http://repositorio.unb.br/handle/10482/37654
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_PatrícioCâmaraAraújo.pdf | 3,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Constituição identitária docente de licenciandos : posicionamentos do self e estética de si |
Autor(es): | Araújo, Patrício Câmara |
E-mail do autor: | patriciofilosofia@ifma.edu.br |
Orientador(es): | Borges, Fabricia Teixeira |
Assunto: | Identidade profissional Docentes - formação inicial Dialogia Formação inicial de professores |
Data de publicação: | 8-Mai-2020 |
Data de defesa: | 14-Ago-2019 |
Referência: | ARAÚJO, Patrício Câmara. Constituição identitária docente de licenciandos: posicionamentos do self e estética de si. 2019. 258 f., il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigar a constituição identitária docente na formação inicial, como estética de si, a partir dos posicionamentos do self, si-mesmo. A metodologia utilizada foi a qualitativa, na perspectiva da Psicologia Cultural Dialógica, com base na dialogia bakhtiniana e na teoria do posicionamento. Os participantes foram oito estudantes, homens e mulheres, entre 25 e 48 anos de idade, quatro do curso de Licenciatura Plena em Artes Visuais e quatro do curso de Licenciatura Plena em Ciências Agrárias, que estavam no oitavo período e tinham cursado o estágio docente. A pesquisa aconteceu em cinco etapas: na primeira fizemos um estudo exploratório, com dezesseis entrevistas narrativas individuais, gravadas em áudio, duas com cada participante. Na segunda etapa, propomos aos participantes que elaborassem uma dramatização com base na temática ser professor. Realizamos as videogravações das reuniões de elaboração e de apresentação da dramatização. Na terceira etapa realizamos a videogravação de duas entrevistas coletivas com cada um dos dois grupos de participantes. Na quarta etapa, feitas oito entrevistas narrativas individuais que aconteceram após o estudo exploratório. Na quinta etapa realizamos duas entrevistas coletivas de autoconfrontação mediadas pelas videogravações das dramatizações, com os dois grupos de estudantes. As informações da pesquisa foram organizadas em tabelas, com temas e subtemas, e em mapas semióticos individuais, com uso de software, e um mapa semiótico coletivo dos participantes. Para tratamento dos dados, realizamos a análise dialógico-temática da conversação. Neste estudo, identificamos que a identidade emerge na dinâmica entre os posicionamentos de si, em processo dialógico, e é constituída na interação, entre os posicionamentos de si, em um processo complexo e polifônico, no qual o estudante da formação inicial da docência se apropria do acabamento estético do outro sobre si e realiza a sua constituição identitária docente como estética de si. A análise dos dados indicou que os licenciandos assumiram posicionamentos docentes, durante a formação, na interação com seus professores do curso e alunos do estágio, e que a constituição identitária docente dos licenciandos é orientada para uma imagem docente ideológica, cuja estética de si, emergiu de uma circularidade semiótica mútua entre os significados e sentidos produzidos pelas interações e experiências dos licenciandos junto aos seus professores e aos seus alunos durante o estágio docente. Consideramos que esta pesquisa contribui para avanços em torno da compreensão do processo de constituição identitária docente na interface entre a Psicologia Cultural Dialógica e a concepção estética na perspectiva dialógica, tendo foco no desenvolvimento do indivíduo que participa da formação inicial para a docência. |
Abstract: | This research aimed to investigate the professor’s identity constitution in the initial formation, as aesthetics of the self, from the positions of the self, itself. The methodology used was qualitative, from the perspective of Dialogical Cultural Psychology, based on Bakhtinian dialogia and positioning theory. The participants were eight students, men and women, between 25 and 48 years old, four from the Full Degree in Visual Arts and four from the Full Degree in Agricultural Sciences, who were in the eighth period and had attended the teaching internship. The research took place in five stages: in the first one it was made an exploratory study, with sixteen individual narrative interviews, recorded in audio, two with each participant. In the second stage, we propose that the participants elaborate a drama based on the theme being a professor. It was videotaped the drafting and presentation meetings. In the third stage it was videotaped two press conferences with each of the two groups of participants. In the fourth stage, eight individual narrative interviews were conducted after the exploratory study. In the fifth stage two collective were conducted self-confrontation interviews mediated by the role playing videotapes, with both groups of students. The research information was organized in tables, with themes and subthemes, and in individual semiotic maps, using software, and a collective semiotic map of the participants. For data processing, it was performed the dialogical-thematic analysis of conversation. In this study, we identify that the identity emerges in the dynamics between the positions of the self, in dialogic process, and is constituted in the interaction, between the positions of the self, in a complex and polyphonic process, in which the student of the initial formation of teaching appropriates of the aesthetic finishing of the other about himself and realizes his identity constitution professor as aesthetic of himself. The data analysis indicated that the undergraduates assumed teaching positions during the training, in interaction with their course professors and internship students, and that the undergraduate teaching identity constitution is oriented towards an ideological teaching image, whose aesthetic of itself emerged. of a mutual semiotic circularity between the meanings and meanings produced by the interactions and experiences of undergraduates with their professors and students during the teaching stage. We consider that this research contributes to advances in the understanding of the process of professor identity constitution at the interface between Dialogical Cultural Psychology and the aesthetic conception in the dialogical perspective, focusing on the development of the individual who participates in the initial formation for teaching. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.