dealing with Mathematics Education, Qualis Capes A (Qualis Capes Periodicals 2019), namely: BOLEMA: Mathematics Education Bulletin (Online), Mathematics Education in Magazine – EMR, International Journal of Studies in Mathematics Education - JIEEM and Perspectives on Mathematics Education, with the time frame from 2010 to 2020. Public Higher Education Institutions (HEIs). The statistical data used in this study come from the Brazilian Education Census (Inep) and from ABED's Analytical Reports on Distance Learning in Brazil (Censo EAD.BR, 2021). The analysis was aligned with the content analysis proposal of Bardin (2016) and Societal Approach (DOISE, 1986; 2001). In the process of construction of the Social Representations of the teaching and learning process of Mathematics in the distance learning modality, important aspects were identified that constituted references of interpretation regarding the teaching and learning process of Mathematics (scene) in the distance modality (scenario ): the relationship with teaching practices (methodology(s); teaching; planning) pointed to the tendency of the subject to integrate or insert himself in the represented process. In the communication scene that is established in the virtual learning environment, people meet and relationships are established, interaction and collaboration integrate teaching and learning. According to Moscovici (1978), Social Representations are used to restore balance when new information appears in everyday communication, the stranger penetrates the gap in the acting family (teaching and learning process), it needs to be anchored in this mediated reality. by TDIC and virtuality (resources; computational; technological; tools) and needs to integrate the educational reality. For the majority of Mathematics teachers who work in the distance modality who answered the online questionnaire, the Licentiate is the space for training, discussion and dialogue from the perspective of Mathematics Education, and they see themselves in the plot (initial training ) and in the study scene, in the teaching and learning process of Mathematics in the distance modality. |
Resumen: | Esta investigación parte del diálogo entre la Educación a Distancia, la Educación Matemática y las Representaciones Sociales, y tiene como objetivo general identificar y analizar las Representaciones Sociales del profesor de Matemática que actúa en las carreras de Matemática en la modalidad a distancia sobre el proceso de enseñanza y aprendizaje de Matemáticas en la modalidad objeto de estudio. En cuanto al escenario metodológico, se trató de un estudio con enfoque cualitativo y exploratorio, los procedimientos de recolección de datos fueron el cuestionario con el Test de Asociación Libre de Palabras (TALP) y revisión sistemática de producciones científicas que incluyó el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la Coordinación. Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (Capes) y artículos de revistas/periódicos que tratan sobre Educación Matemática, Qualis Capes A (Qualis Capes Periodicals 2019), a saber: BOLEMA: Boletín de Educación Matemática (en línea), Educación Matemática en Revista – EMR, Revista Internacional de Estudios en Educación Matemática - JIEEM y Perspectivas de la Educación Matemática, con el horizonte temporal de 2010 a 2020. Instituciones de Educación Superior (IES) Públicas. Los datos estadísticos utilizados en este estudio provienen del Censo de Educación Brasileño (Inep) y de los Informes Analíticos sobre Educación a Distancia en Brasil de la ABED (Censo EAD.BR, 2021). El análisis se alineó con la propuesta de análisis de contenido de Bardin (2016) y Societal Approach (DOISE, 1986; 2001). En el proceso de construcción de las Representaciones Sociales del proceso de enseñanza y aprendizaje de las Matemáticas en la modalidad a distancia, se identificaron aspectos importantes que constituyeron referentes de interpretación respecto al proceso de enseñanza y aprendizaje de las Matemáticas (escenario) en la modalidad a distancia (escenario) : la relación con las prácticas docentes (metodología(s); enseñanza; planificación) apuntó a la tendencia del sujeto a integrarse o insertarse en el proceso representado. En el escenario de comunicación que se establece en el entorno virtual de aprendizaje, las personas se encuentran y se establecen relaciones, la interacción y la colaboración integran la enseñanza y el aprendizaje. Según Moscovici (1978), las Representaciones Sociales se utilizan para restablecer el equilibrio cuando aparece nueva información en la comunicación cotidiana, el extraño penetra la brecha en la familia actoral (proceso de enseñanza y aprendizaje), necesita anclarse en esta realidad mediada por TDIC y virtualidad (recursos; computacionales; tecnológicos; herramientas) y necesidades de integración a la realidad educativa. Para la mayoría de los docentes de Matemáticas que laboran en la modalidad a distancia que respondieron el cuestionario en línea, la Licenciatura es el espacio de formación, discusión y diálogo desde la perspectiva de la Educación Matemática, y se ven en la trama (formación inicial) y en la escenario de estudio, en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las Matemáticas en la modalidad a distancia. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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