Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Jesus, Cristine Alves Costa de | - |
dc.contributor.author | Vieira, Polyanne Aparecida Alves Moita | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-15T21:33:26Z | - |
dc.date.available | 2022-09-15T21:33:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-15 | - |
dc.date.submitted | 2022-05-31 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Polyanne Aparecida Alves Moita. Ensino do processo de Enfermagem nos cursos de graduação do Distrito Federal. 2022. 149 f., il. Tese (Doutorado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44824 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | De acordo com a American Nurses Association, o processo de enfermagem é considerado
padrão da prática e a sua aplicação exige o desenvolvimento de competências específicas e
capacidades técnicas, intelectuais, cognitivas e interpessoais. Para a construção dessas
capacidades, é compreensível que elas sejam desenvolvidas a partir da vivência acadêmica ao
longo da formação teórico-filosófica e prática. Objetivou-se, com este estudo, analisar as
matrizes curriculares dos cursos de graduação em enfermagem do Distrito Federal e a
percepção dos alunos sobre o ensino do processo de enfermagem. Trata-se de pesquisa
exploratória e descritiva de abordagem mista e para o desenvolvimento do estudo foram
analisadas matrizes curriculares dos cursos de graduação em enfermagem e aplicado
questionário para análise da percepção dos alunos sobre o ensino do processo de enfermagem.
A primeira etapa foi feita através de levantamento sistemático pelo site do Ministério da
Educação dos cursos de graduação em enfermagem e das suas respectivas matrizes curriculares
e, em seguida, a análise sistemática das matrizes e planos de ensino. Para a segunda etapa, foi
aplicado questionário estruturado aos alunos dos últimos semestres das Instituições de Ensino
Superior participantes. O tratamento dos dados qualitativos se deu com a análise de conteúdo,
segundo Bardin, e por meio da aplicação nas técnicas de Análise de Similitude e Nuvem de
Palavras do software IRaMuTeQ. Foram encontradas 34 IES no Distrito Federal, e apenas 29%
possuíam as notas de Conceito do MEC e disciplina específica sobre o processo de
enfermagem. Nessa etapa, não se observou uma padronização das disciplinas, no que tange ao
conteúdo, semestre e carga horária. Na segunda etapa, o questionário foi aplicado a 142 alunos,
e nas respostas descritivas destaca-se a falta de compreensão sobre a diferença entre
sistematização da assistência de enfermagem e processo de enfermagem, com 68% das
respostas incompatíveis, bem como sobre as etapas do processo de enfermagem privativas do
enfermeiro, com 77% de respostas incorretas. Quanto às questões objetivas de conhecimento,
seis itens apresentaram índices com mais de 50% de erros, todos relacionados a raciocínio
clínico e/ou diagnóstico de enfermagem. No que se refere as afirmativas sobre a percepção dos
alunos, a análise de conteúdo de Bardin resultou em três categorias: Conhecimento sobre o
processo de enfermagem, Metodologia de ensino e Aplicação do processo de enfermagem. Na
análise pelo software IRaMuTeQ, o corpus analisado teve aproveitamento de 75,21% sendo,
portanto, considerado representativo. As categorias encontradas foram: Etapas do processo de
enfermagem, Metodologia de ensino do processo de enfermagem, Aplicação do processo de
enfermagem e Ensino do processo de enfermagem. Nota-se que as categorias validam as
traçadas à luz de Bardin e que, de forma mais relevante, demonstraram que a percepção dos
alunos está diretamente inclinada à necessidade de prática sobre o tema e abordagem em outras
disciplinas. Conclui-se, portanto, que o processo de enfermagem deve ser alvo de prioridade
no ensino-aprendizagem transversal durante toda a graduação, e garantido a partir de
coordenadores sensibilizados e de uma matriz curricular direcionada pelas competências e
habilidades dos padrões de prática profissional do enfermeiro. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino do processo de Enfermagem nos cursos de graduação do Distrito Federal | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching the Nursing Process in undergraduate courses in the Federal District | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfermagem - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | According to the American Nursing Association, the Nursing Process is considered a standard
of practice, and its application requires the development of specific skills and technical,
intellectual, cognitive and interpersonal skills. For the construction of these capacities, it is
understandable that they are developed from the academic experience throughout the
theoretical-philosophical and practical training. The objective of this study was to analyze the
curricular matrices of undergraduate nursing courses in the Federal District and the students'
perception of the teaching of the Nursing Process. This is an exploratory and descriptive
research with a mixed approach. For the development of the study, curricular matrices of
undergraduate nursing courses were analyzed and a questionnaire was applied to analyze the
students' perception about the teaching of the Nursing Process. The first step was carried out
through a systematic survey on the Ministry of Education's website of undergraduate nursing
courses and their respective curricular matrices, and then a systematic analysis of the matrices
and teaching plans. For the second stage, a structured questionnaire was applied to students
from the last semesters of the participating Higher Education Institutions. The treatment of
qualitative data took place with Content Analysis, according to Bardin, and through the
application of the Similitude Analysis and Word Cloud techniques of the IRaMuTeQ Software.
Results: 34 HEIs were found in the Federal District, and only 29% had the MEC Concept notes
and a specific discipline on the Nursing Process. At this stage, there was no standardization of
disciplines, in terms of content, semester and workload. In the second stage, the questionnaire
was applied to 142 students, and in the descriptive answers, the lack of understanding about
the difference between SAE and Nursing Process stands out, with 68% of the answers
incompatible, as well as about the private Nursing Process steps nurses, with 77% incorrect
answers. As for the objective questions of knowledge, 6 items presented indexes with more
than 50% of errors, all related to clinical reasoning and/or nursing diagnosis. Regarding the
statements about the students' perception, Bardin's content analysis resulted in 3 categories:
Knowledge about the nursing process, Teaching methodology and Application of the nursing
process. In the analysis by the IRaMuTeQ Software, the analyzed corpus had a use of 75.21%,
being, therefore, considered representative. The categories found were: Stages of the nursing
process, Teaching methodology of the nursing process, Application of the nursing process, and
Teaching of the nursing process. It is noted that the categories validate those outlined in the
light of Bardin, and that, in a more relevant way, they demonstrate that the students' perception
is directly inclined to the need for practice on the theme and approach in other disciplines. It is
concluded, therefore, that the Nursing Process should be a priority target in transversal
teaching-learning throughout the graduation, and guaranteed from sensitized coordinators and
a curricular matrix guided by the competences and abilities of the standards of professional
practice of nurses. | pt_BR |
dc.contributor.email | polymoita@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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