http://repositorio.unb.br/handle/10482/37209
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_JoãodeJesusMartins.pdf | 45,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Elaboração de um manual de observação de aves do Distrito Federal : ferramenta de promoção de ensino de Biologia |
Autor : | Martins, João de Jesus |
Orientador(es):: | Ribeiro, Alice Melo |
Assunto:: | Aves - observação Aulas de campo Ciência cidadã Alfabetização científica Manual de campo |
Fecha de publicación : | 27-mar-2020 |
Data de defesa:: | 30-jul-2019 |
Citación : | MARTINS, João de Jesus. Elaboração de um Elaboração de um manual de observação de aves do Distrito Federal: ferramenta de promoção de ensino de Biologia. 2019. 284 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumen : | A observação de aves (birdwatching) é uma prática já consagrada em vários países do mundo. No Brasil, no entanto, apesar da enorme biodiversidade de avifauna, essa atividade ainda é incipiente, com pouco impacto na Educação Básica. A utilização pedagógica das aves do cerrado tem enorme potencial, devido à elevada biodiversidade de aves nesse bioma, facilmente observadas até em áreas urbanas. O presente projeto envolveu, além dessa dissertação, a elaboração de um manual ilustrado de observação de aves, para professores do Ensino Médio, com o objetivo de capacitá-los na utilização da observação de aves no Distrito Federal no ensino de Biologia. O Manual de Observação de Aves (MOA) apresenta questões básicas do birdwatching, como: equipamento, locais de observação no Distrito Federal, além das questões éticas e de segurança. Adicionalmente, o presente projeto utilizou-se também de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), na forma do Google Classroom, disponibilizando recursos didáticos diversos produzidos para aos professores, com o intuito de facilitar a sua adesão ao projeto. Para a avaliação do projeto MOA, cada professor participante recebeu o manual de observação de aves, sendo que 40 deles receberam arquivos digitais e 15 deles receberam cópias impressas. Para a avaliação do projeto MOA, 40 participantes responderam a um questionário estruturado fechado, disponibilizado on-line, que apresentou 22 questões objetivas, das quais 9 se enquadravam na escala de verificação de Likert, além de duas questões discursivas de caráter optativo. Os resultados obtidos sugerem que, devido ao projeto, os professores se sentiram motivados acerca do birdwatching e ficaram interessados pelo uso educacional do tema. Ainda que esse interesse tenha se manifestado, os resultados sugerem a necessidade de uma próxima etapa, de caráter mais pragmático, na forma de um curso on-line ou presencial, em que a discussão em relação à observação de aves possa ser mais aprofundada para, de fato, contribuir para alterações nas práxis dos professores. |
Abstract: | Birdwatching is an established practice in many countries around the world. In Brazil, however, despite its enormous birdlife biodiversity, birdwatching is still an incipient practice with little impact on children’s education. The pedagogical use of Cerrado birds has great potential due to its large bird biodiversity, easily observable even in urban areas. The current project involved a dissertation and an illustrated guide to birdwatching designed for high school teachers in order to make them capable of using birdwatching in Brasilia in their Biology classes. The Guide to Birdwatching (MOA, in the Portuguese acronym) offers basic information on equipment and observation areas in Brasilia as well as ethical issues concerning safety. Additionally, the project being presented made use of Information and Communications Technology (ICT) in the form of Google Classroom, providing resources to teachers to facilitate their adherence to the project. For the evaluation of the MOA project, each participating teacher received the birdwatching manual, 40 of which received digital files and 15 of them received hard copies. For the evaluation of the MOA project, 40 participants answered a closed structured questionnaire, available online, which presented 22 objective questions, of which 9 fit the Likert verification scale, as well as two optional discursive questions. The obtained results suggest that, because of the project, teachers felt motivated and interested in the educational use of birdwatching. Although interest has been observed, the results also suggest the need of a next stage, more pragmatic, in the form of a course, whether online or on campus, in which discussion concerning birdwatching can be deepened in order to, in fact, contribute for changes in teaching practice. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) Departamento de Biologia Celular (IB CEL) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.