http://repositorio.unb.br/handle/10482/37452
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_JéssikadeSouzaCabralCorrêa.pdf | 2,15 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | No porão dos navios : aproximações econômicas entre os portos de Salvador e Cartagena das Índias no século XVII |
Auteur(s): | Cabral, Jéssika de Souza |
Orientador(es):: | Gil, Tiago Luís |
Assunto:: | Economia portuária Salvador (BA) - história Cartagena das Índias - história Américas - história |
Date de publication: | 13-avr-2020 |
Data de defesa:: | 30-jui-2019 |
Référence bibliographique: | CABRAL, Jéssika de Souza. No porão dos navios: aproximações econômicas entre os portos de Salvador e Cartagena das Índias no século XVII. 2019. 142 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Résumé: | Este trabalho analisa as economias portuárias das cidades de Salvador e Cartagena das Índias entre 1610 a 1680, a partir do cruzamento dos registros inquisitoriais e os dados de entrada e saída de produtos das suas baías. Apresenta aproximações entre os grupos sociais dominantes, a população livre e os cativos que por elas circulavam. Além disso, discute pontos importantes no tocante a historiografia local, os monopólios, os sistemas de frota, os ciclos de crise e o funcionamento do fisco. E explora os volumes de importação e exportação, os preços, a circulação interna dos produtos e a mão de obra empregue nas principais atividades desenvolvidas em cada porto. Por fim, aponta para possibilidade de interligação entre as suas praças, através da ação das redes comerciais e seus agentes estabelecidos em pontos estratégicos no Atlântico. |
Abstract: | This work analyzes the port economies of the cities of Salvador and Cartagena de Índias between 1610 and 1680, based on the number of inquisitorial records and entry and exit data of products from its bays. It presents the connections between the dominant social groups, free population and slaves. In addition, it discusses the important points regarding local historiography, monopolies, fleet systems, crisis cycles and the functioning of the royal treasury. And it explores import and export volumes, prices, international flow of products and labor force employed in the main activities. Finally, this dissertation indicates the possibility of interconnection between the cities, through the intervention of commercial networks and their agents in strategic points in the Atlantic. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de História (ICH HIS) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em História |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.