Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Bressane, Adriano | - |
dc.contributor.author | Moreira, Geraldo Eustáquio | - |
dc.contributor.author | Villanueva, Sandra Bizarria Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T14:27:19Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T14:27:19Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-20 | - |
dc.identifier.citation | BRESSANE, Adriano; MOREIRA, Geraldo Eustáquio; VILLANUEVA, Sandra Bizarria Lopes. Touch-and-go as an inclusive education strategy in case of visual impairment. Linhas Críticas, Brasília, v. 25, e23066, 2019. DOI: 10.26512/lc.v25.2019.23066. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23066. Acesso em: 16 fev. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43159 | - |
dc.description.abstract | A força perceptual nos estilos de aprendizagem refere-se a obter conhecimento mais facilmente por diferentes sistemas sensoriais. Descobrir as forças e fraquezas perceptivas de cada aluno e encontrar maneiras de melhorar sua aprendizagem é sempre um desafio para o professor. Em casos extremos, como os de baixa visão, a abordagem touch-and-go pode ser uma alternativa. Este trabalho tem por objetivo compartilhar a experiência pedagógica do uso de recursos táticos como estratégia de aprendizagem em um caso de deficiência visual, desenvolvida para apoiar aulas de Álgebra Linear e Geometria Analítica na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens). Como resultado, verificou-se facilidade no manejo dos recursos táticos pelo aluno, ganho considerável na compreensão dos conceitos teóricos e dos casos práticos analisados ”‹”‹em sala de aula. De acordo com a percepção docente, a experimentação concreta usando a estratégia baseada em recursos táteis (touch-and-go) proporcionou apoio satisfatório para as aulas. Portanto, a abordagem touch-and-go pode ser considerada uma estratégia promissora em casos de deficiência visual. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Touch-and-go as an inclusive education strategy in case of visual impairment | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Álgebra linear | pt_BR |
dc.rights.license | Licença - Copyright (c) 2019 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: - Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23066. Acesso em: 16 fev. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23066 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4899-3983 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1455-6646 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9573-3247 | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|