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ARTIGO_ AvaliacaoEmancipadoraEducacao.pdf156,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorRêses, Erlando da Silva-
dc.contributor.authorSilva, Reinouds Lima-
dc.date.accessioned2020-05-28T14:05:17Z-
dc.date.available2020-05-28T14:05:17Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationRÊSES, Erlando da Silva; SILVA, Reinouds Lima. Avaliação emancipadora: educação de jovens e adultos e educação profissional. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 27, n. 65/1, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.29286/rep.v27i65/1.6589. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6589/4281. Acesso em; 28 maio 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37897-
dc.description.abstractO presente artigo avalia o Programa de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional (PROEJA) no Instituto Federal do Maranhão – Campus Açailândia. Fez-se uso da metodologia da avaliação emancipadora: descrição da realidade, crítica da realidade e criação coletiva (SAUL, 2006). O levantamento de dados foi por meio de grupos focais com discentes, docentes e técnico-administrativos e discussão por Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A descrição da realidade compreendeu dados da localidade, planos de curso e Programa. Na crítica da realidade prevaleceu a percepção dos sujeitos e na criação coletiva enfatizaram-se as contradições e as proposições.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherUFMTpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação emancipadora : educação de jovens e adultos e educação profissionalpt_BR
dc.title.alternativeEmancipatory evaluation of young and adult education with the vocational educationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.keywordEducação profissionalpt_BR
dc.rights.licenseRevista de Educação Pública - (CC BY) - Licença Creative Commons Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 . This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License. Fonte: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6589/4281. Acesso em: 28 maio 2020.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29286/rep.v27i65/1.6589.pt_BR
dc.description.abstract1This current paper assesses the PROEJA – Brazilian Program of Young and Adult Education integrated to the Vocational Education – in the Federal Institute of Maranhao – Campus Acailandia. The emancipatory evaluation methodology was applied: reality description, reality criticism and collective creation (Saul, 2006). The survey of data was carried out by means of focus groups with students, teachers and technicians through Content Analysis (Bardin, 2011). The reality description involved locality data, course plans and Program. The individuals’ perception predominated in the reality criticism and the contradictions and proposals were emphasized in the collective creation.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)pt_BR
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