Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gonzales Taco, Pastor Willy | - |
dc.contributor.author | Aruwajoye, Ayomikun Oluleke | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-03T10:44:17Z | - |
dc.date.available | 2020-07-03T10:44:17Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-03 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-28 | - |
dc.identifier.citation | ARUWAJOYE, Ayomikun Oluleke. Workplace travel in Brasilia organizations: factors that influences employees to practice sustainable mobility. 2020. xiii, 243 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38859 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A alta concentração de empregos numa mesma região e a preponderância de viagens ao trabalho
por automóvel, presente em Brasília DF e também em outras realidades, tem levado ao
desenvolvimento de planos de Mobilidade Corporativa (MC). A MC é um conjunto de ações
sustentáveis para uso integrado dos diversos meios de transporte nos deslocamentos dos
funcionários da casa para o local de trabalho. O intuito é a diminuição dos efeitos adversos da
priorização de um modo de transporte nos deslocamentos ao trabalho. Na MC a participação dos
gestores, funcionários e a avaliação do entorno da Instituição são fundamentais para sua
implementação e prática. Nesse contexto esta dissertação tem como objetivo identificar políticas,
ações, iniciativas e fatores, que influenciam na prática da mobilidade corporativa em organizações
públicas e privadas de Brasília, DF. O método consta de 5 etapas: i) identificação de variáveis que
influenciam na prática da MC; ii) elaboração dos instrumentos de pesquisa; iii) identificação e
contato com organizações; iv) aplicação e publicidade interna dos instrumentos para os gestores,
funcionários e coleta de dados de facilidades de acessibilidade no entorno da Instituição; v) análise
geral dos dados coletados, análise usando modelo logit, análise espacial de acessibilidade usando
SIG, e criação do Índice de MC (Imc). Foram entrevistadas 6 Instituições, 5 (A, B, D E, F)
localizadas no Plano Piloto (DF) e uma (C) na Região Administrativa de Sobradinho. No total
participaram da pesquisa 6 gestores e 1.456 funcionários. O principal modo utilizado para o
deslocamento ao trabalho é o automóvel (dirigindo sozinho) com 50,9% (A), 57,6% (B), 54,9% (D),
45,5%(E), 35,3% (F) e transporte público com 36,2% (C). Os funcionários estão dispostos a viajar
de forma sustentável, caso algumas ações fossem implantadas ou melhoradas. Preferência a
vagas de estacionamento e/ou divisão do custo da viagem, promovem a prática da carona. O
aumento na frequência das linhas de ônibus e melhorias nas condições dos ônibus promovem o
uso do transporte público. Incentivos para os ciclistas, construção e melhoria de ciclovias e faixa de
pedestres, podem promover modos ativos. Os gestores das empresas A e B incentivam o modo
ativo fornecendo bicicletários. Ônibus fretados para funcionários são fornecidos pelas empresas A,
B, C e D. Apenas a empresa A promove a pratica de carona e oferece vagas de estacionamento
reservadas. Com exceção da empresa E, todas as empresas praticam teletrabalho, com destaque
para 28% dos funcionários da empresa B. Os resultados do modelo logit, mostram que os
funcionários que “às vezes” ou “nunca” têm carro disponível, tem maior probabilidade de pegar
carona ou utilizar transporte público do que dirigir sozinho, quando comparado com aquele que tem
“sempre” carro disponível. Os funcionários que chegam ao trabalho entre 12h01 e 14h00, em
comparação com aqueles que chegam entre 8h01 e 10h00, têm maior probabilidade de andar de
carona do que dirigir sozinho. A localização da residência em relação ao local de trabalho, mostra
que quanto maior a distância, maior a probabilidade de utilizar o transporte público ou carona,
quando comparado com aquele que dirige sozinho. O Imc que varia de 0 a 1 mostra que as
organizações estão abaixo da média (0.5) e quando observado o quesito entorno, três delas têm
valor de 0,76. Concluindo, não existe um plano de MC nas organizações pesquisadas, mas
existem ações relacionadas com a sua prática. Isto mostra a potencialidade para desenvolvimento,
implantação e monitoração de um plano de MC. | pt_BR |
dc.language.iso | Inglês | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Workplace travel in Brasilia organizations : factors that influences employees to practice sustainable mobility | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empregados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Organizações | pt_BR |
dc.subject.keyword | Logística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana sustentável | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The high concentration of jobs in the same region and the preponderance of trips to work by
automobiles, present in Brasília DF and in other realities, has led to the development of Workplace
Travel Plans (WTP). WTP is a group of sustainable actions for the integrated use of the various
means of transportation in the commuting of employees from home to workplace and vice versa. It
aims is to reduce the adverse effects of prioritizing a mode of transport when commuting to work. In
WTP, the participation of managers, employees and the evaluation of the organization's
surroundings are fundamental for its implementation and practice. In this context, this dissertation
aims to identify policies, actions, initiatives and factors that influence in the practice of WTP in public
and private organizations in Brasília, DF. The method consists of 5 steps: i) identification of
variables that influences in the practice of WTP; ii) elaboration of survey instruments; iii)
identification and contacting of organizations; iv) application and internal advertising of the survey
instruments to managers, employees and collecting of data related to accessibility and facilities in
the area of influence of the Organization; v) general analysis of the collected data, analysis using
logistic model, spatial accessibility analysis using GIS, and creation of the WTP Index (IWTP). Six
organizations were interviewed, 5 are (A, B, D E, F) located in Plano Piloto (DF) and one (C) in the
Administrative Region of Sobradinho. In total, 6 managers and 1,456 employees participated in the
survey. The principal mode used by commuters is automobile (driving alone) with 50.9% (A), 57.6%
(B), 54.9% (D), 45.5% (E), 35.3% (F) and public transportation with 36.2% (C). Employees are
willing to travel in sustainable ways, should some actions be implemented or improved. Preference
for parking spaces and/or splitting of travel cost, to promote the practice of carpooling. Increase in
the frequency of bus lines and improvements of bus conditions to promote the use of public
transport. Incentives for cyclists, construction and improvement of cycling paths and sidewalks, to
promote active modes. The managers of companies A and B encourage the use of active mode by
providing bike racks. Chartered buses for employees are provided by companies A, B, C and D.
Only company A promotes carpooling and offers reserved parking spaces. With the exception of
company E, all companies practice teleworking, with company B having the highest percentage
(28%). The results of the logit model show that employees who have a car available “sometimes” or
“never”, are more likely to carpool or use public transport than to drive alone, when compared to
those who have a car available “always”. Employees who arrive at work between 12:01pm. and
14:00pm., compared to those who arrive between 8:01am. and 10:00am., are more likely to carpool
than to drive alone. The location of the residence in respect to workplace shows that the longer the
distance, the higher the odd ratio of using public transport or carpooling, when compared to the
those who drives alone. The IMC, which varies from 0 to 1, shows that organizations are below the
average (0.5) and when the surrounding area is observed, three of them have a value of 0.76. In
conclusion, there is no WTP in the surveyed organizations, but there are actions related to its
practice. This shows the potential for developing, implementing and monitoring WTP. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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