Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Araújo Sobrinho, Fernando Luiz | - |
dc.contributor.author | Bulnes, Bruna Angélica Fontes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-13T21:38:57Z | - |
dc.date.available | 2022-09-13T21:38:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-29 | - |
dc.identifier.citation | BULNES, Bruna Angélica Fontes de. Espaço virtual e espaço físico: a sua intrínseca relação por meio do mercado fitness de luxo. 2022. 289 f., il. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44799 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese busca elucidar as dinâmicas inerentes ao surgimento de
estruturas espaciais voltadas a atender um público consumidor, criando
novas centralidades no espaço urbano. Para elucidar, foi analisado o
comportamento de consumo de um grupo, por meio da compreensão dos
símbolos e signos valorizados por eles. Compreendeu-se que com o advento
da internet, as interações sociais que outrora estavam limitadas
geograficamente, tornaram-se presentes em um âmbito virtual, onde elas
desempenham o papel que já pertenceu apenas às centralidades urbanas.
Esta nova dinâmica gerou centralidades na esfera virtual, onde indivíduos
com interesses mútuos se congregam sem a necessidade de estarem no
mesmo lugar, nem de interagirem em tempo real e no mesmo idioma.
Portanto, foi defendida nesta tese que o virtual ocupa um espaço de
centralidade de subgrupos (que não necessariamente estariam próximos)
com poder de modificar o espaço geográfico, ao criarem lugares que portam
os seus símbolos e significados. Como âncora espacial, foi selecionado o
mercado fitness de luxo, por possuir grande presença na esfera virtual, ter
capilaridade na malha urbana analisada e apresentar um número sucinto de
instalações, o que permitiu o uso de pesquisa in loco durante quatro anos (de
2017 a 2021) para a coleta de dados primários de consumo e uma
aprofundada análise dos símbolos e signos de comportamento e consumo
para o público-alvo deste segmento de mercado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.language.iso | Inglês | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Espaço virtual e espaço físico : a sua intrínseca relação por meio do mercado fitness de luxo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geografia do consumo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geomarketing | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fitness | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes sociais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis seeks to elucidate the dynamics inherent to the emergence of
spatial structures aimed at a type of consumer, creating new centralities in the
urban space. To elucidate, the consumption behavior of a group was
analyzed, through the understanding of the symbols and signs valued by
them. It was understood that with the advent of the internet, social interactions
that were once geographically limited became present in a virtual
environment, where they play the role that once belonged to urban
centralities. This new dynamic created centralities in the virtual sphere, where
individuals with mutual interests gather together without the need to be in the
same place, nor to interact in real time and in the same language. Therefore,
it was presented in this thesis that the virtual occupies a space of centrality of
subgroups (which would not necessarily be spatially close) with the power to
modify the geographic space, by creating places that carry their symbols and
meanings. The luxury fitness market was selected as the spatial anchor, as it
has a large presence in the virtual sphere, is widely spread in urban places
and presents a succinct number of facilities, which allowed the use of on-site
research for four years (from 2017 to 2021) for the collection of primary data
and an in-depth analysis of the symbols and signs of behavior and
consumption for the target audience of this market segment. | pt_BR |
dc.contributor.email | bruna.f@live.co.uk | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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