http://repositorio.unb.br/handle/10482/43396
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_DanyellePassosMoraisMota.pdf | 946,59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | (Inter) profissionais conectados para a aprendizagem colaborativa |
Authors: | Mota, Danyelle Passos Morais |
Orientador(es):: | Rocha, Dais Gonçalves |
Assunto:: | Interação social Educação interprofissional Educação a distância |
Issue Date: | 12-Apr-2022 |
Data de defesa:: | 29-Jul-2021 |
Citation: | MOTA, Danyelle Passos Morais. (Inter) profissionais conectados para a aprendizagem colaborativa. 2021. 51 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Abstract: | Introdução A aprendizagem colaborativa envolve participantes com diferentes níveis de empenho para alcance de um mesmo propósito (GOKHALE, 1995). No âmbito da saúde, o uso dessa abordagem pode auxiliar a prática da educação interprofissional (EIP). A Organização Mundial de Saúde (2010, p.7) considera que a EIP “ocorre quando estudantes de duas ou mais profissões aprendem sobre os outros, com os outros e entre si para possibilitar a colaboração eficaz e melhorar os resultados na saúde”. Dillenbourg (1999) salienta sobre a aprendizagem colaborativa como uma circunstância na qual se espera interação entre os envolvidos para ativar o processo de aprendizagem, no entanto, não é garantido a ocorrência das interações. Assim, considerando a possibilidade de barreiras à interação social para a aprendizagem colaborativa on-line, relacionar facilitadores neste sentido podem apoiar as melhorias no ensino em saúde. Objetivo Investigar estratégias e ferramentas favoráveis à aprendizagem colaborativa interprofissional on line na saúde. Metodologia O trabalho constitui-se em uma pesquisa realizada mediante uma revisão de escopo a partir das bases de dados PubMed Central; Scopus e Web of Science e pela técnica bola de neve. Os critérios de elegibilidade adotados foram: idioma inglês, termos escolhidos para a questão de pesquisa e artigos publicados no recorte temporal de 2010 a 2020. Resultados Dois produtos foram elaborados: um artigo científico e um guia de bolso, baseados no conjunto das estratégias e ferramentas alcançadas. Sendo que parte destas foram provenientes da literatura de Sung e Mayer (2012) – estratégias de presença social (respeito mútuo, construção de relações pessoais, ambiente favorável ao feedback e à opinião, identificação nominal das pessoas e partilha de histórias e experiências) - e das buscas da revisão de escopo. As ferramentas e estratégias encontradas, resultantes da revisão, foram concatenadas em dois grupos, sendo: 2- ferramentas tecnológicas (software para plataforma de aprendizagem, ferramenta wiki, blogs, mídias sociais, fórum e ambiente assíncrono) e 3- estratégias de ensino-aprendizagem (aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em casos, discussão on-line, comunidade de práticas, estratégias organizacionais e técnicas de discurso). Considerações finais Dessa maneira, o trabalho pode favorecer aos interessados no manejo das barreiras à interação social em programas de EIP on-line, contribuindo para a colaboração e melhores resultados na saúde. Pesquisas futuras podem aprofundar a compreensão dos achados deste trabalho. |
Abstract: | Introduction Collaborative learning involves participants with different levels of commitment to achieve the same purpose (GOKHALE, 1995). In the health field, the use of this approach can help in the practice of interprofessional education (IPE). The World Health Organization (2010, p.7) considers that IPE “occurs when students from two or more professions learn about, from and with each other to enable effective collaboration and improve health outcomes”. Dillenbourg (1999) emphasizes collaborative learning as a circumstance in which interaction between those involved is expected to activate the learning process, however, the occurrence of interactions is not guaranteed. Thus, considering the possibility of barriers to social interaction for online collaborative learning, linking facilitators in this sense can support improvements in health education. Objective To investigate strategies and tools that favor online interprofessional collaborative learning in health. Methodology The work consists of research carried out through a scoping review from the PubMed Central databases; Scopus and Web of Science and by the snowball technique. The eligibility criteria adopted were: English, terms chosen for the research question, and articles published in the 2010-2020 timeframe. Results Two products were created: a scientific article and a pocket guide, based on the set of strategies and tools achieved. Part of these were from the literature of Sung and Mayer (2012) - social presence strategies (mutual respect, building personal relationships, favorable environment for feedback and opinion, nominal identification of people and sharing stories and experiences) - and of the scoping review searches. The tools and strategies found, the resulting from the review were concatenated into two groups, as follows: 2- technological tools (software for a learning platform, wiki tool, blogs, social media, forum, and asynchronous environment) and 3- teaching-learning strategies (problem-based learning, case-based learning, online discussion, community of practice, organizational strategies and speech techniques). Final considerations In this way, the work can favor those interested in managing barriers to social interaction in online IPE programs, contributing to collaboration and better health outcomes. Future research may deepen the understanding of the findings of this work |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) Faculdade de Ciências da Saúde (FS) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2021. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Mestrado Profissionalizante Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Mestrado Profissionalizante |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.