Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4319
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_MarciaSouzaSantos.pdf2,2 MBAdobe PDFView/Open
Title: A ditadura de ontem nas telas de hoje : representações do regime militar no cinema brasileiro contemporâneo
Authors: Santos, Marcia de Souza
Orientador(es):: Nunes, José Walter
Assunto:: Cinema brasileiro
Ditadura e ditadores
Brasil - política e governo - 1964-1985
Issue Date: 26-Apr-2010
Citation: SANTOS, Marcia de Souza. A ditadura de ontem nas telas de hoje: representações do regime militar no cinema brasileiro contemporâneo. 2009. 199 f. Dissertação (Mestrado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Abstract: O presente estudo insere-se no campo das reflexões que buscam um diálogo entre cinema, história e memória. Através de um conjunto de filmes da atualidade, procuro analisar as construções de memórias acerca do regime militar brasileiro (1964-1985), com ênfase na temática da luta armada existente no período. Destaco a imprescindível necessidade de associar as representações cinematográficas às condições de produção dos filmes, assim como ao contexto social do qual emergem. Busco, neste sentido, observar quais aspectos sobre a luta armada são valorizados e/ou silenciados por esses filmes, sempre considerando que o cinema pode ser percebido como um operador de memória social e como um lugar privilegiado para o embate de memórias. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study is inserted in the field of the reflections that look for a dialog between cinema, history and memory. Through an ensemble of current movies, I intent to analyze the constructions of memories about the Brazilian military regime (1964-1985), with emphasis in the thematic one of the guerrilla existent in the period. I detach to essential need of associate the cinematographic representations to the conditions of production of the film, as well as to the social context of which emerged. I seek, in this sense, observe which aspects about the guerrilla are valued and/or silenced by these films, always considering that the movies can be perceived like an operator of social memory and as a place privileged for the conflict of memories.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, 2009.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em História
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/4319/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.