Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/41123
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_EncontrosEmbatesEngajamentos.pdf556,36 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Encontros, embates e engajamentos : professores e professoras de história em uma comunidade do facebook
Autre(s) titre(s): Articulation, divergences and engagements : history teachers in a virtual facebook community
Auteur(s): Portela, Cristiane de Assis
Ulhoa, Clarissa Adjuto
Correia, Iara Toscano
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-4500-4748
https://orcid.org/0000-0002-9952-9232
https://orcid.org/0000-0002-7660-9045
Assunto:: Professores de história
História
Aprendizagem
Educação permanente
Comunidade online
Hooks, Bell
Date de publication: 29-déc-2020
Editeur: Programa de Pós-Graduação em História - PPGH, Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Référence bibliographique: PORTELA, Cristiane de Assis; ULHOA, Clarissa Adjuto; CORREIA, Iara Toscano. Encontros, embates e engajamentos: professores e professoras de história em uma comunidade do facebook. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 12, n. 31, e0207, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5965/2175180312312020e0207. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180312312020e0207. Acesso em: 9 jun. 2021.
Résumé: Este artigo propõe analisar as formas de interação construídas entre professores da educação básica em uma comunidade virtual fechada do Facebook, intitulada “Ensino Dinâmico de História”. Nela, estão inscritos e interagem mais de 24 mil profissionais da História que atuam em diferentes etapas do ensino, no âmbito das redes pública e privada de educação, oriundos de diferentes regiões e contextos do Brasil. Argumentamos que a comunidade pode ser encarada como um espaço informal de formação continuada de historiadores que atuam na educação básica brasileira, indicando potencialidades para a constituição de "comunidades de experiência" em torno do conhecimento histórico. Elegendo os eixos encontros, embates e engajamentos, optamos metodologicamente pela construção de uma etnografia da prática escolar, mas nesse caso, tendo como lócusuma plataforma digital. Procuramos, primeiramente, compreender mecanismos que os professores acionam para construir formas de colaboração mútua no âmbito dessa comunidade virtual. Em seguida, buscamos entender se os docentes demonstram dissensões teóricas e políticas, percebendo em que termos tais divergências se manifestam nos diferentes diálogos postados. Demonstrando que a comunidade funciona como um espaço em que os professores compartilham estratégias metodológicas diversas, buscamos argumentar como esses debates se situam entre perspectivas críticas e um reforço da “técnica pela técnica”.
Abstract: This article proposes to analyze the forms of interaction built between basic education teachers in a closed virtual Facebook community, named “Dynamic History Teaching”. In it, there are more than 24 thousand History professionals working in different stages of teaching, within public and private schools and from the most varied regions and contexts in Brazil. We argue that the community can be seen as an informal space of continuing formation of historians working in brazilian basic education, indicatingpotentiality for the constitution of “communities of experiences” regarding historical knowledge. We chose methodologically to build an ethnography of school practice, choosing the axes of articulation, divergences and engagement, but in this case, havinga digital platform as the locus. Firstly, we seek to comprehend the mechanisms that teachers use to build ways of mutual cooperation within this virtual community. Then, we aim to understand if the educators show theoretical and political dissension, noticing in which terms those divergences manifest in the different posted dialogues. Demonstrating that the community works as a space where teachers share different methodological strategies, we seek to argue how these debates are situated between critical perspectives and a reinforcement of “technique by technique”.
Licença:: (CC BY NC ND)
DOI: https://doi.org/10.5965/2175180312312020e0207
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/41123/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.