http://repositorio.unb.br/handle/10482/44961
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_GuilhermeLobãodeQueiroz.pdf | 993,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Gastronomia em transe : itinerários de crise estética da comida contemporânea |
Otros títulos : | Entranced gastronomy : Itineraries of aesthetical crisis of the contemporary food Gastronomia in trance : Itinerari di crise estetica dello cibo contemporaneo |
Autor : | Queiroz, Guilherme Lobão de |
Orientador(es):: | Silva, Gustavo de Castro da |
Assunto:: | Comida Gastronomia Estética |
Fecha de publicación : | 3-oct-2022 |
Data de defesa:: | 31-may-2022 |
Citación : | QUEIROZ, Guilherme Lobão de. Gastronomia em transe: itinerários de crise estética da comida contemporânea. 2022. 152 f. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumen : | Por um olhar fenomenológico, evoco o lugar e a condição da gastronomia e das crises estéticas que operam como catalizadores dos deslocamentos da percepção da comida contemporânea, a partir da modernidade oitocentista até as questões atuais. Para investigar esse fenômeno, apresento nesta tese itinerários da comida por percursos temáticos da experiência com a comida contemporânea, objeto de pesquisa. Os itinerários passam por discussões acerca da epistemologia, da estética, da imagem, da mídia, do transe e da transcendência. A pesquisa parte de uma questão comunicacional para adentrar no campo transversal, porém, ainda muito jovem, dentro das chamadas ciências gastronômicas, pela perspectiva da experiência estética. Quanto tempero narrativo, processamento midiático e reconstituições históricas somam-se ao caráter imaginativo e sensível que retroalimenta a comida contemporânea? Não há uma resposta objetiva e, como o próprio ato de cozinhar, depende de intuição, tentativas e erros. No entanto, a pesquisa toca em temas eminentemente contemporâneos acerca do universo conceitual e relacional que envolve a comida. Assim, desvendo o processo de gastronomização, do qual faz nascer conceitos inéditos, como o do sujeito gastronomizado e percepções fenomenológicas que permitem conhecer em profundidade a complexidade deste sujeito. Dentre elas, estão novos problemas perceptivos e estéticos como o uso da gastronomia como gênero narrativo e um processo de comer com os olhos que, definitivamente, provoca uma questão maior do que a expressão popular, ao qual descrevi como “binge tasting” e “bulimia da percepção”. Essas descobertas foram realizadas a partir da fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty, para discutir de forma transdisciplinar (de questões antropológicas, sociológicas, comunicacionais e filosóficas) a questão estética da comida, em diálogo com o teórico contemporâneo Nicola Perullo. Esta busca, por fim, resulta em reconhecer o fenômeno maior que habita uma gastronomia em estado de transe, que é desvendada aos poucos adentrando a esfera da transcendência e de uma nova proposta de “restauração”, a Recozinha. |
Abstract: | From a phenomenological point of view, this essay evokes the place and condition of gastronomy and the aesthetic crises that operate as catalysts for the shifts in the perception of contemporary food, from 19th century modernity to current issues. To investigate this phenomenon, food itineraries are presented through aesthetic, dietary, image, media and transcendence routes. The present research starts from a communicational issue to enter the transversal field, however, still very young, within the so-called gastronomic sciences, from the perspective of the aesthetic experience. How much narrative spice, media processing and historical reenactments would add up to the imaginative and sensitive character that feeds contemporary food? There is no objective answer and, like cooking itself, depends on intuition, trial and error. However, the research touches on eminently contemporary themes about the conceptual and relational universe that involves food. Thus, revealing the process of gastronomization, which gives rise to unprecedented concepts, such as the gastronomized subject and phenomenological perceptions that allow for a deeper understanding of the complexity of this subject. Among them are new perceptual and aesthetic problems such as the use of gastronomy as a narrative genre and a process of eating with the eyes that definitely provokes a bigger issue than the popular expression, which I described as “binge tasting” and “bulimia”. of perception”. These discoveries were made from Merleau-Ponty's phenomenology of perception, to discuss in a transdisciplinary way (from anthropological, sociological, communicational and philosophical issues) the aesthetic question of food, in dialogue with contemporary theorist Nicola Perullo. This search, finally, results in recognizing the larger phenomenon that inhabits a gastronomy in a state of trance, which is gradually unveiled, entering the sphere of transcendence and a new proposal for “restoration”, the phenomenon of a Recozinha. |
Resumo em outro idioma: | ASTRATTO: Da un punto di vista fenomenologico, questo saggio evoca il luogo e la condizione della gastronomia e le crisi estetiche che fungono da catalizzatori dei cambiamenti nella percezione del cibo contemporaneo, dalla modernità dell'Ottocento all'attualità. Per indagare questo fenomeno, vengono presentati percorsi gastronomici attraverso percorsi estetici, dietetici, di immagine, mediatici e di trascendenza. La presente ricerca parte da una questione comunicativa per entrare nel campo trasversale, comunque ancora giovanissimo, all'interno delle cosiddette scienze gastronomiche, dal punto di vista dell'esperienza estetica. Quanta spezia narrativa, elaborazione mediatica e rievocazioni storiche si sommano al carattere fantasioso e sensibile che alimenta il cibo contemporaneo? Non esiste una risposta oggettiva e, come la cucina stessa, dipende dall'intuizione, dai tentativi e dagli errori. Tuttavia, la ricerca tocca temi eminentemente contemporanei dell'universo concettuale e relazionale che coinvolge il cibo. Scoprire così il processo di gastronomia, che dà origine a nuovi concetti, come il soggetto gastronomizzato e percezioni fenomenologiche che ci permettono di conoscere a fondo la complessità di questo argomento. Tra questi ci sono nuovi problemi percettivi ed estetici come l'uso della gastronomia come genere narrativo e un processo di mangiare con gli occhi che provoca sicuramente un problema più grande dell'espressione popolare, che ho descritto come "binge tasting" e "bulimia". della percezione”. Queste scoperte sono state fatte dalla fenomenologia della percezione di Merleau-Ponty, per discutere in modo transdisciplinare (da questioni antropologiche, sociologiche, comunicative e filosofiche) la questione estetica del cibo, in dialogo con il teorico contemporaneo Nicola Perullo. Questa ricerca si traduce nel riconoscere che la gastronomia è in uno stato di trance, che via via si svela, entrando nella sfera della trascendenza per diventare una nuova proposta di “restauro”, che diventa la “Recozinha”. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Comunicação (FAC) |
Descripción : | Tese (doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.