Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rocha, Dais Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Mota, Danyelle Passos Morais | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T18:42:53Z | - |
dc.date.available | 2022-04-12T18:42:53Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-12 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-29 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Danyelle Passos Morais. (Inter) profissionais conectados para a aprendizagem colaborativa. 2021. 51 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43396 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução A aprendizagem colaborativa envolve participantes com diferentes níveis de empenho para
alcance de um mesmo propósito (GOKHALE, 1995). No âmbito da saúde, o uso dessa abordagem pode
auxiliar a prática da educação interprofissional (EIP). A Organização Mundial de Saúde (2010, p.7)
considera que a EIP “ocorre quando estudantes de duas ou mais profissões aprendem sobre os outros, com
os outros e entre si para possibilitar a colaboração eficaz e melhorar os resultados na saúde”. Dillenbourg
(1999) salienta sobre a aprendizagem colaborativa como uma circunstância na qual se espera interação
entre os envolvidos para ativar o processo de aprendizagem, no entanto, não é garantido a ocorrência das
interações. Assim, considerando a possibilidade de barreiras à interação social para a aprendizagem
colaborativa on-line, relacionar facilitadores neste sentido podem apoiar as melhorias no ensino em saúde.
Objetivo Investigar estratégias e ferramentas favoráveis à aprendizagem colaborativa interprofissional on line na saúde. Metodologia O trabalho constitui-se em uma pesquisa realizada mediante uma revisão de
escopo a partir das bases de dados PubMed Central; Scopus e Web of Science e pela técnica bola de neve.
Os critérios de elegibilidade adotados foram: idioma inglês, termos escolhidos para a questão de pesquisa e
artigos publicados no recorte temporal de 2010 a 2020. Resultados Dois produtos foram elaborados: um
artigo científico e um guia de bolso, baseados no conjunto das estratégias e ferramentas alcançadas. Sendo
que parte destas foram provenientes da literatura de Sung e Mayer (2012) – estratégias de presença social
(respeito mútuo, construção de relações pessoais, ambiente favorável ao feedback e à opinião, identificação
nominal das pessoas e partilha de histórias e experiências) - e das buscas da revisão de escopo. As
ferramentas e estratégias encontradas, resultantes da revisão, foram concatenadas em dois grupos, sendo:
2- ferramentas tecnológicas (software para plataforma de aprendizagem, ferramenta wiki, blogs, mídias
sociais, fórum e ambiente assíncrono) e 3- estratégias de ensino-aprendizagem (aprendizagem baseada em
problemas, aprendizagem baseada em casos, discussão on-line, comunidade de práticas, estratégias
organizacionais e técnicas de discurso). Considerações finais Dessa maneira, o trabalho pode favorecer
aos interessados no manejo das barreiras à interação social em programas de EIP on-line, contribuindo
para a colaboração e melhores resultados na saúde. Pesquisas futuras podem aprofundar a compreensão
dos achados deste trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | (Inter) profissionais conectados para a aprendizagem colaborativa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interação social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação interprofissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação a distância | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction Collaborative learning involves participants with different levels of commitment to achieve the
same purpose (GOKHALE, 1995). In the health field, the use of this approach can help in the practice of
interprofessional education (IPE). The World Health Organization (2010, p.7) considers that IPE “occurs
when students from two or more professions learn about, from and with each other to enable effective
collaboration and improve health outcomes”. Dillenbourg (1999) emphasizes collaborative learning as a
circumstance in which interaction between those involved is expected to activate the learning process,
however, the occurrence of interactions is not guaranteed. Thus, considering the possibility of barriers to
social interaction for online collaborative learning, linking facilitators in this sense can support improvements
in health education. Objective To investigate strategies and tools that favor online interprofessional
collaborative learning in health. Methodology The work consists of research carried out through a scoping
review from the PubMed Central databases; Scopus and Web of Science and by the snowball technique.
The eligibility criteria adopted were: English, terms chosen for the research question, and articles published
in the 2010-2020 timeframe. Results Two products were created: a scientific article and a pocket guide,
based on the set of strategies and tools achieved. Part of these were from the literature of Sung and Mayer
(2012) - social presence strategies (mutual respect, building personal relationships, favorable environment
for feedback and opinion, nominal identification of people and sharing stories and experiences) - and of the
scoping review searches. The tools and strategies found, the resulting from the review were concatenated
into two groups, as follows: 2- technological tools (software for a learning platform, wiki tool, blogs, social
media, forum, and asynchronous environment) and 3- teaching-learning strategies (problem-based learning,
case-based learning, online discussion, community of practice, organizational strategies and speech
techniques). Final considerations In this way, the work can favor those interested in managing barriers to
social interaction in online IPE programs, contributing to collaboration and better health outcomes. Future
research may deepen the understanding of the findings of this work | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Mestrado Profissionalizante | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|