http://repositorio.unb.br/handle/10482/38239
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2019_TiagoMedinaChagas.pdf | 546,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Análise da evasão dos alunos dos cursos da UnB : um estudo no âmbito da graduação |
Autor : | Chagas, Tiago Medina |
Orientador(es):: | Cabello, Andrea Felippe |
Assunto:: | Ensino superior Evasão universitária Ensino superior - avaliação Cursos de graduação |
Data de defesa:: | 26-dic-2019 |
Citación : | CHAGAS, Tiago Medina. Análise da evasão dos alunos dos cursos da UnB: um estudo no âmbito da graduação. 2019. 43 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumen : | A evasão no ensino superior é objeto de estudo há muito tempo e por mais que a literatura seja abrangente sobre o assunto, vale ressaltar que nem toda evasão representa uma desistência do ensino superior. Dessa maneira, o presente estudo aborda, inclusive, a evasão aparente entre os cursos de graduação da Universidade de Brasília - UnB. O objetivo geral foi analisar como a reprovação em disciplinas afetou a evasão e a conclusão dos alunos da UnB no período dentre 2010 à 2019. O método de regressão utilizado foi o Probit, pois a variável dependente é categórica e binária, ou seja, nosso caso foi desligado ou não desligado. Entre os resultados, há evidências que as reprovações ocorridas até os primeiros 2 anos de curso exercem uma grande influência para a desistência do curso entre os recém-ingressados. O SISU possui grande efeito sobre a probabilidade de evasão, mas ao consideramos concomitantemente as reprovações até o segundo ano, não é possível distinguir seu efeito entre alunos com reprovação e sem reprovação. Os resultados do estudo permitiram concluir que a motivação para a desistência do aluno, muitas vezes, pode não ser acadêmica e ocorrem normalmente no começo do curso evidenciando uma evasão voluntária, por exemplo. |
Abstract: | The dropout in higher education has been the subject of study for a long time and although the literature is comprehensive on the subject, it is noteworthy that not every dropout represents a dropout of higher education. Thus, the present study even addresses the apparent dropout among undergraduate courses at the University of Brasília - UnB. The overall objective was to analyze how failure in subjects affected dropout and completion of UnB students in the period from 2010 to 2019. The regression method used was Probit, because the dependent variable is categorical and binary, which in our case was turned off or not turned off. Among the results, there is evidence that failures up to the first 2 years of course have a major influence on dropout of the higher education courses among beginners. SISU has a large effect on the probability of dropping out, but when we consider failures up to the second year at the same time, it is not possible to distinguish its effect between students who fail and not fail. The results of the study led to the conclusion that the motivation for student dropout can often not be academic and usually occur at the beginning of the course showing a voluntary dropout, for example. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Economia (FACE ECO) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional |
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Agência financiadora: | FUB |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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