Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cabello, Andrea Felippe | - |
dc.contributor.author | Chagas, Tiago Medina | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-26T13:33:36Z | - |
dc.date.available | 2020-06-26T13:33:36Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-26 | - |
dc.identifier.citation | CHAGAS, Tiago Medina. Análise da evasão dos alunos dos cursos da UnB: um estudo no âmbito da graduação. 2019. 43 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38239 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A evasão no ensino superior é objeto de estudo há muito tempo e por mais que a literatura
seja abrangente sobre o assunto, vale ressaltar que nem toda evasão representa
uma desistência do ensino superior. Dessa maneira, o presente estudo aborda, inclusive,
a evasão aparente entre os cursos de graduação da Universidade de Brasília - UnB. O
objetivo geral foi analisar como a reprovação em disciplinas afetou a evasão e a conclusão
dos alunos da UnB no período dentre 2010 à 2019. O método de regressão utilizado foi
o Probit, pois a variável dependente é categórica e binária, ou seja, nosso caso foi desligado
ou não desligado. Entre os resultados, há evidências que as reprovações ocorridas
até os primeiros 2 anos de curso exercem uma grande influência para a desistência do
curso entre os recém-ingressados. O SISU possui grande efeito sobre a probabilidade de
evasão, mas ao consideramos concomitantemente as reprovações até o segundo ano, não é
possível distinguir seu efeito entre alunos com reprovação e sem reprovação. Os resultados
do estudo permitiram concluir que a motivação para a desistência do aluno, muitas vezes,
pode não ser acadêmica e ocorrem normalmente no começo do curso evidenciando uma
evasão voluntária, por exemplo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FUB | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise da evasão dos alunos dos cursos da UnB : um estudo no âmbito da graduação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Evasão universitária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cursos de graduação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The dropout in higher education has been the subject of study for a long time and although
the literature is comprehensive on the subject, it is noteworthy that not every dropout
represents a dropout of higher education. Thus, the present study even addresses the
apparent dropout among undergraduate courses at the University of Brasília - UnB. The
overall objective was to analyze how failure in subjects affected dropout and completion
of UnB students in the period from 2010 to 2019. The regression method used was Probit,
because the dependent variable is categorical and binary, which in our case was turned
off or not turned off. Among the results, there is evidence that failures up to the first 2
years of course have a major influence on dropout of the higher education courses among
beginners. SISU has a large effect on the probability of dropping out, but when we consider
failures up to the second year at the same time, it is not possible to distinguish its effect
between students who fail and not fail. The results of the study led to the conclusion that
the motivation for student dropout can often not be academic and usually occur at the
beginning of the course showing a voluntary dropout, for example. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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