http://repositorio.unb.br/handle/10482/37897
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ AvaliacaoEmancipadoraEducacao.pdf | 156,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Avaliação emancipadora : educação de jovens e adultos e educação profissional |
Otros títulos : | Emancipatory evaluation of young and adult education with the vocational education |
Autor : | Rêses, Erlando da Silva Silva, Reinouds Lima |
Assunto:: | Políticas públicas - avaliação Educação de jovens e adultos Educação profissional |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | UFMT |
Citación : | RÊSES, Erlando da Silva; SILVA, Reinouds Lima. Avaliação emancipadora: educação de jovens e adultos e educação profissional. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 27, n. 65/1, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.29286/rep.v27i65/1.6589. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6589/4281. Acesso em; 28 maio 2020. |
Resumen : | O presente artigo avalia o Programa de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional (PROEJA) no Instituto Federal do Maranhão – Campus Açailândia. Fez-se uso da metodologia da avaliação emancipadora: descrição da realidade, crítica da realidade e criação coletiva (SAUL, 2006). O levantamento de dados foi por meio de grupos focais com discentes, docentes e técnico-administrativos e discussão por Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A descrição da realidade compreendeu dados da localidade, planos de curso e Programa. Na crítica da realidade prevaleceu a percepção dos sujeitos e na criação coletiva enfatizaram-se as contradições e as proposições. |
Abstract: | This current paper assesses the PROEJA – Brazilian Program of Young and Adult Education integrated to the Vocational Education – in the Federal Institute of Maranhao – Campus Acailandia. The emancipatory evaluation methodology was applied: reality description, reality criticism and collective creation (Saul, 2006). The survey of data was carried out by means of focus groups with students, teachers and technicians through Content Analysis (Bardin, 2011). The reality description involved locality data, course plans and Program. The individuals’ perception predominated in the reality criticism and the contradictions and proposals were emphasized in the collective creation. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) |
Licença:: | Revista de Educação Pública - (CC BY) - Licença Creative Commons Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 . This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License. Fonte: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6589/4281. Acesso em: 28 maio 2020. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.29286/rep.v27i65/1.6589. |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.