http://repositorio.unb.br/handle/10482/4319
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_MarciaSouzaSantos.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A ditadura de ontem nas telas de hoje : representações do regime militar no cinema brasileiro contemporâneo |
Autor(es): | Santos, Marcia de Souza |
Orientador(es): | Nunes, José Walter |
Assunto: | Cinema brasileiro Ditadura e ditadores Brasil - política e governo - 1964-1985 |
Data de publicação: | 26-Abr-2010 |
Data de defesa: | Mar-2009 |
Referência: | SANTOS, Marcia de Souza. A ditadura de ontem nas telas de hoje: representações do regime militar no cinema brasileiro contemporâneo. 2009. 199 f. Dissertação (Mestrado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Resumo: | O presente estudo insere-se no campo das reflexões que buscam um diálogo entre cinema, história e memória. Através de um conjunto de filmes da atualidade, procuro analisar as construções de memórias acerca do regime militar brasileiro (1964-1985), com ênfase na temática da luta armada existente no período. Destaco a imprescindível necessidade de associar as representações cinematográficas às condições de produção dos filmes, assim como ao contexto social do qual emergem. Busco, neste sentido, observar quais aspectos sobre a luta armada são valorizados e/ou silenciados por esses filmes, sempre considerando que o cinema pode ser percebido como um operador de memória social e como um lugar privilegiado para o embate de memórias. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The present study is inserted in the field of the reflections that look for a dialog between cinema, history and memory. Through an ensemble of current movies, I intent to analyze the constructions of memories about the Brazilian military regime (1964-1985), with emphasis in the thematic one of the guerrilla existent in the period. I detach to essential need of associate the cinematographic representations to the conditions of production of the film, as well as to the social context of which emerged. I seek, in this sense, observe which aspects about the guerrilla are valued and/or silenced by these films, always considering that the movies can be perceived like an operator of social memory and as a place privileged for the conflict of memories. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de História (ICH HIS) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, 2009. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em História |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.