Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Gustavo de Castro da | - |
dc.contributor.author | Queiroz, Guilherme Lobão de | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-03T18:13:20Z | - |
dc.date.available | 2022-10-03T18:13:20Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-05-31 | - |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, Guilherme Lobão de. Gastronomia em transe: itinerários de crise estética da comida contemporânea. 2022. 152 f. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44961 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Por um olhar fenomenológico, evoco o lugar e a condição da gastronomia e das crises
estéticas que operam como catalizadores dos deslocamentos da percepção da comida
contemporânea, a partir da modernidade oitocentista até as questões atuais. Para
investigar esse fenômeno, apresento nesta tese itinerários da comida por percursos
temáticos da experiência com a comida contemporânea, objeto de pesquisa. Os itinerários
passam por discussões acerca da epistemologia, da estética, da imagem, da mídia, do
transe e da transcendência. A pesquisa parte de uma questão comunicacional para
adentrar no campo transversal, porém, ainda muito jovem, dentro das chamadas ciências
gastronômicas, pela perspectiva da experiência estética. Quanto tempero narrativo,
processamento midiático e reconstituições históricas somam-se ao caráter imaginativo e
sensível que retroalimenta a comida contemporânea? Não há uma resposta objetiva e,
como o próprio ato de cozinhar, depende de intuição, tentativas e erros. No entanto, a
pesquisa toca em temas eminentemente contemporâneos acerca do universo conceitual e
relacional que envolve a comida. Assim, desvendo o processo de gastronomização, do
qual faz nascer conceitos inéditos, como o do sujeito gastronomizado e percepções
fenomenológicas que permitem conhecer em profundidade a complexidade deste sujeito.
Dentre elas, estão novos problemas perceptivos e estéticos como o uso da gastronomia
como gênero narrativo e um processo de comer com os olhos que, definitivamente,
provoca uma questão maior do que a expressão popular, ao qual descrevi como “binge
tasting” e “bulimia da percepção”. Essas descobertas foram realizadas a partir da
fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty, para discutir de forma transdisciplinar
(de questões antropológicas, sociológicas, comunicacionais e filosóficas) a questão
estética da comida, em diálogo com o teórico contemporâneo Nicola Perullo. Esta busca,
por fim, resulta em reconhecer o fenômeno maior que habita uma gastronomia em estado
de transe, que é desvendada aos poucos adentrando a esfera da transcendência e de uma
nova proposta de “restauração”, a Recozinha. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Gastronomia em transe : itinerários de crise estética da comida contemporânea | pt_BR |
dc.title.alternative | Entranced gastronomy : Itineraries of aesthetical crisis of the contemporary food | pt_BR |
dc.title.alternative | Gastronomia in trance : Itinerari di crise estetica dello cibo contemporaneo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comida | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gastronomia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estética | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | From a phenomenological point of view, this essay evokes the place and condition of
gastronomy and the aesthetic crises that operate as catalysts for the shifts in the perception
of contemporary food, from 19th century modernity to current issues. To investigate this
phenomenon, food itineraries are presented through aesthetic, dietary, image, media and
transcendence routes. The present research starts from a communicational issue to enter
the transversal field, however, still very young, within the so-called gastronomic sciences,
from the perspective of the aesthetic experience. How much narrative spice, media
processing and historical reenactments would add up to the imaginative and sensitive
character that feeds contemporary food? There is no objective answer and, like cooking
itself, depends on intuition, trial and error. However, the research touches on eminently
contemporary themes about the conceptual and relational universe that involves food.
Thus, revealing the process of gastronomization, which gives rise to unprecedented
concepts, such as the gastronomized subject and phenomenological perceptions that allow
for a deeper understanding of the complexity of this subject. Among them are new
perceptual and aesthetic problems such as the use of gastronomy as a narrative genre and
a process of eating with the eyes that definitely provokes a bigger issue than the popular
expression, which I described as “binge tasting” and “bulimia”. of perception”. These
discoveries were made from Merleau-Ponty's phenomenology of perception, to discuss
in a transdisciplinary way (from anthropological, sociological, communicational and
philosophical issues) the aesthetic question of food, in dialogue with contemporary
theorist Nicola Perullo. This search, finally, results in recognizing the larger phenomenon
that inhabits a gastronomy in a state of trance, which is gradually unveiled, entering the
sphere of transcendence and a new proposal for “restoration”, the phenomenon of a
Recozinha. | pt_BR |
dc.description.abstract4 | ASTRATTO: Da un punto di vista fenomenologico, questo saggio evoca il luogo e la condizione della
gastronomia e le crisi estetiche che fungono da catalizzatori dei cambiamenti nella
percezione del cibo contemporaneo, dalla modernità dell'Ottocento all'attualità. Per
indagare questo fenomeno, vengono presentati percorsi gastronomici attraverso percorsi
estetici, dietetici, di immagine, mediatici e di trascendenza. La presente ricerca parte da
una questione comunicativa per entrare nel campo trasversale, comunque ancora
giovanissimo, all'interno delle cosiddette scienze gastronomiche, dal punto di vista
dell'esperienza estetica. Quanta spezia narrativa, elaborazione mediatica e rievocazioni
storiche si sommano al carattere fantasioso e sensibile che alimenta il cibo
contemporaneo? Non esiste una risposta oggettiva e, come la cucina stessa, dipende
dall'intuizione, dai tentativi e dagli errori. Tuttavia, la ricerca tocca temi eminentemente
contemporanei dell'universo concettuale e relazionale che coinvolge il cibo. Scoprire così
il processo di gastronomia, che dà origine a nuovi concetti, come il soggetto
gastronomizzato e percezioni fenomenologiche che ci permettono di conoscere a fondo
la complessità di questo argomento. Tra questi ci sono nuovi problemi percettivi ed
estetici come l'uso della gastronomia come genere narrativo e un processo di mangiare
con gli occhi che provoca sicuramente un problema più grande dell'espressione popolare,
che ho descritto come "binge tasting" e "bulimia". della percezione”. Queste scoperte
sono state fatte dalla fenomenologia della percezione di Merleau-Ponty, per discutere in
modo transdisciplinare (da questioni antropologiche, sociologiche, comunicative e
filosofiche) la questione estetica del cibo, in dialogo con il teorico contemporaneo Nicola
Perullo. Questa ricerca si traduce nel riconoscere che la gastronomia è in uno stato di
trance, che via via si svela, entrando nella sfera della trascendenza per diventare una
nuova proposta di “restauro”, che diventa la “Recozinha”. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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