http://repositorio.unb.br/handle/10482/38939
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_LarissaAlvesdeSousa.pdf | 6,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Monumento e ativação popular do espaço público latino-americano : Cuba e Brasil |
Autor(es): | Sousa, Larissa Alves de |
Orientador(es): | Costa, Everaldo Batista da |
Coorientador(es): | Yeras, Mabel Teresa Chaos |
Assunto: | América Latina Camagüey (Cuba) Goiânia (GO) Ativação popular - espaço público Espaço público Monumentos |
Data de publicação: | 3-Jul-2020 |
Data de defesa: | 2-Mar-2020 |
Referência: | SOUSA, Larissa Alves de. Monumento e ativação popular do espaço público latino-americano: Cuba e Brasil. 2020. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Os monumentos colocados nos espaços públicos são uma forma de homenagear àqueles que ergueram e desenvolveram as cidades de Camagüey (Cuba) e Goiânia (Brasil). A Praça Ignacio Agramonte em Camagüey, nos apresenta um espaço público significativo nos aspectos culturais e arquitetônicos, uma vez que esse espaço não está caracterizado somente pelas temporalidades urbanas, simultaneamente, ele demanda das experiências cotidianas dos sujeitos que determinam as transformações nos/dos espaços públicos. Assim, o Monumento a Ignacio Agramonte faz parte da trajetória de vida dos sujeitos ao exercer a função comunicativa da liberdade e da conquista do povo camagüeyano. Da mesma forma, a formação da Praça do Bandeirante em Goiânia, tem sua essência associada à esfera político-cultural que emerge do processo de construção da cidade e implica nas formas de socialização, em que passa a ser entendido como o lugar da prática social. Logo, o Monumento ao Bandeirante desperta o interesse em compreender os sentidos políticos e/ou lúdicos representados pela figura do herói, visto como desbravador dos territórios brasileiros e fundador das cidades. A espacialidade da ação popular nesses lugares capta o movimento no/do espaço público, ao mesmo tempo em que estimula a compreensão das intencionalidades na trajetória existencial dos monumentos. Por esse caminho, entendemos que a ativação popular do espaço público à luz do patrimônio-territorial proposto por E. Costa, busca compreender os usos e funções nos/dos espaços públicos das cidades latino-americanas face a complexidade e os substratos fenomenológicos que os alimentam. Com o objetivo de “analisar a relação entre a ativação popular do espaço público e o monumento, este como catalisador de práticas sociais localizadas e da memória coletiva, em Camagüey (Cuba), e Goiânia (Brasil)”, essa pesquisa foi conduzida por uma proposta qualitativa e guiada pelos conceitos de monumento de Le Goff, memória de Halbwachs e ativação popular do espaço público de Costa, em diálogo com Serpa, Valverde e Gomes. O caminho metodológico percorrido teve como aporte às propostas de E. Costa para a ativação popular do espaço público como patrimônio-territorial e compreendeu a pesquisa de gabinete, pesquisa de campo, entrevista semiestruturada, observação participante, sistematização de diário de campo e análise de dados. Os resultados revelam que: a relação entre o espaço público e os monumentos fomentam as práticas sociais e constituem possibilidades de ação popular específica, os monumentos têm o potencial de construir o discurso oficial, as narrativas urbanas, a memória coletiva, produzir sentidos e projetam, no espaço público dessas duas cidades, a duração da vida dinâmica popular reafirmadas no próprio espaço público latino-americano. |
Abstract: | The monuments placed in public spaces are a way of paying homage to those who built and developed the cities of Camagüey (Cuba) and Goiânia (Brazil). Ignacio Agramonte Square in Camagüey, presents us with a significant public space in cultural and architectural aspects, since this space is not only characterized by urban temporalities, simultaneously, it demands the daily experiences of the subjects that determine the transformations in / of public spaces. Thus, the Monument to Ignacio Agramonte is part of the subjects' life trajectory when exercising the communicative function of freedom and the conquest of the Camagüeyan people. Likewise, the formation of Praça do Bandeirante in Goiânia, has its essence associated with the political-cultural sphere that emerges from the process of building the city and implies the forms of socialization, in which it is understood as the place of social practice. Therefore, the Monument ao Bandeirante awakens interest in understanding the political and/or playful meanings represented by the figure of the hero, seen as a pioneer of Brazilian territories and founder of cities. The spatiality of popular action in these places captures movement in/of public space, while stimulating the understanding of intentionalities in the existential trajectory of monuments. In this way, we understand that the popular activation of public space in the light of the territorial heritage proposed by E. Costa, seeks to understand the uses and functions in/of public spaces in Latin American cities in the face of the complexity and phenomenological substrates that feed them. With the objective of “analyzing the relationship between the popular activation of public space and the monument, this as a catalyst for localized social practices and collective memory, in Camagüey (Cuba), and Goiânia (Brazil)”, this research was conducted by a qualitative proposal and guided by the concepts of Le Goff's monument, memory of Halbwachs and popular activation of Costa's public space, in dialogue with Serpa, Valverde and Gomes. The methodological path followed was based on E. Costa's proposals for the popular activation of public space as territorial heritage and included office research, field research, semi-structured interview, participant observation, systematization of field diaries and data analysis. The results reveal that: the relationship between public space and monuments fosters social practices and constitute possibilities for specific popular action, monuments have the potential to build official discourse, urban narratives, collective memory, produce meanings and project, in the public space of these two cities, the duration of popular dynamic life reaffirmed in the Latin American public space itself. |
Resumen: | Los monumentos ubicados en espacios públicos son una forma de rendir homenaje a quienes construyeron y desarrollaron las ciudades de Camagüey (Cuba) y Goiânia (Brasil). La plaza Ignacio Agramonte en Camagüey, nos presenta un importante espacio público en aspectos culturales y arquitectónicos, ya que este espacio no solo se caracteriza por temporalidades urbanas, sino que, simultáneamente, exige las experiencias cotidianas de los sujetos que determinan las transformaciones en/de los espacios públicos. Así, el Monumento a Ignacio Agramonte forma parte de la trayectoria de vida de los sujetos al ejercer la función comunicativa de la libertad y la conquista del pueblo de Camagüeyano. Del mismo modo, la formación de la Praça do Bandeirante en Goiânia, tiene su esencia asociada con la esfera político-cultural que emerge del proceso de construcción de la ciudad e implica las formas de socialización, en las que se entiende como el lugar de la práctica social. Por lo tanto, el Monumento ao Bandeirante despierta interés en comprender los significados políticos y/o juguetones representados por la figura del héroe, visto como un pionero de los territorios brasileños y fundador de las ciudades. La espacialidad de la acción popular en estos lugares captura el movimiento en/del espacio público, al tiempo que estimula la comprensión de intencionalidades en la trayectoria existencial de los monumentos. De esta manera, entendemos que la activación popular del espacio público a la luz del patrimonio-territorial propuesto por E. Costa, busca comprender los usos y funciones en/de los espacios públicos en las ciudades latinoamericanas frente a la complejidad y sustratos fenomenológicos que los alimentan. Con el objetivo de "analizar la relación entre la activación popular del espacio público y el monumento, esto como um catalizador de prácticas sociales localizadas y memoria colectiva, en Camagüey (Cuba) y Goiânia (Brasil)", esta investigación fue realizada por un propuesta cualitativa y guiada por los conceptos del monumento de Le Goff, memoria de Halbwachs y activación popular del espacio público de Costa, en diálogo con Serpa, Valverde y Gomes. El camino metodológico seguido se basó en las propuestas de E. Costa para la activación popular del espacio público como patrimonio territorial e incluyó investigación de oficina, investigación de campo, entrevista semiestructurada, observación participante, sistematización de diarios de campo y análisis de datos. Los resultados revelan que: la relación entre el espacio público y los monumentos fomenta las prácticas sociales y constituye posibilidades de acción popular específica, los monumentos tienen el potencial de construir un discurso oficial, narrativas urbanas, memoria colectiva, producir significados y proyectos, en el espacio público de estas dos ciudades, la duración de la vida dinámica popular se reafirmó en el propio espacio público latinoamericano. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Geografia (ICH GEA) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2020. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Capes e FAP-DF |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.