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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/38859
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Titre: Workplace travel in Brasilia organizations : factors that influences employees to practice sustainable mobility
Auteur(s): Aruwajoye, Ayomikun Oluleke
Orientador(es):: Gonzales Taco, Pastor Willy
Assunto:: Mobilidade
Empregados
Organizações
Logística
Mobilidade urbana sustentável
Date de publication: 3-jui-2020
Référence bibliographique: ARUWAJOYE, Ayomikun Oluleke. Workplace travel in Brasilia organizations: factors that influences employees to practice sustainable mobility. 2020. xiii, 243 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Résumé: A alta concentração de empregos numa mesma região e a preponderância de viagens ao trabalho por automóvel, presente em Brasília DF e também em outras realidades, tem levado ao desenvolvimento de planos de Mobilidade Corporativa (MC). A MC é um conjunto de ações sustentáveis para uso integrado dos diversos meios de transporte nos deslocamentos dos funcionários da casa para o local de trabalho. O intuito é a diminuição dos efeitos adversos da priorização de um modo de transporte nos deslocamentos ao trabalho. Na MC a participação dos gestores, funcionários e a avaliação do entorno da Instituição são fundamentais para sua implementação e prática. Nesse contexto esta dissertação tem como objetivo identificar políticas, ações, iniciativas e fatores, que influenciam na prática da mobilidade corporativa em organizações públicas e privadas de Brasília, DF. O método consta de 5 etapas: i) identificação de variáveis que influenciam na prática da MC; ii) elaboração dos instrumentos de pesquisa; iii) identificação e contato com organizações; iv) aplicação e publicidade interna dos instrumentos para os gestores, funcionários e coleta de dados de facilidades de acessibilidade no entorno da Instituição; v) análise geral dos dados coletados, análise usando modelo logit, análise espacial de acessibilidade usando SIG, e criação do Índice de MC (Imc). Foram entrevistadas 6 Instituições, 5 (A, B, D E, F) localizadas no Plano Piloto (DF) e uma (C) na Região Administrativa de Sobradinho. No total participaram da pesquisa 6 gestores e 1.456 funcionários. O principal modo utilizado para o deslocamento ao trabalho é o automóvel (dirigindo sozinho) com 50,9% (A), 57,6% (B), 54,9% (D), 45,5%(E), 35,3% (F) e transporte público com 36,2% (C). Os funcionários estão dispostos a viajar de forma sustentável, caso algumas ações fossem implantadas ou melhoradas. Preferência a vagas de estacionamento e/ou divisão do custo da viagem, promovem a prática da carona. O aumento na frequência das linhas de ônibus e melhorias nas condições dos ônibus promovem o uso do transporte público. Incentivos para os ciclistas, construção e melhoria de ciclovias e faixa de pedestres, podem promover modos ativos. Os gestores das empresas A e B incentivam o modo ativo fornecendo bicicletários. Ônibus fretados para funcionários são fornecidos pelas empresas A, B, C e D. Apenas a empresa A promove a pratica de carona e oferece vagas de estacionamento reservadas. Com exceção da empresa E, todas as empresas praticam teletrabalho, com destaque para 28% dos funcionários da empresa B. Os resultados do modelo logit, mostram que os funcionários que “às vezes” ou “nunca” têm carro disponível, tem maior probabilidade de pegar carona ou utilizar transporte público do que dirigir sozinho, quando comparado com aquele que tem “sempre” carro disponível. Os funcionários que chegam ao trabalho entre 12h01 e 14h00, em comparação com aqueles que chegam entre 8h01 e 10h00, têm maior probabilidade de andar de carona do que dirigir sozinho. A localização da residência em relação ao local de trabalho, mostra que quanto maior a distância, maior a probabilidade de utilizar o transporte público ou carona, quando comparado com aquele que dirige sozinho. O Imc que varia de 0 a 1 mostra que as organizações estão abaixo da média (0.5) e quando observado o quesito entorno, três delas têm valor de 0,76. Concluindo, não existe um plano de MC nas organizações pesquisadas, mas existem ações relacionadas com a sua prática. Isto mostra a potencialidade para desenvolvimento, implantação e monitoração de um plano de MC.
Abstract: The high concentration of jobs in the same region and the preponderance of trips to work by automobiles, present in Brasília DF and in other realities, has led to the development of Workplace Travel Plans (WTP). WTP is a group of sustainable actions for the integrated use of the various means of transportation in the commuting of employees from home to workplace and vice versa. It aims is to reduce the adverse effects of prioritizing a mode of transport when commuting to work. In WTP, the participation of managers, employees and the evaluation of the organization's surroundings are fundamental for its implementation and practice. In this context, this dissertation aims to identify policies, actions, initiatives and factors that influence in the practice of WTP in public and private organizations in Brasília, DF. The method consists of 5 steps: i) identification of variables that influences in the practice of WTP; ii) elaboration of survey instruments; iii) identification and contacting of organizations; iv) application and internal advertising of the survey instruments to managers, employees and collecting of data related to accessibility and facilities in the area of influence of the Organization; v) general analysis of the collected data, analysis using logistic model, spatial accessibility analysis using GIS, and creation of the WTP Index (IWTP). Six organizations were interviewed, 5 are (A, B, D E, F) located in Plano Piloto (DF) and one (C) in the Administrative Region of Sobradinho. In total, 6 managers and 1,456 employees participated in the survey. The principal mode used by commuters is automobile (driving alone) with 50.9% (A), 57.6% (B), 54.9% (D), 45.5% (E), 35.3% (F) and public transportation with 36.2% (C). Employees are willing to travel in sustainable ways, should some actions be implemented or improved. Preference for parking spaces and/or splitting of travel cost, to promote the practice of carpooling. Increase in the frequency of bus lines and improvements of bus conditions to promote the use of public transport. Incentives for cyclists, construction and improvement of cycling paths and sidewalks, to promote active modes. The managers of companies A and B encourage the use of active mode by providing bike racks. Chartered buses for employees are provided by companies A, B, C and D. Only company A promotes carpooling and offers reserved parking spaces. With the exception of company E, all companies practice teleworking, with company B having the highest percentage (28%). The results of the logit model show that employees who have a car available “sometimes” or “never”, are more likely to carpool or use public transport than to drive alone, when compared to those who have a car available “always”. Employees who arrive at work between 12:01pm. and 14:00pm., compared to those who arrive between 8:01am. and 10:00am., are more likely to carpool than to drive alone. The location of the residence in respect to workplace shows that the longer the distance, the higher the odd ratio of using public transport or carpooling, when compared to the those who drives alone. The IMC, which varies from 0 to 1, shows that organizations are below the average (0.5) and when the surrounding area is observed, three of them have a value of 0.76. In conclusion, there is no WTP in the surveyed organizations, but there are actions related to its practice. This shows the potential for developing, implementing and monitoring WTP.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Transportes
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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