Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37897
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_ AvaliacaoEmancipadoraEducacao.pdf156,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Avaliação emancipadora : educação de jovens e adultos e educação profissional
Otros títulos : Emancipatory evaluation of young and adult education with the vocational education
Autor : Rêses, Erlando da Silva
Silva, Reinouds Lima
Assunto:: Políticas públicas - avaliação
Educação de jovens e adultos
Educação profissional
Fecha de publicación : 2018
Editorial : UFMT
Citación : RÊSES, Erlando da Silva; SILVA, Reinouds Lima. Avaliação emancipadora: educação de jovens e adultos e educação profissional. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 27, n. 65/1, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.29286/rep.v27i65/1.6589. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6589/4281. Acesso em; 28 maio 2020.
Resumen : O presente artigo avalia o Programa de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional (PROEJA) no Instituto Federal do Maranhão – Campus Açailândia. Fez-se uso da metodologia da avaliação emancipadora: descrição da realidade, crítica da realidade e criação coletiva (SAUL, 2006). O levantamento de dados foi por meio de grupos focais com discentes, docentes e técnico-administrativos e discussão por Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A descrição da realidade compreendeu dados da localidade, planos de curso e Programa. Na crítica da realidade prevaleceu a percepção dos sujeitos e na criação coletiva enfatizaram-se as contradições e as proposições.
Abstract: This current paper assesses the PROEJA – Brazilian Program of Young and Adult Education integrated to the Vocational Education – in the Federal Institute of Maranhao – Campus Acailandia. The emancipatory evaluation methodology was applied: reality description, reality criticism and collective creation (Saul, 2006). The survey of data was carried out by means of focus groups with students, teachers and technicians through Content Analysis (Bardin, 2011). The reality description involved locality data, course plans and Program. The individuals’ perception predominated in the reality criticism and the contradictions and proposals were emphasized in the collective creation.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
Licença:: Revista de Educação Pública - (CC BY) - Licença Creative Commons Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 . This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License. Fonte: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6589/4281. Acesso em: 28 maio 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.29286/rep.v27i65/1.6589.
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/37897/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.