Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moreira, Geraldo Eustáquio | - |
dc.contributor.author | Fraz, Joeanne Neves | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-03T22:22:08Z | - |
dc.date.available | 2023-01-03T22:22:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-23 | - |
dc.identifier.citation | FRAZ, Joeanne Neves. Mil e uma cenas do processo de ensino e aprendizagem da Matemática na modalidade a distância: representações sociais de professores de Matemática envolvidos na trama da formação inicial. 2022. 218 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45421 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa parte do diálogo entre a Educação a Distância, a Educação Matemática e as
Representações Sociais, e tem como objetivo geral identificar e analisar as Representações
Sociais do/a professor/a de Matemática que atua em licenciaturas em Matemática na
modalidade à distância sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática na
modalidade em estudo. Em relação à cena metodológica, foi um estudo de abordagem
qualitativa e exploratória, os procedimentos de coleta dos dados foram o questionário com
Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e revisão sistemática de produções científicas
que abarcou o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (Capes) e artigos de revistas/periódicos que tratam da Educação
Matemática, Qualis Capes A (Qualis Capes Periódicos 2019), a saber: BOLEMA: Boletim de
Educação Matemática (On-line), Educação Matemática em Revista – EMR, Jornal
Internacional de Estudos em Educação Matemática - JIEEM e Perspectivas da Educação
Matemática, com o recorte temporal de 2010 a 2020. Os sujeitos da investigação foram 21
professores/professoras de Matemática que atuam nas licenciaturas em Matemática na
modalidade a distância em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas. Os dados
estatísticos trabalhados neste estudo são oriundos dos Censos da Educação Brasileira (Inep) e
dos Relatórios analíticos da aprendizagem a distância no Brasil da ABED (Censo EAD.BR,
2021). A análise alinhou-se à proposta de análise do conteúdo de Bardin (2016) e Abordagem
Societal (DOISE, 1986; 2001). No processo de construção das Representações Sociais do
processo de ensino e aprendizagem da Matemática na modalidade de ensino a distância foram
identificados aspectos importantes que constituíram-se referenciais de interpretação quanto ao
processo de ensino e aprendizagem da Matemática (cena) na modalidade a distância (cenário):
a relação com as práticas docentes (metodologia(s); ensino; planejamento) apontou para a
tendência do sujeito de integrar-se ou inserir-se no processo representado. Na cena de
comunicação que se estabelece no ambiente virtual de aprendizagem, as pessoas se encontram
e relações são estabelecidas, interação e colaboração integram o ensinar e o aprender. De
acordo com Moscovici (1978), as Representações Sociais são empregadas para se reconstituir
o equilíbrio quando uma nova informação surge na comunicação cotidiana, o estranho penetra
na brecha do familiar de atuação (processo de ensino e aprendizagem), precisa ser ancorado
nesta realidade mediada pelas TDIC e virtualidade (recursos; computacionais; tecnológicos;
ferramentas) e precisa integrar a realidade educacional. Para a maioria dos professores e
professoras de Matemática que atuam na modalidade a distância que responderam ao
questionário on-line, a Licenciatura é o espaço de formação, de discussão e dialogo sob a
perspectiva da Educação Matemática, e se enxergam na trama (formação inicial) e na cena do
estudo, no processo de ensino e aprendizagem da Matemática na modalidade a distância. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Mil e uma cenas do processo de ensino e aprendizagem da Matemática na modalidade a distância : representações sociais de professores de Matemática envolvidos na trama da formação inicial | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representações sociais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research starts from the dialogue between Distance Education, Mathematics Education
and Social Representations, and its general objective is to identify and analyze the Social
Representations of the Mathematics teacher who works in Mathematics degrees in the
distance modality on the subject. teaching and learning process of Mathematics in the
modality under study. Regarding the methodological scenario, it was a study with a
qualitative and exploratory approach, the data collection procedures were the questionnaire
with the Free Association of Words Test (TALP) and systematic review of scientific
productions that included the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination
Improvement of Higher Education Personnel (Capes) and articles from magazines/periodicals
dealing with Mathematics Education, Qualis Capes A (Qualis Capes Periodicals 2019),
namely: BOLEMA: Mathematics Education Bulletin (Online), Mathematics Education in
Magazine – EMR, International Journal of Studies in Mathematics Education - JIEEM and
Perspectives on Mathematics Education, with the time frame from 2010 to 2020. Public
Higher Education Institutions (HEIs). The statistical data used in this study come from the
Brazilian Education Census (Inep) and from ABED's Analytical Reports on Distance
Learning in Brazil (Censo EAD.BR, 2021). The analysis was aligned with the content
analysis proposal of Bardin (2016) and Societal Approach (DOISE, 1986; 2001). In the
process of construction of the Social Representations of the teaching and learning process of
Mathematics in the distance learning modality, important aspects were identified that
constituted references of interpretation regarding the teaching and learning process of
Mathematics (scene) in the distance modality (scenario ): the relationship with teaching
practices (methodology(s); teaching; planning) pointed to the tendency of the subject to
integrate or insert himself in the represented process. In the communication scene that is
established in the virtual learning environment, people meet and relationships are established,
interaction and collaboration integrate teaching and learning. According to Moscovici (1978),
Social Representations are used to restore balance when new information appears in everyday
communication, the stranger penetrates the gap in the acting family (teaching and learning
process), it needs to be anchored in this mediated reality. by TDIC and virtuality (resources;
computational; technological; tools) and needs to integrate the educational reality. For the
majority of Mathematics teachers who work in the distance modality who answered the online
questionnaire, the Licentiate is the space for training, discussion and dialogue from the
perspective of Mathematics Education, and they see themselves in the plot (initial training )
and in the study scene, in the teaching and learning process of Mathematics in the distance
modality. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta investigación parte del diálogo entre la Educación a Distancia, la Educación Matemática
y las Representaciones Sociales, y tiene como objetivo general identificar y analizar las
Representaciones Sociales del profesor de Matemática que actúa en las carreras de
Matemática en la modalidad a distancia sobre el proceso de enseñanza y aprendizaje de
Matemáticas en la modalidad objeto de estudio. En cuanto al escenario metodológico, se trató
de un estudio con enfoque cualitativo y exploratorio, los procedimientos de recolección de
datos fueron el cuestionario con el Test de Asociación Libre de Palabras (TALP) y revisión
sistemática de producciones científicas que incluyó el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la
Coordinación. Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (Capes) y artículos de
revistas/periódicos que tratan sobre Educación Matemática, Qualis Capes A (Qualis Capes
Periodicals 2019), a saber: BOLEMA: Boletín de Educación Matemática (en línea),
Educación Matemática en Revista – EMR, Revista Internacional de Estudios en Educación
Matemática - JIEEM y Perspectivas de la Educación Matemática, con el horizonte temporal
de 2010 a 2020. Instituciones de Educación Superior (IES) Públicas. Los datos estadísticos
utilizados en este estudio provienen del Censo de Educación Brasileño (Inep) y de los
Informes Analíticos sobre Educación a Distancia en Brasil de la ABED (Censo EAD.BR,
2021). El análisis se alineó con la propuesta de análisis de contenido de Bardin (2016) y
Societal Approach (DOISE, 1986; 2001). En el proceso de construcción de las
Representaciones Sociales del proceso de enseñanza y aprendizaje de las Matemáticas en la
modalidad a distancia, se identificaron aspectos importantes que constituyeron referentes de
interpretación respecto al proceso de enseñanza y aprendizaje de las Matemáticas (escenario)
en la modalidad a distancia (escenario) : la relación con las prácticas docentes
(metodología(s); enseñanza; planificación) apuntó a la tendencia del sujeto a integrarse o
insertarse en el proceso representado. En el escenario de comunicación que se establece en el
entorno virtual de aprendizaje, las personas se encuentran y se establecen relaciones, la
interacción y la colaboración integran la enseñanza y el aprendizaje. Según Moscovici (1978),
las Representaciones Sociales se utilizan para restablecer el equilibrio cuando aparece nueva
información en la comunicación cotidiana, el extraño penetra la brecha en la familia actoral
(proceso de enseñanza y aprendizaje), necesita anclarse en esta realidad mediada por TDIC y
virtualidad (recursos; computacionales; tecnológicos; herramientas) y necesidades de
integración a la realidad educativa. Para la mayoría de los docentes de Matemáticas que
laboran en la modalidad a distancia que respondieron el cuestionario en línea, la Licenciatura
es el espacio de formación, discusión y diálogo desde la perspectiva de la Educación
Matemática, y se ven en la trama (formación inicial) y en la escenario de estudio, en el
proceso de enseñanza y aprendizaje de las Matemáticas en la modalidad a distancia. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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