http://repositorio.unb.br/handle/10482/41123
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_EncontrosEmbatesEngajamentos.pdf | 556,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Encontros, embates e engajamentos : professores e professoras de história em uma comunidade do facebook |
Otros títulos : | Articulation, divergences and engagements : history teachers in a virtual facebook community |
Autor : | Portela, Cristiane de Assis Ulhoa, Clarissa Adjuto Correia, Iara Toscano |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0002-4500-4748 https://orcid.org/0000-0002-9952-9232 https://orcid.org/0000-0002-7660-9045 |
Assunto:: | Professores de história História Aprendizagem Educação permanente Comunidade online Hooks, Bell |
Fecha de publicación : | 29-dic-2020 |
Editorial : | Programa de Pós-Graduação em História - PPGH, Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
Citación : | PORTELA, Cristiane de Assis; ULHOA, Clarissa Adjuto; CORREIA, Iara Toscano. Encontros, embates e engajamentos: professores e professoras de história em uma comunidade do facebook. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 12, n. 31, e0207, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5965/2175180312312020e0207. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180312312020e0207. Acesso em: 9 jun. 2021. |
Resumen : | Este artigo propõe analisar as formas de interação construídas entre professores da educação básica em uma comunidade virtual fechada do Facebook, intitulada “Ensino Dinâmico de História”. Nela, estão inscritos e interagem mais de 24 mil profissionais da História que atuam em diferentes etapas do ensino, no âmbito das redes pública e privada de educação, oriundos de diferentes regiões e contextos do Brasil. Argumentamos que a comunidade pode ser encarada como um espaço informal de formação continuada de historiadores que atuam na educação básica brasileira, indicando potencialidades para a constituição de "comunidades de experiência" em torno do conhecimento histórico. Elegendo os eixos encontros, embates e engajamentos, optamos metodologicamente pela construção de uma etnografia da prática escolar, mas nesse caso, tendo como lócusuma plataforma digital. Procuramos, primeiramente, compreender mecanismos que os professores acionam para construir formas de colaboração mútua no âmbito dessa comunidade virtual. Em seguida, buscamos entender se os docentes demonstram dissensões teóricas e políticas, percebendo em que termos tais divergências se manifestam nos diferentes diálogos postados. Demonstrando que a comunidade funciona como um espaço em que os professores compartilham estratégias metodológicas diversas, buscamos argumentar como esses debates se situam entre perspectivas críticas e um reforço da “técnica pela técnica”. |
Abstract: | This article proposes to analyze the forms of interaction built between basic education teachers in a closed virtual Facebook community, named “Dynamic History Teaching”. In it, there are more than 24 thousand History professionals working in different stages of teaching, within public and private schools and from the most varied regions and contexts in Brazil. We argue that the community can be seen as an informal space of continuing formation of historians working in brazilian basic education, indicatingpotentiality for the constitution of “communities of experiences” regarding historical knowledge. We chose methodologically to build an ethnography of school practice, choosing the axes of articulation, divergences and engagement, but in this case, havinga digital platform as the locus. Firstly, we seek to comprehend the mechanisms that teachers use to build ways of mutual cooperation within this virtual community. Then, we aim to understand if the educators show theoretical and political dissension, noticing in which terms those divergences manifest in the different posted dialogues. Demonstrating that the community works as a space where teachers share different methodological strategies, we seek to argue how these debates are situated between critical perspectives and a reinforcement of “technique by technique”. |
Licença:: | (CC BY NC ND) |
DOI: | https://doi.org/10.5965/2175180312312020e0207 |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.