http://repositorio.unb.br/handle/10482/44824
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2022_PolyanneAparecidaAlvesMoita.pdf | 3,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Ensino do processo de Enfermagem nos cursos de graduação do Distrito Federal |
Outros títulos: | Teaching the Nursing Process in undergraduate courses in the Federal District |
Autor(es): | Vieira, Polyanne Aparecida Alves Moita |
E-mail do autor: | polymoita@gmail.com |
Orientador(es): | Jesus, Cristine Alves Costa de |
Assunto: | Processo de Enfermagem Enfermagem - estudo e ensino Ensino superior |
Data de publicação: | 15-Set-2022 |
Data de defesa: | 31-Mai-2022 |
Referência: | VIEIRA, Polyanne Aparecida Alves Moita. Ensino do processo de Enfermagem nos cursos de graduação do Distrito Federal. 2022. 149 f., il. Tese (Doutorado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | De acordo com a American Nurses Association, o processo de enfermagem é considerado padrão da prática e a sua aplicação exige o desenvolvimento de competências específicas e capacidades técnicas, intelectuais, cognitivas e interpessoais. Para a construção dessas capacidades, é compreensível que elas sejam desenvolvidas a partir da vivência acadêmica ao longo da formação teórico-filosófica e prática. Objetivou-se, com este estudo, analisar as matrizes curriculares dos cursos de graduação em enfermagem do Distrito Federal e a percepção dos alunos sobre o ensino do processo de enfermagem. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva de abordagem mista e para o desenvolvimento do estudo foram analisadas matrizes curriculares dos cursos de graduação em enfermagem e aplicado questionário para análise da percepção dos alunos sobre o ensino do processo de enfermagem. A primeira etapa foi feita através de levantamento sistemático pelo site do Ministério da Educação dos cursos de graduação em enfermagem e das suas respectivas matrizes curriculares e, em seguida, a análise sistemática das matrizes e planos de ensino. Para a segunda etapa, foi aplicado questionário estruturado aos alunos dos últimos semestres das Instituições de Ensino Superior participantes. O tratamento dos dados qualitativos se deu com a análise de conteúdo, segundo Bardin, e por meio da aplicação nas técnicas de Análise de Similitude e Nuvem de Palavras do software IRaMuTeQ. Foram encontradas 34 IES no Distrito Federal, e apenas 29% possuíam as notas de Conceito do MEC e disciplina específica sobre o processo de enfermagem. Nessa etapa, não se observou uma padronização das disciplinas, no que tange ao conteúdo, semestre e carga horária. Na segunda etapa, o questionário foi aplicado a 142 alunos, e nas respostas descritivas destaca-se a falta de compreensão sobre a diferença entre sistematização da assistência de enfermagem e processo de enfermagem, com 68% das respostas incompatíveis, bem como sobre as etapas do processo de enfermagem privativas do enfermeiro, com 77% de respostas incorretas. Quanto às questões objetivas de conhecimento, seis itens apresentaram índices com mais de 50% de erros, todos relacionados a raciocínio clínico e/ou diagnóstico de enfermagem. No que se refere as afirmativas sobre a percepção dos alunos, a análise de conteúdo de Bardin resultou em três categorias: Conhecimento sobre o processo de enfermagem, Metodologia de ensino e Aplicação do processo de enfermagem. Na análise pelo software IRaMuTeQ, o corpus analisado teve aproveitamento de 75,21% sendo, portanto, considerado representativo. As categorias encontradas foram: Etapas do processo de enfermagem, Metodologia de ensino do processo de enfermagem, Aplicação do processo de enfermagem e Ensino do processo de enfermagem. Nota-se que as categorias validam as traçadas à luz de Bardin e que, de forma mais relevante, demonstraram que a percepção dos alunos está diretamente inclinada à necessidade de prática sobre o tema e abordagem em outras disciplinas. Conclui-se, portanto, que o processo de enfermagem deve ser alvo de prioridade no ensino-aprendizagem transversal durante toda a graduação, e garantido a partir de coordenadores sensibilizados e de uma matriz curricular direcionada pelas competências e habilidades dos padrões de prática profissional do enfermeiro. |
Abstract: | According to the American Nursing Association, the Nursing Process is considered a standard of practice, and its application requires the development of specific skills and technical, intellectual, cognitive and interpersonal skills. For the construction of these capacities, it is understandable that they are developed from the academic experience throughout the theoretical-philosophical and practical training. The objective of this study was to analyze the curricular matrices of undergraduate nursing courses in the Federal District and the students' perception of the teaching of the Nursing Process. This is an exploratory and descriptive research with a mixed approach. For the development of the study, curricular matrices of undergraduate nursing courses were analyzed and a questionnaire was applied to analyze the students' perception about the teaching of the Nursing Process. The first step was carried out through a systematic survey on the Ministry of Education's website of undergraduate nursing courses and their respective curricular matrices, and then a systematic analysis of the matrices and teaching plans. For the second stage, a structured questionnaire was applied to students from the last semesters of the participating Higher Education Institutions. The treatment of qualitative data took place with Content Analysis, according to Bardin, and through the application of the Similitude Analysis and Word Cloud techniques of the IRaMuTeQ Software. Results: 34 HEIs were found in the Federal District, and only 29% had the MEC Concept notes and a specific discipline on the Nursing Process. At this stage, there was no standardization of disciplines, in terms of content, semester and workload. In the second stage, the questionnaire was applied to 142 students, and in the descriptive answers, the lack of understanding about the difference between SAE and Nursing Process stands out, with 68% of the answers incompatible, as well as about the private Nursing Process steps nurses, with 77% incorrect answers. As for the objective questions of knowledge, 6 items presented indexes with more than 50% of errors, all related to clinical reasoning and/or nursing diagnosis. Regarding the statements about the students' perception, Bardin's content analysis resulted in 3 categories: Knowledge about the nursing process, Teaching methodology and Application of the nursing process. In the analysis by the IRaMuTeQ Software, the analyzed corpus had a use of 75.21%, being, therefore, considered representative. The categories found were: Stages of the nursing process, Teaching methodology of the nursing process, Application of the nursing process, and Teaching of the nursing process. It is noted that the categories validate those outlined in the light of Bardin, and that, in a more relevant way, they demonstrate that the students' perception is directly inclined to the need for practice on the theme and approach in other disciplines. It is concluded, therefore, that the Nursing Process should be a priority target in transversal teaching-learning throughout the graduation, and guaranteed from sensitized coordinators and a curricular matrix guided by the competences and abilities of the standards of professional practice of nurses. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2022. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
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Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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