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Título : Espaço virtual e espaço físico : a sua intrínseca relação por meio do mercado fitness de luxo
Autor : Bulnes, Bruna Angélica Fontes de
metadata.dc.contributor.email: bruna.f@live.co.uk
Orientador(es):: Araújo Sobrinho, Fernando Luiz
Assunto:: Geografia do consumo
Comportamento do consumidor
Geomarketing
Fitness
Redes sociais
Fecha de publicación : 13-sep-2022
Citación : BULNES, Bruna Angélica Fontes de. Espaço virtual e espaço físico: a sua intrínseca relação por meio do mercado fitness de luxo. 2022. 289 f., il. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumen : A presente tese busca elucidar as dinâmicas inerentes ao surgimento de estruturas espaciais voltadas a atender um público consumidor, criando novas centralidades no espaço urbano. Para elucidar, foi analisado o comportamento de consumo de um grupo, por meio da compreensão dos símbolos e signos valorizados por eles. Compreendeu-se que com o advento da internet, as interações sociais que outrora estavam limitadas geograficamente, tornaram-se presentes em um âmbito virtual, onde elas desempenham o papel que já pertenceu apenas às centralidades urbanas. Esta nova dinâmica gerou centralidades na esfera virtual, onde indivíduos com interesses mútuos se congregam sem a necessidade de estarem no mesmo lugar, nem de interagirem em tempo real e no mesmo idioma. Portanto, foi defendida nesta tese que o virtual ocupa um espaço de centralidade de subgrupos (que não necessariamente estariam próximos) com poder de modificar o espaço geográfico, ao criarem lugares que portam os seus símbolos e significados. Como âncora espacial, foi selecionado o mercado fitness de luxo, por possuir grande presença na esfera virtual, ter capilaridade na malha urbana analisada e apresentar um número sucinto de instalações, o que permitiu o uso de pesquisa in loco durante quatro anos (de 2017 a 2021) para a coleta de dados primários de consumo e uma aprofundada análise dos símbolos e signos de comportamento e consumo para o público-alvo deste segmento de mercado.
Abstract: This thesis seeks to elucidate the dynamics inherent to the emergence of spatial structures aimed at a type of consumer, creating new centralities in the urban space. To elucidate, the consumption behavior of a group was analyzed, through the understanding of the symbols and signs valued by them. It was understood that with the advent of the internet, social interactions that were once geographically limited became present in a virtual environment, where they play the role that once belonged to urban centralities. This new dynamic created centralities in the virtual sphere, where individuals with mutual interests gather together without the need to be in the same place, nor to interact in real time and in the same language. Therefore, it was presented in this thesis that the virtual occupies a space of centrality of subgroups (which would not necessarily be spatially close) with the power to modify the geographic space, by creating places that carry their symbols and meanings. The luxury fitness market was selected as the spatial anchor, as it has a large presence in the virtual sphere, is widely spread in urban places and presents a succinct number of facilities, which allowed the use of on-site research for four years (from 2017 to 2021) for the collection of primary data and an in-depth analysis of the symbols and signs of behavior and consumption for the target audience of this market segment.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Descripción : Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Geografia
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Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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