Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Miranda, Antonio Carlos de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Cunha, Yuri Magalhães | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-22T11:17:51Z | - |
dc.date.available | 2021-04-22T11:17:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-22 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-23 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Yuri Magalhães. Análise da fadiga em pontes ferroviárias de concreto protendido. 2020. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40611 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um estudo numérico da fadiga em pontes ferroviárias da tipologia mais
existente na Ferrovia Norte-Sul (FNS). São apresentados os conceitos básicos da fadiga, com
auxílio das curvas S-N e da mecânica da fratura. Também é apresentado um resumo dos
normativos americanos (Arema e AASHTO), europeus (Eurocode e fib2010) e brasileiros
(NBR 6118) acerca da verificação da fadiga em projetos de pontes. É dada a ênfase nos métodos
baseados nas curvas S-N. Os modelos numéricos utilizados foram calibrados com séries
temporais de pontes instrumentadas da Estrada de Ferro de Carajás. Veloso (2018) obteve
medições de deformações no concreto e aço das armaduras quando da passagem dos trens. Com
base nesses dados, são elaborados modelos estruturais em elementos finitos (MEF) no programa
CSI Bridge para estudo da fadiga das pontes da FNS. Para estimar o efeito da fadiga nas pontes
estudadas, são aplicados os conceitos presentes nos normativos internacionais, assim como
aqueles presentes na NBR 6118:2014. São apresentadas as metodologias para avaliação da
fadiga por fórmulas simplificadas com nível de tensão única, bastante úteis principalmente em
fases de estudo preliminar e projeto básico. Também são apresentadas as verificações com o
cálculo da vida útil através da contabilização de ciclos de tensões de amplitudes variáveis,
obtidos de séries temporais produzidas por um tráfego compatível com pontes de carga para
tráfego pesado (minério de ferro). Os ciclos foram contabilizados com auxílio do método
“Rainflow” através de um programa em Fortran e as curvas de resistência S-N dos códigos
foram corrigidas com auxílio do método de Goodman para avaliar tensões com médias
diferentes de zero | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise da fadiga em pontes ferroviárias de concreto protendido | pt_BR |
dc.title.alternative | Fatigue analysis of railway prestressed concrete bridges | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pontes ferroviárias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fadiga | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concreto protendido | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pontes - vida útil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Martins, Paulo Chaves de Rezende | - |
dc.description.abstract1 | This work presents a numerical study about fatigue in railway bridges of a kind that it’s most
present in Brazilian railway system at North-South Railway (NSR). Basic concepts of fatigue
are presented with respect to S-N curves and fracture mechanics. It also presents some aspects
regarding American normative (Arema and AASHTO), European normative as (Eurocode and
fib2010) and also Brazilian normative (NBR 6118) regarding fatigue verification on bridges.
Emphasis is given in S-N curves-based methods. Numerical models used were calibrated with
temporal series of results from instrumented bridges of Carajás railway. Veloso (2018)
measured deformations on concrete e steel reinforcement caused by train passage. With this
data, structural models were elaborated using finite element method (FEM) in CsiBridge to
study fatigue on NSR bridges. To estimate fatigue effects on bridges, it is applied methods of
verification presented in international normative as well as NBR 6118:2014. The methods
presented here are based and simplified formulations for a single level of stress, a very practical
way for preliminary studies. It also presents verifications that calculate the useful life as effects
of variables stress cycles, obtained from temporal series produced by heavy weight traffic
compatible with iron transportation. Rainflow method of calculation cycles is used with Fortran
format code and S-N curves were modified by Goodman equation to compute the requested
design life. | pt_BR |
dc.contributor.email | yurimagalhaes@poli.ufrj.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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