http://repositorio.unb.br/handle/10482/40014
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_EnsinoRemotoBrasil.pdf | 278,79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação |
Authors: | Cunha, Leonardo Ferreira Farias da Silva, Alcineia de Souza Silva, Aurênio Pereira da |
Assunto:: | Educação Ensino remoto Qualidade (Educação) Epidemias |
Issue Date: | 27-Aug-2020 |
Publisher: | Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal |
Citation: | CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da; SILVA, Alcineia de Souza; SILVA, Aurênio Pereira da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924. Acesso em: 03 fev. 2021. |
Abstract: | O objetivo deste artigo é discutir sobre a qualidade e o direito e acesso à educação a partir da organi-zação do trabalho escolar das secretarias estaduais de educação no contexto de pandemia da Covid-19 no Brasil. Para tanto, utilizou-se como metodologias a pesquisa documental e a análise de páginas eletrônicas de instituições representativas ao objeto de estudo desse trabalho. Os resultados evidenciaram que o ensino remoto é excludente e agrava a qualidade da educação pública e a desigualdade educacional, em razão de não garantir a aprendiza-gem, a qualidade e o direito e/ou a igualdade de acesso à educação para todos os estudantes. Logo, os sistemas educacionais têm um grande desafio no pós-pandemia: o de reparar as perdas acarretadas pelo formato escolar dessa conjuntura. Isso demanda investimentos substanciais na Educação Básica, planejamento e uma organização cuidadosa do trabalho pedagógico. |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins UnB - Covid-19 |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.