http://repositorio.unb.br/handle/10482/43159
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_Touch-and-goInclusiveEducation.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Touch-and-go as an inclusive education strategy in case of visual impairment |
Autor(es): | Bressane, Adriano Moreira, Geraldo Eustáquio Villanueva, Sandra Bizarria Lopes |
ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-4899-3983 https://orcid.org/0000-0002-1455-6646 https://orcid.org/0000-0001-9573-3247 |
Assunto: | Estratégias de aprendizagem Deficiência visual Álgebra linear |
Data de publicação: | 20-Fev-2019 |
Editora: | Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) |
Referência: | BRESSANE, Adriano; MOREIRA, Geraldo Eustáquio; VILLANUEVA, Sandra Bizarria Lopes. Touch-and-go as an inclusive education strategy in case of visual impairment. Linhas Críticas, Brasília, v. 25, e23066, 2019. DOI: 10.26512/lc.v25.2019.23066. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23066. Acesso em: 16 fev. 2022. |
Resumo: | A força perceptual nos estilos de aprendizagem refere-se a obter conhecimento mais facilmente por diferentes sistemas sensoriais. Descobrir as forças e fraquezas perceptivas de cada aluno e encontrar maneiras de melhorar sua aprendizagem é sempre um desafio para o professor. Em casos extremos, como os de baixa visão, a abordagem touch-and-go pode ser uma alternativa. Este trabalho tem por objetivo compartilhar a experiência pedagógica do uso de recursos táticos como estratégia de aprendizagem em um caso de deficiência visual, desenvolvida para apoiar aulas de Álgebra Linear e Geometria Analítica na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens). Como resultado, verificou-se facilidade no manejo dos recursos táticos pelo aluno, ganho considerável na compreensão dos conceitos teóricos e dos casos práticos analisados ”‹”‹em sala de aula. De acordo com a percepção docente, a experimentação concreta usando a estratégia baseada em recursos táteis (touch-and-go) proporcionou apoio satisfatório para as aulas. Portanto, a abordagem touch-and-go pode ser considerada uma estratégia promissora em casos de deficiência visual. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) |
Licença: | Licença - Copyright (c) 2019 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: - Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23066. Acesso em: 16 fev. 2022. |
DOI: | https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23066 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.