Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Borges, Fabricia Teixeira | - |
dc.contributor.author | Araújo, Patrício Câmara | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-08T16:01:37Z | - |
dc.date.available | 2020-05-08T16:01:37Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-08 | - |
dc.date.submitted | 2019-08-14 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Patrício Câmara. Constituição identitária docente de licenciandos: posicionamentos do self e estética de si. 2019. 258 f., il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37654 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo investigar a constituição identitária docente na
formação inicial, como estética de si, a partir dos posicionamentos do self, si-mesmo. A
metodologia utilizada foi a qualitativa, na perspectiva da Psicologia Cultural Dialógica,
com base na dialogia bakhtiniana e na teoria do posicionamento. Os participantes foram
oito estudantes, homens e mulheres, entre 25 e 48 anos de idade, quatro do curso de
Licenciatura Plena em Artes Visuais e quatro do curso de Licenciatura Plena em Ciências
Agrárias, que estavam no oitavo período e tinham cursado o estágio docente. A pesquisa
aconteceu em cinco etapas: na primeira fizemos um estudo exploratório, com dezesseis
entrevistas narrativas individuais, gravadas em áudio, duas com cada participante. Na
segunda etapa, propomos aos participantes que elaborassem uma dramatização com base
na temática ser professor. Realizamos as videogravações das reuniões de elaboração e de
apresentação da dramatização. Na terceira etapa realizamos a videogravação de duas
entrevistas coletivas com cada um dos dois grupos de participantes. Na quarta etapa, feitas
oito entrevistas narrativas individuais que aconteceram após o estudo exploratório. Na
quinta etapa realizamos duas entrevistas coletivas de autoconfrontação mediadas pelas
videogravações das dramatizações, com os dois grupos de estudantes. As informações da
pesquisa foram organizadas em tabelas, com temas e subtemas, e em mapas semióticos
individuais, com uso de software, e um mapa semiótico coletivo dos participantes. Para
tratamento dos dados, realizamos a análise dialógico-temática da conversação. Neste
estudo, identificamos que a identidade emerge na dinâmica entre os posicionamentos de si,
em processo dialógico, e é constituída na interação, entre os posicionamentos de si, em um
processo complexo e polifônico, no qual o estudante da formação inicial da docência se
apropria do acabamento estético do outro sobre si e realiza a sua constituição identitária
docente como estética de si. A análise dos dados indicou que os licenciandos assumiram
posicionamentos docentes, durante a formação, na interação com seus professores do curso
e alunos do estágio, e que a constituição identitária docente dos licenciandos é orientada
para uma imagem docente ideológica, cuja estética de si, emergiu de uma circularidade
semiótica mútua entre os significados e sentidos produzidos pelas interações e experiências
dos licenciandos junto aos seus professores e aos seus alunos durante o estágio docente.
Consideramos que esta pesquisa contribui para avanços em torno da compreensão do
processo de constituição identitária docente na interface entre a Psicologia Cultural
Dialógica e a concepção estética na perspectiva dialógica, tendo foco no desenvolvimento
do indivíduo que participa da formação inicial para a docência. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Constituição identitária docente de licenciandos : posicionamentos do self e estética de si | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docentes - formação inicial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dialogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação inicial de professores | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aimed to investigate the professor’s identity constitution in the initial
formation, as aesthetics of the self, from the positions of the self, itself. The methodology
used was qualitative, from the perspective of Dialogical Cultural Psychology, based on
Bakhtinian dialogia and positioning theory. The participants were eight students, men and
women, between 25 and 48 years old, four from the Full Degree in Visual Arts and four
from the Full Degree in Agricultural Sciences, who were in the eighth period and had
attended the teaching internship. The research took place in five stages: in the first one it
was made an exploratory study, with sixteen individual narrative interviews, recorded in
audio, two with each participant. In the second stage, we propose that the participants
elaborate a drama based on the theme being a professor. It was videotaped the drafting and
presentation meetings. In the third stage it was videotaped two press conferences with each
of the two groups of participants. In the fourth stage, eight individual narrative interviews
were conducted after the exploratory study. In the fifth stage two collective were conducted
self-confrontation interviews mediated by the role playing videotapes, with both groups of
students. The research information was organized in tables, with themes and subthemes,
and in individual semiotic maps, using software, and a collective semiotic map of the
participants. For data processing, it was performed the dialogical-thematic analysis of
conversation. In this study, we identify that the identity emerges in the dynamics between
the positions of the self, in dialogic process, and is constituted in the interaction, between
the positions of the self, in a complex and polyphonic process, in which the student of the
initial formation of teaching appropriates of the aesthetic finishing of the other about
himself and realizes his identity constitution professor as aesthetic of himself. The data
analysis indicated that the undergraduates assumed teaching positions during the training,
in interaction with their course professors and internship students, and that the
undergraduate teaching identity constitution is oriented towards an ideological teaching
image, whose aesthetic of itself emerged. of a mutual semiotic circularity between the
meanings and meanings produced by the interactions and experiences of undergraduates
with their professors and students during the teaching stage. We consider that this research
contributes to advances in the understanding of the process of professor identity
constitution at the interface between Dialogical Cultural Psychology and the aesthetic
conception in the dialogical perspective, focusing on the development of the individual
who participates in the initial formation for teaching. | pt_BR |
dc.contributor.email | patriciofilosofia@ifma.edu.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|