http://repositorio.unb.br/handle/10482/40611
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2020_YuriMagalhãesCunha.pdf | 8,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Análise da fadiga em pontes ferroviárias de concreto protendido |
Otros títulos : | Fatigue analysis of railway prestressed concrete bridges |
Autor : | Cunha, Yuri Magalhães |
metadata.dc.contributor.email: | yurimagalhaes@poli.ufrj.br |
Orientador(es):: | Miranda, Antonio Carlos de Oliveira |
Coorientador(es):: | Martins, Paulo Chaves de Rezende |
Assunto:: | Pontes ferroviárias Fadiga Concreto protendido Pontes - vida útil |
Fecha de publicación : | 22-abr-2021 |
Data de defesa:: | 23-oct-2020 |
Citación : | CUNHA, Yuri Magalhães. Análise da fadiga em pontes ferroviárias de concreto protendido. 2020. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumen : | Este trabalho apresenta um estudo numérico da fadiga em pontes ferroviárias da tipologia mais existente na Ferrovia Norte-Sul (FNS). São apresentados os conceitos básicos da fadiga, com auxílio das curvas S-N e da mecânica da fratura. Também é apresentado um resumo dos normativos americanos (Arema e AASHTO), europeus (Eurocode e fib2010) e brasileiros (NBR 6118) acerca da verificação da fadiga em projetos de pontes. É dada a ênfase nos métodos baseados nas curvas S-N. Os modelos numéricos utilizados foram calibrados com séries temporais de pontes instrumentadas da Estrada de Ferro de Carajás. Veloso (2018) obteve medições de deformações no concreto e aço das armaduras quando da passagem dos trens. Com base nesses dados, são elaborados modelos estruturais em elementos finitos (MEF) no programa CSI Bridge para estudo da fadiga das pontes da FNS. Para estimar o efeito da fadiga nas pontes estudadas, são aplicados os conceitos presentes nos normativos internacionais, assim como aqueles presentes na NBR 6118:2014. São apresentadas as metodologias para avaliação da fadiga por fórmulas simplificadas com nível de tensão única, bastante úteis principalmente em fases de estudo preliminar e projeto básico. Também são apresentadas as verificações com o cálculo da vida útil através da contabilização de ciclos de tensões de amplitudes variáveis, obtidos de séries temporais produzidas por um tráfego compatível com pontes de carga para tráfego pesado (minério de ferro). Os ciclos foram contabilizados com auxílio do método “Rainflow” através de um programa em Fortran e as curvas de resistência S-N dos códigos foram corrigidas com auxílio do método de Goodman para avaliar tensões com médias diferentes de zero |
Abstract: | This work presents a numerical study about fatigue in railway bridges of a kind that it’s most present in Brazilian railway system at North-South Railway (NSR). Basic concepts of fatigue are presented with respect to S-N curves and fracture mechanics. It also presents some aspects regarding American normative (Arema and AASHTO), European normative as (Eurocode and fib2010) and also Brazilian normative (NBR 6118) regarding fatigue verification on bridges. Emphasis is given in S-N curves-based methods. Numerical models used were calibrated with temporal series of results from instrumented bridges of Carajás railway. Veloso (2018) measured deformations on concrete e steel reinforcement caused by train passage. With this data, structural models were elaborated using finite element method (FEM) in CsiBridge to study fatigue on NSR bridges. To estimate fatigue effects on bridges, it is applied methods of verification presented in international normative as well as NBR 6118:2014. The methods presented here are based and simplified formulations for a single level of stress, a very practical way for preliminary studies. It also presents verifications that calculate the useful life as effects of variables stress cycles, obtained from temporal series produced by heavy weight traffic compatible with iron transportation. Rainflow method of calculation cycles is used with Fortran format code and S-N curves were modified by Goodman equation to compute the requested design life. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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