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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/38520
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Title: A criança na educação infantil : a roda de conversa como espaço/tempo de infância, criação e experiência
Authors: Aguiar, Regina Jodely Rodrigues Campos
Orientador(es):: Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto
Assunto:: Psicologia educacional
Educação de crianças
Infância
Desenvolvimento infantil
Issue Date: 30-Jun-2020
Citation: AGUIAR, Regina Jodely Rodrigues Campos. A criança na educação infantil: a roda de conversa como espaço/tempo de infância, criação e experiência. 2020.161 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) -- Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: A presente pesquisa investigou a roda de conversa na educação infantil como contexto de desenvolvimento e educação. Partindo da teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano de Lev Semionovitch Vigotski e da psicogênese da pessoa completa de Henri Wallon, ambas apoiadas no Materialismo Histórico – Dialético marxista, das concepções de Paulo Freire sobre educação, do pensamento e experiência de Walter Benjamin e dos estudos contemporâneos de Walter O. Kohan, Jorge Larrosa, Lúcia Pulino e Jader Lopes, esta dissertação teve como objetivo: Compreender a Roda de Educação Infantil como espaço/tempo de acolhimento da fala e das especificidades das crianças e da construção da relação professor-aluno. Assumindo a Roda como território fértil de interlocução e protagonismo infantil, a pesquisa foi realizada em uma escola pública de educação infantil do Distrito Federal. Seguindo a Metodologia Qualitativa, orientada pela própria teoria histórico-cultural foram realizados os seguintes procedimentos de construção de informações: a) Pesquisa documental, em que foi feita uma leitura cuidadosa e crítica dos documentos oficiais sobre a Educação Infantil em níveis Federal e Distrital e do Projeto Político Pedagógico da escola em que foi realizada a pesquisa; b) Sessões de observação participante; c) Realização de rodas de conversa com as crianças e professoras; d) Entrevistas Semiestruturadas com as professoras e coordenadora participante; e) Escrita de um diário de campo da pesquisadora com relatos e percepções. A análise das informações construídas, baseada referida perspectiva histórico-cultural, considerando a relação pesquisadora/participantes durante o processo de investigação, permitiu que se produzisse um conhecimento construtivointerpretativo sobre o tema, tendo como fio condutor o objetivo da pesquisa por meio de análise de categorias. Tomando por base nosso principal objetivo, identificamos que a presente pesquisa nos proporcionou um olhar de como ocorre a relação das professoras e das crianças, evidenciando de forma recorrente a ótica adultocêntrica sobre a criança que é vista como um ainda não. A experiência vivenciada nas rodas propostas nos possibilitou visualizar a roda de conversa como um lugar de infância, de possibilidades e manifestação infantil e embora muitas vezes silenciadas ou cerceadas, as crianças subvertem essa ótica e demonstram suas ações criadoras, ratificando a ideia de que elas são seres de fala e que encontram-se em uma fase cheia de novidades. Diante disso, assumimos que a roda, vivida dentro da temporalidade aiônica, é um lugar fértil para o exercício do potencial criativo, um local de escuta, de encontro com o outro e de experiência do devir.
Abstract: This research has investigated the Circle Time in kindergarten as a context of development and education. Starting from Lev Semionovitch Vigotski's historical-cultural theory of human development and Henri Wallon's psychogenesis of the complete person, both supported by Marxist Historical Dialectic Materialism, Paulo Freire's conceptions of education, Walter Benjamin's thought and experience, and Walter O. Kohan, Jorge Larrosa, Lúcia Pulino and Jader Lopes's contemporary studies, this dissertation aimed at: Understanding the Circle Time of kindergarten as a space/time for welcoming speech and the specificities of children and building the teacher-student relationship. Assuming the Circle Time as a fertile territory of interlocution and protagonism for children, the research was carried out in a public school of kindergarten in the Distrito Federal. Following the Qualitative Methodology, guided by the historical-cultural theory itself, the following information construction procedures were carried out: a) Documentary research, in which a careful and critical reading of the official documents on Early Childhood Education at Federal and District levels and the Political Educational Project of the school where the research was carried out; b) Participant observation sessions; c) Carrying out Circle Times with children and teachers; d) Semi-structured interviews with the participating teachers and coordinator; e) Writing of a field diary of the researcher with reports and perceptions. The analysis of the constructed information, based on the aforementioned historical-cultural perspective, considering the researcher/participants relationship during the research process, allowed a constructive-interpretative knowledge on the theme to be produced, having as a common thread the objective of the research by means of category analysis. Based on our main objective, we identified that the present research provided us with a look at how the relationship between teachers and children occurs, showing in a recurrent way the adult-centered view of the child that is seen as not yet one. The experience lived in the proposed circles allowed us to visualize the circle time as a place of childhood, of possibilities and child manifestation and although many times silenced or restrained, children subvert this view and demonstrate their creative actions, ratifying the idea that they are beings of speech and that they are in a phase full of novelties. Faced with this, we assume that the Circle Time, lived in the aionic experience of time, is a fertile place for the exercise of creative potential, a place of listening, of encounter with others and of experience of becoming.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Description: Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) -- Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar
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